Ações europeias começam a semana em alta e podem ter o melhor início de trimestre de 2022

As ações continuaram a subir esta terça-feira na Europa, estendendo os ganhos de ontem e podendo estar a caminho de um dos melhores inícios trimestrais deste ano.

O otimismo do mercado parece estar de volta em outubro, principalmente devido à perspetiva de menor oferta de petróleo nos mercados, bem como pela esperança de um pico nas posturas monetárias austeras dos bancos centrais.

No entanto, o apetite pelo risco dos investidores continua a ser impulsionado pela antecipação, em vez de evidências sólidas de melhoria e os investidores de alta podem estar a faturar com os rumores após o novo fundo de mercado de 2022 registado na semana passada. Isto pode levar a uma situação de ameaça, com uma potencial venda acentuada na maioria dos índices de ações, caso essas antecipações sejam comprovadas como erradas pelos dados macro desta semana.

Dito isto, o foco de hoje provavelmente será colocado nos dados de emprego dos EUA para agosto, no discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde, bem como na decisão sobre as taxas do banco central neozelandês.

O índice STOXX-50 saiu do seu canal de baixa de médio prazo e limpou o nível de Fibonacci de 38,2% em torno de 3.410pts, e com a zona de 34,60pts (50%) agora à vista.

 

Pierre Veyret

Analista técnico da ActivTrades

Ler Mais