41% das empresas em Portugal já estão a usar Inteligência Artificial. “Será, sem dúvida, o futuro do trabalho”
Nos últimos anos, o mercado global de Inteligência Artificial (IA) tem testemunhado um crescimento exponencial, particularmente no contexto empresarial. Em Portugal, 41% das empresas afirma estar já a usar esta tecnologia nas suas operações.
Segundo um estudo recente da Microsoft, o mercado de IA ultrapassou os 241 mil milhões de dólares e está projetado para atingir os 738 mil milhões de dólares até 2030. Este crescimento impressionante reflete não apenas a adoção generalizada de IA, mas também um aumento significativo na utilização de IA generativa, que cresceu 90% desde 2022 e 692% desde 2020.
Em resposta a essa evolução, empregadores em todo o mundo, incluindo Portugal, estão a integrar cada vez mais ferramentas de IA nas suas estratégias empresariais. Esta adaptação não só visa aumentar a eficiência operacional, mas também preparar as equipas para trabalhar com tecnologias emergentes de maneira ética e responsável.
“Num período de três anos prevê-se que cerca de 80% das empresas já estejam a utilizar a IA nas suas operações, o que lhes permitirá superar desafios empresariais de forma mais eficaz. Embora surjam ainda algumas reservas por parte dos profissionais, atualmente a maior parte do talento começa a perceber que esta inovação pode efetivamente influenciar positivamente o seu trabalho. Face a este cenário, é fundamental que ambos os lados consigam desenvolver estratégias eficazes, ao nível da capacitação, da gestão da mudança e também de uma implementação ética e responsável, para promover uma transição benéfica para todos, garantindo que estão preparados para este que será, sem dúvida, o futuro do trabalho”, começa por explicar Nuno Ferro, Brand Leader da Experis.
Para analisar o impacto da IA nas empresas e pessoas, a Experis lançou o “Global Insights Whitepaper – Construir uma Estratégia Centrada nas Pessoas para a Produtividade Impulsionada por IA”. O estudo revela que 41% das empresas em Portugal e 48% globalmente já utilizam IA atualmente, com as grandes empresas a liderarem a adoção.
O estudo também destaca que, globalmente, 72% dos empregadores acreditam que a IA e o Machine Learning terão impactos positivos nas empresas nos próximos dois anos, especialmente na formação dos trabalhadores e no recrutamento.
Apesar do otimismo geral, surgem desafios significativos à adoção generalizada da IA, como preocupações com privacidade e regulamentação, custos de investimento elevados e resistência à mudança por parte dos profissionais. No entanto, as empresas estão a planear acelerar a implementação dessas tecnologias nos próximos anos, antecipando um aumento substancial no uso de IA nas suas operações.