80 anos do ‘Dia D’: Zelensky e Biden estão hoje nas cerimónias comemorativas na praia de Omaha. Rússia não foi convidada

A França recebe hoje as cerimónias de comemoração dos 80 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia e o evento contará com a presença de figuras de destaque. Entre os ‘convidados de honra’ estão nomes como o rei britânico Carlos III, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, e o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky. Contudo, nenhum representante da Rússia foi convidado para a celebração.

Paris justificou a decisão de não convidar a Rússia com base na “guerra de agressão” contra a Ucrânia, que se intensificou nas últimas semanas. Um comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu na semana passada sublinhou que, dada a atual situação, “não haverá delegação russa”.

Esta posição reflete a condenação internacional da invasão russa da Ucrânia e a contínua tensão entre a Rússia e o Ocidente.

Apesar da exclusão de representantes russos, a França fará questão de homenagear a “contribuição decisiva do Exército Vermelho para a vitória final contra o nazismo”, com o Palácio do Eliseu a fazer questão de destacar que, independentemente das atuais tensões políticas, a importância histórica do esforço soviético na Segunda Guerra Mundial não será esquecida.

Putin esteve presente em anos anteriores

O jornal Le Monde recorda que o presidente russo Vladimir Putin participou nas comemorações dos 60 anos do desembarque em 2004 e novamente em 2014, mesmo após a anexação da Crimeia pela Rússia apenas três meses antes.

As cerimónias em comemoração aos 80 anos do Dia D irão decorrer em vários locais emblemáticos da Normandia, onde se recordará o sacrifício das tropas aliadas que desembarcaram em 6 de junho de 1944, numa das operações militares mais significativas da Segunda Guerra Mundial. Espera-se que os eventos incluam discursos, homenagens aos veteranos e diversas atividades que celebrarão a coragem e a cooperação internacional que caracterizaram o esforço de guerra aliado.

As celebrações contarão com a presença de 25 chefes de Estado e de Governo, assim como dezenas de veteranos da II Guerra Mundial, de forma a homenagear os quase 160 mil soldados da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos, do Canadá e de outras nações aliadas que desembarcaram em 06 de junho de 1944.

Joe Biden estará acompanhado pela mulher, Jill e os dois participam numa celebração com veteranos. O Presidente norte-americano intervém ainda na cerimónia comemorativa do 80.º aniversário do ‘Dia D’ e procede à colocação de coroas de flores.

*Com Lusa

Ler Mais