70% dos republicanos dizem que as eleições americanas não foram «livres e justas», indica sondagem

De acordo com uma nova sondagem do Politico, 70% dos republicanos não acreditam que as eleições presidenciais tenham sido “livres e justas”, apesar de não haver indícios de fraude e de Joe Biden ser o Presidente eleito dos Estados Unidos.

Tem existido um declínio na confiança dos eleitores republicanos no sistema americano. Antes das eleições, na mesma sondagem do Politico/Morning Consult, 35% dos republicanos pensavam que o voto não seria livre e justo.

Pelo contrário, mais democratas manifestaram confiança nas eleições – 90% acham que os resultados foram “livres e justos”.

Entre os republicanos que consideram que as eleições não foram justas, 78% pensam que os boletins de voto por correspondência levaram a “fraudes eleitorais extensivas”, enquanto 72% acreditam que houve “adulteração” dos boletins de voto.

Na segunda-feira, o Procurador-Geral, William Barr, autorizou os procuradores federais a investigar “alegações substanciais” de irregularidades eleitorais, uma decisão que marcou uma viragem brusca da política do Departamento de Justiça e foi tomada sem citar qualquer prova de fraude eleitoral.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, reiterou a recusa de Trump em conceder e as repetidas acusações de fraude eleitoral.

Os republicanos consideram que os resultados nos estados-chave são questionáveis, particularmente na Pensilvânia. Os eleitores do Partido Republicano expressaram desconfiança semelhante em Wisconsin, Nevada, Geórgia e Arizona.

A sondagem, realizada entre 6 de novembro e 9 de novembro, sondou 1987 eleitores recenseados e teve uma margem de erro de 2%. A maioria das chamadas foi realizada após a realização da corrida para Biden.

Ler Mais





Comentários
Loading...