Acciona utiliza robô autónomo na construção do Hospital Central do Alentejo

A Acciona está a revolucionar o setor da construção em Portugal com a implementação pioneira do robot HP SitePrint nas obras do Hospital Central do Alentejo, localizado em Évora. Esta é a primeira vez que uma empresa de infraestruturas utiliza continuamente um equipamento autónomo para melhorar a eficiência do trabalho num projeto de construção em território nacional.

O HP SitePrint permitiu à espanhola Acciona acelerar significativamente o ritmo de instalação, alcançando uma velocidade de layout seis vezes mais rápida do que os métodos tradicionais. Equipado com um sistema operativo que interpreta os planos de construção, o robot imprime linhas e textos diretamente nas superfícies, mantendo a máxima precisão.

O HP SitePrint permitiu construir mais de 25.000 m² até o momento, mas também demonstrou sua eficácia na execução precisa das divisões interiores do edifício do Hospital Central do Alentejo.

O robot é uma unidade móvel equipada com rodas e uma cabeça de impressão desenvolvida especificamente para este propósito. A sua alta performance e autonomia reduzem o stress físico dos topógrafos enquanto aceleram a execução dos trabalhos. A Acciona destaca que, apesar da automatização, o operador humano continua a ser fundamental no processo, desde a elaboração dos planos até à operação dos equipamentos.

O Hospital Central do Alentejo está projetado para atender mais de 200 mil pessoas, oferecendo unidades hospitalares modernas, incluindo 400 camas distribuídas num edifício de 10 pisos, zonas verdes, um heliporto e amplos estacionamentos. Com um investimento de aproximadamente 149 milhões de euros, este empreendimento representa a maior obra da Acciona em Portugal, com conclusão prevista para 2025.