A herança de William e Kate: Uma prisão, títulos e um ducado no valor de mil milhões de dólares
A Rainha Isabel II morreu na quinta-feira passada aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois de mais de 70 anos do reinado mais longo da história do Reino Unido. Carlos III, o seu filho primogénito assumiu assim aos 73 anos as funções de rei. E o príncipe William, passou agora a ser dono do ducado da Cornualha.
A ‘The Guardian’ dá conta de que o agora herdeiro do trono, assim como a sua mulher, Kate Middleton, são dos maiores proprietários de terras em Inglaterra e que o ducado, uma grande carteira de terras e bens de propriedade privada, tem um valor de mil milhões de dólares (cerca de 987 milhões de euros ao câmbio atual), compreendendo um campo de críquete e uma prisão.
Em termos de títulos, ganhou o título de Príncipe de Gales após a morte da Rainha.
A publicação dá ainda conta de que, o atual Rei Carlos III, que era o anterior detentor do ducado, o herdou aos 21 anos e, só no ano passado, gerou mais de 24 milhões de dólares (cerca de 23,7 milhões de euros ao câmbio atual). No entanto, o monarca pagou um imposto sobre o rendimento de 45% sobre as receitas do património, segundo relatórios anuais a que a publicação teve acesso. Apesar de não ser responsável pelo pagamento do imposto, pois o ducado não é uma empresa registada, fê-lo voluntariamente.
“O Ducado da Cornualha é uma propriedade privada estabelecida por Eduardo III em 1337 para proporcionar independência ao seu filho e herdeiro, o Príncipe Eduardo. Um alvará determinou que cada futuro Duque da Cornualha seria o filho mais velho sobrevivente do Monarca e herdeiro ao trono”, pode ler-se no site do ducado.