“A tempestade está a formar-se”: Tensões e erros de cálculo podem agravar situação entre EUA e China, alerta Primeiro-ministro de Singapura

O Primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, avisou, esta segunda-feira, que as tensões entre os governos dos Estados Unidos e da China, que encontraram um ponto agudo com a visita da Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan, podem dar aso a erros de cálculo perigosos.

Em declarações à televisão singapuriana, Lee Hsien Loong afirmou que a região asiática deve preparar-se para uma conjuntura geopolítica mais conturbada e mais instável do que antes.

“À nossa volta, a tempestade está a formar-se”, salientou, explicando que “as relações entre os EUA e a China estão a deteriorar-se, com assuntos inultrapassáveis, profunda desconfiança e interações limitadas”.

O Primeiro-ministro sentencia que “é improvável” que a situação se altere e melhore nos próximos tempos e avisa que erros de cálculo “podem facilmente tornar as coisas piores”, cita a agência ‘Reuters’.

As tensões entre Washington e Pequim, com Taiwan como epicentro da agudização das relações, não se limitam ao Estreito de Taiwan, e os seus efeitos deverão sentir-se por toda a região da Ásia Pacífico, perturbando os fluxos comerciais e aprofundados os problemas económicos.

De recordar que Singapura foi a primeira paragem feita por Pelosi no âmbito do seu périplo pela Ásia, durante a qual a alta-oficial da política norte-americana visitou o governo de Taiwan sob duras críticas e ameaças feitas pela China, que considerou o evento como uma declaração oficial de apoio à independência da ilha asiática, que Pequim considera ser território chinês, apesar de há décadas funcionar como um Estado soberano com instituições democráticas próprias.

Ler Mais





Comentários
Loading...