“A logística verde tem de fazer parte do futuro da cadeia de abastecimento global”, diz o Diretor-Geral DB Schenker em Portugal

Com as crescentes preocupações ambientais, as empresas estão a reconhecer a necessidade de adotar práticas logísticas que otimizem a eficiência e minimizem impactos negativos no meio ambiente. A logística verde é um dos caminhos, com a incorporação de estratégias como o uso de tecnologias ecoeficientes, rotas de transporte sustentáveis e embalagens ecofriendly.

A Executive Digest falou com António Paulo, Diretor-Geral DB Schenker em Portugal, para perceber o conceito de logística verde, o seu impacto nas cadeias de abastecimento e perceber a forma como as empresas têm adotado princípios de sustentabilidade nas suas operações.

 

Como definem “logística verde” e qual é o objetivo principal de adotar práticas sustentáveis na gestão da cadeia de abastecimento?

A DB Schenker assumiu há vários anos, mais concretamente em 2006, este desafio ambiental de promover uma logística verde, uma vez que estamos bastante conscientes dos problemas que enfrentamos e, sobretudo, do potencial que temos para ajudar a alterar as coisas. Como uma empresa líder na gestão e logística da cadeia de abastecimento, definimos medidas bastante ambiciosas, com as quais queremos contribuir com a nossa parte no compromisso global de proteger o planeta, já que estamos convencidos de que o nosso dever é verificar, controlar e avaliar as consequências que têm as nossas atividades.

Acreditamos que o setor de logística tem capacidade para implementar ações muito simples na sua atividade para preservar o Meio Ambiente, algo que todos nós podemos fazer em nossa casa: desde a reciclagem e reutilização de resíduos até ao economizar espaço ou poupar energia.

A nossa maior ambição é ser um fornecedor líder de serviços de logística verde, mas acreditamos que a indústria, a nível global, deve tornar-se consciente e assumir estas medidas como uma necessidade e um projeto, no qual todos nós podemos participar, já que indubitavelmente todos podemos beneficiar dos seus resultados.

 

Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao tentar integrar a logística verde nas suas operações?

No setor da Logística, como em quase tudo, existem dinâmicas distintas, e por isso o principal desafio que encontramos neste sentido é precisamente na diferença nas estratégias das empresas, nas dinâmicas e nos timings nos quais certas políticas são adotadas, ou em que certos investimentos são feitos.

Numa utopia, juntaríamos todas as empresas de logística para realizar um esforço comum neste sentido, no entanto, no mundo real não é bem assim que funciona. Além disso, se todas as empresas de logística decidissem investir em camiões elétricos (por exemplo), Portugal não teria infraestruturas suficientes para cobrir a frota da cadeia de abastecimento, nem teria nível de produção de energia para dar resposta à necessidade dos diversos camiões que fazem longas viagens para que as mercadorias cheguem onde são necessárias.

Há diversos desafios a este nível, por isso estamos numa primeira instância a avançar com o que é possível ser feito, mas este será sem dúvida o desafio de destaque.

Além disso, é essencial fazer a transição para soluções mais limpas sem fazer recair demasiado o custo sobre os nossos stakeholders e clientes, o que será possível investindo em soluções realmente eficazes e duradoras.

 

Quais são as oportunidades mais significativas que a logística verde oferece em termos de eficiência operacional e redução de custos?

Relativamente a oportunidades, o setor deve trabalhar de uma maneira geral na otimização de cargas e dos transportes, ou seja, aumentar os volumes de mercadorias transportadas com menor consumo de energia, quer seja proveniente de combustíveis fósseis ou de fontes de energia limpas.

Neste âmbito, a relação entre a melhoria operacional e o consumo eficiente de recursos é evidente e obrigatória no nosso setor.

 

Como é que a preocupação com a sustentabilidade impactou a forma como as empresas abordam a gestão da cadeia de abastecimento nos últimos anos?

A preocupação crescente com a sustentabilidade teve um impacto substancial na forma como as empresas abordam a gestão da cadeia de abastecimento nos últimos anos. O que se deve, em grande parte, à crescente atenção dada à sustentabilidade, especialmente devido ao rigor das regulamentações governamentais.

Para a maioria das empresas, a cadeia de abastecimento desempenha um papel fundamental nos seus processos operacionais. Portanto, os requisitos de sustentabilidade passaram a influenciar toda a extensão dessa cadeia, afetando diretamente o setor de transporte.

Essa mudança na abordagem empresarial tem sido impulsionada pela necessidade de cumprir regulamentações ambientais mais rigorosas, reduzir as emissões de carbono e minimizar o impacto ambiental das suas operações. Além disso, a consciencialização crescente dos consumidores relativamente à sustentabilidade também desempenhou um papel importante nessa transformação.

Como resultado, as empresas passaram a considerar fatores ambientais, sociais e de governance (ESG) ao tomar decisões relacionadas à gestão da cadeia de abastecimento. Isso envolve a busca por fornecedores e parceiros de transporte que adotem práticas sustentáveis, a implementação de medidas para reduzir o desperdício e o uso de recursos naturais, bem como o desenvolvimento de estratégias de transporte mais eficientes em termos de energia e emissões.

 

Qual o papel da tecnologia na promoção da logística verde?

A tecnologia desempenha um papel fundamental na promoção da logística verde, é nela que devemos confiar para alcançar os objetivos globais e europeus de redução de emissões e desenvolvimento de uma logística mais sustentável. A consciencialização e a otimização de processos fornecem a base ideal para esse desenvolvimento, mas as soluções tecnológicas são a chave para o sucesso.

Destacamos dois aspetos importantes do papel da tecnologia na logística verde:

  • Novos Combustíveis Alternativos: A tecnologia desempenha um papel fundamental na pesquisa, desenvolvimento e implementação de novos combustíveis alternativos. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de motores e veículos que funcionam com eletricidade, hidrogénio, biocombustíveis e outros recursos sustentáveis. Esses avanços tecnológicos ajudam a reduzir as emissões de carbono na logística, tornando-a mais verde.
  • Eletrificação de Frota: A eletrificação das frotas de transporte é um exemplo importante do papel da tecnologia na logística verde. A tecnologia de veículos elétricos está a tornar-se cada vez mais avançada e acessível. Isso permite que as empresas substituam gradualmente veículos movidos a combustíveis fósseis por veículos elétricos, algo que já acontece na DB Schenker há alguns anos, reduzindo assim as emissões de poluentes e o consumo de combustível.

Além desses pontos específicos, a tecnologia também desempenha um papel essencial na gestão inteligente de supply chain, na otimização de rotas e na redução de desperdícios ao longo da cadeia logística. Isso inclui a implementação de sistemas de rastreamento em tempo real, automação de armazéns, análise de big data e soluções de software avançadas que ajudam a melhorar a eficiência operacional e minimizar o impacto ambiental.

 

Como é que a DB Schenker lida com questões relacionadas com a redução da pegada de carbono e a compensação das emissões de carbono associadas à logística de transporte?

As alterações climáticas criam uma urgência na implementação e na criação de novas medidas que tenham como principal objetivo a descarbonização. O Pacto Ecológico Europeu prevê uma redução das emissões de CO2 em 55%, até 2030. Até 2050 a expectativa é que a Europa seja o primeiro continente a atingir a neutralidade carbónica. Noutros termos, isto significa que a União Europeia terá que conseguir eliminar tantas emissões de CO2, quanto as que produza, e esse é um objetivo comum em direção do qual devemos remar enquanto sociedade e enquanto empresas e utilizar como orientador de alguns aspetos.

Na DB Schenker temos uma estratégia de negócio centrada sobretudo na inovação para a redução das emissões do transporte e do gasto de energia, promoção do consumo e produção sustentáveis, assim como contribuição às cidades e comunidades eco-friendly.

Temos diversos projetos e parcerias que seguem em linha com esse objetivo e o investimento em alternativas é uma realidade. Na DB Schenker, por exemplo, fizemos o investimento em camiões da Volta Trucks, com quem temos uma parceria desde 2021. Na altura fizemos uma pré-encomenda de cerca de 1600 camiões. Estes veículos são utilizados nos terminais europeus para transportar mercadorias dos centros de distribuição para os centros das cidades e áreas urbanas, em breve este investimento será alargado ao cluster ibérico, primeiro em Espanha e depois Portugal.

Utilizamos também veículos de transporte urbano 100% elétricos de pequeno porte para a distribuição em áreas metropolitanas em diversas cidades europeias importantes, como Oslo, Copenhaga, Madrid, Barcelona, Salzburgo, Viena, Hamburgo, Roma e Milão. Os veículos elétricos de pequeno porte da DB Schenker efetuam entregas de maneira praticamente inaudível e sem emissões de poluentes para clientes localizados em áreas centrais de 20 cidades europeias.

Estamos a impulsionar iniciativas de neutralização de carbono e estamos gradualmente a abandonar a utilização de diesel, querosene e combustíveis fósseis marítimos nos nossos meios de transporte, através da incorporação de energias renováveis nas nossas operações. Neste sentido, apostamos na Econeutral, que é uma opção disponível nos serviços da DB Schenker em parceria com a Atmosfair, e que ajuda os nossos clientes a reduzir as emissões através do “Clean Development Mechanism”.

 

Quais os benefícios que a empresa observou como resultado da adoção de práticas de logística verde?

Em primeiro lugar, a adoção de práticas de logística verde cumpre com os nossos objetivos enquanto empresa. Como já foi referido, a DB Schenker tem o compromisso global de proteger o planeta e tem a ambição de se tornar no fornecedor líder de serviços de logística verde.

Além de cumprir com os nossos objetivos e os requisitos legais, procuramos ir mais longe no compromisso para a redução da pegada, e a logística Verde ajuda-nos a ir no sentido desse caminho.

Estamos empenhados em ser o braço direito dos nossos clientes num contexto em que os consumidores estão cada vez mais conscientes e informados sobre o ciclo de vida completo dos produtos que consumem e o impacto dos transportes e da logística tem um grande peso na pegada ecológica dos mesmos. Por isso, a nossa missão principal é ajudar os nossos clientes nesta transição.

 

Quais os planos futuros da DB Schenker em relação à logística verde?

Os planos futuros da DB Schenker relativamente à logística verde são ambiciosos e incluem um forte foco na inovação para reduzir as emissões de transporte e o consumo de energia. A empresa também está comprometida em promover o consumo e a produção sustentáveis, além de contribuir para a criação de cidades e comunidades eco-friendly. O objetivo declarado da DB Schenker é tornar-se o principal fornecedor mundial de serviços de logística verde e alcançar a neutralidade climática até o ano de 2040.

Para atingir esses objetivos, a DB Schenker pretende ser pioneira na logística ecológica dentro da indústria. Isso inclui a operação sustentável do negócio e a oferta de soluções logísticas e de transporte que continuamente reduzam o seu impacto ambiental em todo o mundo. A integração de compromissos ambientais sólidos já resultou em reduções significativas nas emissões em todos os segmentos do negócio, e a empresa está confiante de que esses esforços levarão a DB Schenker à neutralidade climática num futuro próximo.

 

Como é que vê o papel da logística verde no futuro da cadeia de abastecimento global?

A logística verde tem de fazer parte do futuro da cadeia de abastecimento global, contribuindo assim para a protecção, preservação e conservação do ambiente através da implementação de ambiciosos compromissos de sustentabilidade. Desde a substituição das frotas convencionais por veículos rotulados como ‘0 emissões’ à promoção da digitalização dos serviços. Outras medidas possíveis incluem a produção de manuais de boas práticas ambientais e a promoção de projetos de luta contra a desflorestação, tudo iniciativas que a DB Schenker já tem em vigor.

Posto isto, é importante reforçar que a Logística Verde é o futuro da cadeia de abastecimento global.

 

 

 

 

 

 

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