7 mil Boeings estão a ser ‘atualizados’ depois de acidente fatal

Os problemas dos Boeings 737 multiplicaram-se. O modelo da fabricante de aviões está em terra após dois acidentes fatais – e agora concordou em “modernizar” 7 mil modelos mais antigos da aeronave para evitar a repetição de uma tragédia a bordo.

O voo 1380 da Southwest Airlines estava a caminho de Nova Iorque para Dallas a 17 de Abril de 2018. A 32 mil pés, , uma lâmina de ventilador do Boeing 737-700 com uma racha não detectada quebrou-se e atingiu o motor. Os investigadores de acidentes concluíram que a força do impacto fez com que parte da carcaça do motor desintegrou-se. Isto faz parte da estrutura da aeronave, e não do motor.

Os detritos perfuraram a pele da aeronave adjacente ao assento 14A, o que “fez a janela sair do avião”, de acordo com o relatório do National Transportation Safety Board (NTSB). A cabine rapidamente despressurizou e a passageira do 14A, Jennifer Riordan, foi parcialmente sugada pela janela. Passageiros e tripulantes conseguiram arrastá-la de volta, mas mais tarde ela morreu dos ferimentos.

O NTSB concluiu que existe uma potencial vulnerabilidade estrutural na carcaça do motor em todas as aeronaves Boeing 737 “Next Generation” (NG). Estas são as versões do jacto duplo com o sufixo -600, -700, -800 e -900.

A Southwest possui mais de 700 destas aeronaves, mais do que qualquer outra transportadora. A Ryanair é a maior operadora deste tipo na Europa; toda a sua frota de mais de 450 aeronaves compreende o 737-800. Para evitar qualquer repetição do evento fatal, o conselho de segurança solicitou uma reformulação da estrutura.

O presidente do NTSB, Robert Sumwalt, disse: “Esse acidente demonstra que uma pá do ventilador pode falhar e libertar-se de forma diferente da observada durante os testes de certificação do motor”.

A Boeing disse que fará as alterações necessárias. E em comunicado, o fabricante de aviões disse: “A Boeing está a trabalhar nas melhorias de design para atender completamente à recomendação de segurança do NTSB. “Essa mudança de projecto será implementada na frota de GN existente a longo prazo.”

Ryanair diz que seus jactos Boeing 737 Max não voarão antes do Verão de 2020. A Boeing insiste: “Todos os 737 NGs são seguros para continuar operando normalmente, pois o problema é completamente atenuado pelas inspecções das pás do ventilador.

“Nossos pensamentos permanecem com a família e os amigos de Jennifer Riordan, que morreram por seus ferimentos, com aqueles que foram feridos e com todos os que estavam a bordo. Estamos comprometidos em fazer com que não aconteça novamente.”

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