Apagar um incêndio num carro elétrico em 10 minutos? Renault apresenta solução engenhosa

A Renault incorporou no seu Scenic E-Tech um bico através do qual os bombeiros poderão apagar o incêndio de um carro elétrico em 10 minutos e estudam agora a possibilidade de o partilhar com os restantes fabricantes automóveis.

Têm corrido nas redes sociais diversos vídeos de veículos elétricos em chamas: apesar de serem menos prováveis do que em carros com motor a combustão, mas são muito mais percetíveis e populares. Não se extinguem automaticamente e a combustão completa do carro pode demorar até três horas, o que dá tempo suficiente para ser gravado em vídeo e postado nas redes sociais – pode mesmo morar a 200 quilómetros de distância que ainda assim consegue gravar.

Os bombeiros, em tais cenários, não têm vida fácil: a técnica consiste em arrefecer o veículo com água, muita água, cerca de três vezes mais do que um carro convencional. Se a temperatura for reduzida, isso poderá garantir que as células adjacentes não atinjam a temperatura crítica e entrem igualmente em chamas. Mas é difícil por fora, isto porque a bateria é vedada justamente para evitar a possível entrada de humidade.

Já existem equipas especiais desenvolvidas para trabalhar na extinção das chamas nos carros elétricos, mas são poucas. E vai demorar, devido ao custo, ao baixo número de carros elétricos a circular e o número limitado de incêndios. Talvez não venham a ser necessárias, se for ampliada a solução da Renault, indicou a publicação espanhola ‘El Economista’.

A solução foi apresentada há um ano e é conhecida como “fireman acess’: é um bico na parte superior da bateria, que permite que água pressurizada seja injetada diretamente na bateria. Dessa forma, a água pode alcançar todos os cantos, todas as células, e assim arrefecer e ser extingo rapidamente.

O bico está localizado perto do seccionador da bateria, na parte superior e traseira. O acesso ao bocal é feito pelo interior do veículo, uma vez que seria desaconselhável que fosse feito via exterior do carro, devido a vandalismo. Localizado sob os assentos, a sua localização evita que um utilizador desatento lhe mexa. Para facilitar a vida dos bombeiros, foram desenvolvidos encostos removíveis. De acordo com responsáveis da marca francesa, este é um avanço tão importante para a segurança que equacionavam partilhar o conceito dos assentos e do “fireman acess” com outros fabricantes.

O seccionador de bateria de alta tensão também é especial, chamado de “SD Switch” e foi projetado para que os serviços de emergência possam mexer-lhe sem a necessidade de ferramentas especiais. Ainda mais importante: em caso de acidente (principalmente se não houver risco de incêndio) é o facto de o seccionador de alta tensão poder ser acedido sem a necessidade de movimentação dos ocupantes, segundo a Renault.

Desde 2023 que os automóveis Renault têm incorporado um QR externo com o qual os serviços de bombeiros e emergência podem aceder à ficha de resgate do veículo, com todos os dados relevantes do automóvel para poderem intervir.

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