“A parceria entre a Unipartner e a Microsoft é essencial e mostra a forma como ambas as organizações estão alinhadas”, diz Nuno Ricardo

A Unipartner e a Microsoft aliaram-se para criar o Digital Innovation Factory (DIF), um projeto conjunto que quer apoiar as organizações a incorporarem metodologias de transformação digital.

A Executive Digest falou com Nuno Ricardo, Digital Lab Leader na Unipartner, para conhecer a fundo este projeto, perceber como resulta esta parceria e entender a importância para as organizações de acelerarem a sua inovação digital.

 

Em que consiste a Digital Innovation Factory?

O Digital Innovation Factory (DIF) é um programa conjunto entre a Unipartner e a Microsoft, que tem como objetivo apoiar organizações dos mais variados setores a incorporarem metodologias de transformação digital, que lhes permitem tornar-se mais ágeis, mais inovadoras e mais preparadas para os negócios num mundo digital.

O programa reúne, periodicamente, elementos das equipas de negócio e de tecnologia para participarem em três tipos de atividades:

  • Os Business Briefings, que são sessões de partilha e transmissão de conhecimento direcionadas a decisores de negócio para dar a conhecer conceitos, metodologias e testemunhos relacionados com a inovação, agilidade, automação e Innovation Factory;
  • As Factory Sessions, com o objetivo de conhecerem o potencial da Microsoft Power Platform ao desenvolverem um protótipo que dê resposta a um caso de uso concreto da sua organização;
  • Por fim, o Idea Challenge, uma sessão em formato Hackathon que desafia as equipas a encontrar soluções criativas para desafios das suas organizações, através de um workshop de ideação e inovação.

As sessões são cuidadosamente preparadas e personalizadas para cada caso de uso pela equipa do Digital Lab, na Unipartner, e maioritariamente realizadas presencialmente nos escritórios da Microsoft, em Lisboa.

 

Qual a necessidade de desenvolvimento deste projeto?

O programa DIF surge da crescente urgência em acelerar o ritmo de transformação digital para responder às recentes alterações do contexto do mercado. Aliadas à escassez de pessoas qualificadas, essas mudanças criam a necessidade de metodologias e ferramentas que permitam aumentar a agilidade na resposta aos requisitos do negócio.

A resposta da Unipartner revê-se num modelo de operação digital – o Innovation Factory – baseado na Microsoft Power Platform. Tem como objetivo a modernização de processos e aplicações de negócio de forma integrada, com várias componentes que podem ajudar as organizações a tornarem-se mais ágeis, sobretudo nas áreas de AI, automação, gestão e apresentação de dados, colaboração e aplicações de negócio.

 

Como analisam a parceria entre a Unipartner e a Microsoft?

A parceria entre a Unipartner e a Microsoft na vertente deste programa é essencial e mostra a forma como ambas as organizações estão alinhadas. Partilhamos a crença de que só com a tecnologia e inovação é possível enfrentar os desafios do presente, para os negócios, e sabemos que, no futuro, esse será o principal fator de diferenciação. Com o DIF, esperamos, em conjunto, ajudar organizações das várias indústrias e setores a criar ou solidificar aqueles que são alguns dos principais pilares da sua transformação digital.

 

Qual a importância para as organizações de acelerarem a sua inovação digital?

Para além de permitir às organizações oferecer novos tipos de serviços e experiências mais ágeis aos seus clientes, um investimento contínuo na inovação digital permite também tornarem-se mais atrativas enquanto empregadores e posto de trabalho. Por um lado, tornam-se mais eficientes, sobretudo financeiramente, conseguem criar um maior engagement com os colaboradores, independentemente da sua localização, e monitorizar a performance do negócio com mais precisão.

Estas duas vertentes, interna e externa, andam de mãos dadas e garantem maior competitividade às organizações.

 

É fácil as empresas adotarem soluções de IA, automação e gestão de dados nos seus processos produtivos? Quais os entraves?

Implementar uma estratégia digital não é fácil, mas é possível. O imperativo digital resultante do novo contexto dos negócios obriga, primeiro, à formação de uma estratégia, e depois à criação de um modelo operativo digital que lhe dê suporte. Os pilares de um modelo operativo digital são: a infraestrutura cloud, o software, os dados e a Inteligência Artificial. As metodologias e as plataformas tecnológicas necessárias a um modelo operativo digital são conhecidas do mercado e já estão, em geral, disponíveis às organizações.

O grande desafio para a implementação de uma estratégia digital com sucesso está na alteração cultural necessária: a agilidade, a ligação estreita entre o negócio e a tecnologia, o foco na eficiência e na experiência do cliente. A solução para este desafio passa pela implementação de mecanismos de governo, gestão da mudança e inovação.

O modelo Digital Innovation Factory da Unipartner ajuda os seus clientes a implementar modelos de operação digital, baseados em metodologias ágeis e em processos de melhoria contínua.

 

A maturidade digital das empresas é hoje um fator decisivo no mercado?

Cada vez mais indústrias são abaladas pela disrupção do seu mercado, provocada por empresas jovens, ágeis e com toda a sua estratégia assente em modelos digitais, que permitem excelência no serviço e na eficiência e suportar níveis de crescimento exponenciais.

As organizações tradicionais que mais rapidamente adaptarem os seus processos internos para darem resposta à gestão de inovação e à implementação ágil e contínua de iniciativas digitais, serão claramente as organizações do futuro. Deste modo, o DIF pode ter um impacto de grande importância, pois ajuda-as a pensar em novos cenários assentes numa cultura de inovação, que lhes permitirão atingir níveis mais elevados de maturidade digital. Essa capacidade de se adaptarem a novos contextos, de investirem continuamente nas suas equipas e na forma como respondem aos novos desafios, vai certamente diferenciá-las no mercado.

 

Qual o impacto desta iniciativa nas organizações?

Como mencionei anteriormente, este programa traz numerosas vantagens. Para além de focar em casos de uso que podem ser transversais a várias indústrias e departamentos, tem também sessões dedicadas a temas específicos.

Enquanto contribui para acelerar a inovação digital nas organizações, permite que equipas de TI e de negócio colaborem e se sintam envolvidas num projeto que tem como objetivo resolver necessidades que sentem no seu dia-a-dia. Por outro lado, ao ajudarmos as organizações a criarem uma cultura de agilidade através do potencial da Power Platform, estamos também a promover a partilha de conceitos, conhecimentos e experiências que poderão levar à criação de potenciais soluções.

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