Acerto no IRS vai penalizar (alguns) pensionistas: 143 mil vão receber menos em maio

Mais de 325 mil pensionistas viram a sua pensão mexer devido a uma correção no IRS, alerta esta segunda-feira o ‘Jornal de Negócios’, que salienta que a tabela provisória de retenção de janeiro não se confirmou. Assim, em abril, foram 184 mil os pensionistas que receberam mais mas no próximo mês haverá 143,8 mil que vão receber menos. No total, o acerto abrange 327,8 mil pensionistas.

Para pensões brutas de 2.500 euros, o valor líquido a receber será 12 euros mais baixo do que nos últimos três meses. Já para os pensionistas com cerca de 1.300 euros brutos, a redução será de 4 euros.

“Para salvaguardar o pagamento das pensões no dia 8 de janeiro e dado que a tabela de retenção de IRS para 2024 apenas foi publicada no final do mês de dezembro, no processamento das pensões do mês de janeiro, que ocorreu em dezembro, foi aplicada uma tabela de retenção provisória com ligeiras diferenças face à tabela final publicada”, explicou fonte do Instituto da Segurança Social ao jornal.

“Esta situação apenas se verificou no mês de janeiro, sendo que a partir de fevereiro passou a ser aplicada a tabela de IRS publicada. Existindo a necessidade de corrigir as retenções efetuadas em janeiro, face às ligeiras diferenças entre as tabelas de retenção, procedeu-se aos respetivos acertos nas pensões de abril ou de maio”, referiu fonte do organismo.