Aguiar-Branco ou Rui Paulo Sousa? Veja o boletim de voto que vai decidir o próximo presidente da AR

Aguiar-Branco, por parte do PSD, e Rui Paulo Sousa, vão esta quarta-feira a votos na Assembleia da República: um deles será o próximo presidente do Parlamento, após amplas negociações entre as duas principais forças políticas no hemiciclo.

Veja como será o boletim de voto que vai decidir as escolhas dos deputados:

Recorde-se que esta manhã o Chega candidatou também o deputado Rui Paulo Sousa para presidente da Assembleia da República, naquela que será a quarta tentativa para eleger a segunda figura do Estado.

O PSD e o PS chegaram esta manhã a um acordo para a presidência da Assembleia da República, que será dividida entre os dois partidos ao longo da legislatura – Aguiar-Branco vai ser o primeiro presidente do Parlamento e é expectável que Francisco Assis seja o outro nome avançado, embora não haja garantias sobre o nome socialista.

Das conversas desta manhã entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro saiu este compromisso, à semelhança do que acontece no Parlamento Europeu. As regras de funcionamento da Assembleia da República preveem que um partido indique um presidente para metade da legislatura – até setembro de 2026 – e outro partido proponha para a segunda metade da legislatura.

Ler Mais