Adidas passa de prejuízo a lucro de 170 milhões de euros no 1.º trimestre

O lucro da Adidas situou-se em 170 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, depois de ter tido um prejuízo 39 milhões no mesmo período do ano anterior, anunciou hoje a marca de artigos desportivos.

A melhoria dos resultados financeiros ficou a dever-se ao aumento das receitas que beneficiaram da elevada procura pelos ténis mais emblemáticas, explica a empresa de artigos desportivos em comunicado.

O volume de negócios cresceu 4% nos primeiros três meses deste ano, para 5.458 milhões de euros, em termos homólogos, dos quais 3.239 milhões foram gerados pela divisão que fabrica os ténis, tendo-se observado um acréscimo de 7%.

No entanto, as receitas caíram 1% no vestuário desportivo, para 1.885 milhões de euros e quebraram 4% nos acessórios, para 328 milhões.

Por zonas geográficas, a empresa registou quedas nas vendas na América do Norte (-5%) e no Japão e Coreia do Sul (-2%), enquanto cresceu na Europa (+15%), na China (+2%), nos mercados emergentes (+6%) e na América Latina (+3%).

O resultado bruto de exploração (ebitda) aumentou 61% até março deste ano, face ao ano anterior, situando-se em 554 milhões euros.

As existências da empresa caíram 22% em termos homólogos, para 4.427 milhões de euros, enquanto a dívida líquida situou-se em 4.958 milhões de euros em 31 de março, em comparação com 6.630 milhões no final de março de 2023.

A empresa alemã declarou em comunicado que a sua atividade evoluiu “melhor do que o previsto” no primeiro trimestre, graças à dinâmica do calçado original, com uma forte procura dos ténis Samba, Gazelle, Spezial e Campus, mas também de novas ténis como a SL 72.

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