9 dicas para usar o assistente virtual da Google

O assistente de voz com Inteligência Artificial do Android já faz parte da vida de muitos utilizadores, mas será que estes dão uso a todas as funcionalidades que este assistente oferece? Deixamos-lhe aqui nove dicas úteis sobre as capacidades do Google Assistant para utilizar no futuro.

Identificação de músicas

Reconhece a música que está a ouvir, mas não se lembra do nome da banda? Pergunte ao Google Assistant. Pode não ser tão eficaz como o Shazam, mas na grande maioria das vezes vai ser capaz de saciar-lhe a curiosidade e dizer-lhe exactamente o que está a ouvir.

Partilhar a localização

Está a caminho de um encontro com amigos? Através do habitual comando de voz, o Google Assistant partilha a sua localização na aplicação Maps. Bastante útil no caso de se perder e necessitar de orientações precisas.

Notas baseada em localização

O Google Assistant permite-lhe definir notas que o ajudem a organizar tarefas ou o recordem de tarefas quando está a chegar ou a sair de um local específico.

Controlar o televisor

Basta que a sua conta Google esteja associada a uma conta YouTube e que o seu televisor tenha Chromecast para dizer ao Google Assistant o que quer ver no televisor da sala, sentado no conforto do seu sofá.

Definir rotinas

Além de poder fazer perguntas ou activar funcionalidades com o Google Assistant através de comandos de voz, também pode definir rotinas do seu dia-a-dia. Por exemplo, diga “Google acorda os meus filhos” e as luzes do quarto das crianças acendem-se assim como o sistema de som começa a debitar música para despertar os mais pequenos.

Tradução em tempo real

Basta dizer ao Google Assistant para traduzir a conversa que, de imediato, verá no ecrã do terminal uma tradução do idioma que está a ouvir, assim como uma tradução da sua resposta.

Configurar privacidade

Peça ao assistente Google para lhe mostrar as suas configurações de privacidade para ser direccionado para as opções correctas. Esta funcionalidade é especialmente útil, visto que por vezes não é fácil chegar às configurações de privacidade e localização por estas estarem “camufladas” por um labirinto de menus e opções.

Apagar informação

Esqueceu-se de que tinha o Google Assistant a “ouvir” e acidentalmente activou por voz um comando que não queria? Não há problema, diga ao Google que a ordem não era para “os seus ouvidos” para de imediato, a informação ser apagada. Também pode apagar as informações de um período à sua escolha (uma semana, um mês, etc.).

Leitura de conteúdos longos

Esta funcionalidade foi anunciada no início deste ano e não se encontra ainda activa, mas vale a pena mencioná-la. A reprodução de conteúdos disponíveis online é agora muito mais natural, ainda que se mantenha a voz computorizada. O Google Assistant traduz conteúdos para 42 idiomas em tempo real e permite que acelere ou desacelere o ritmo de leitura que está a ouvir.

Ler Mais





Comentários
Loading...