15 frases de Kobe Bryant sobre a sua lendária carreira que o vão inspirar

Não precisa de ser fã de basquetebol ou mesmo do LA Lakers para ter sido atingido pelas notícias chocantes. Kobe Bryant – o Black Mamba, cinco vezes campeão mundial e, sem dúvida, um dos cinco melhores jogadores da NBA – faleceu no domingo passado, aos 41 anos.

Kobe não era apenas mais um atleta de alta performance. Foi um vencedor, empresário icónico e investidor de risco que possuía e cultivava marcas na indústria do desporto e investia milhões em diferentes negócios, incluindo media, dados, jogos e tecnologia.

Para comemorar o legado de Kobe, a revista Inc. seleccionou 15 das melhores citações capturadas em 20 anos de carreira no basquetebol que ajudarão a inspirar empreendedores.

Em busca do sucesso
“Quando se faz uma escolha e se diz: “Venha o que vier, eu vou ser isto”, então não se surpreenda quando o alcançar. Não deve ser algo intoxicante ou fora da personagem, porque… quando esse momento chegar, é claro que está aqui porque esteve aqui o tempo todo, porque esteve [na sua mente] o tempo todo “.

Resiliência
“Estou aqui. Não vou a lugar algum. Não importa qual seja a lesão – a menos que seja completamente debilitante – vou ser o mesmo jogador que sempre fui. Vou descobrir. Vou fazer alguns ajustes, algumas mudanças, mas ainda vou”.
“Tudo o que é negativo – pressão, desafios – é uma oportunidade para evoluir”.

Trabalho de equipa
“O importante é que os seus colegas de equipa saibam que puxa por eles e que deseja realmente que eles sejam bem-sucedidos”.

Trabalho duro
“Eu não me posso identificar com pessoas preguiçosas. Nós não falamos a mesma língua. Não te entendo. Não te quero entender.”
“Não tenho nada em comum com pessoas preguiçosas que culpam os outros pela sua falta de sucesso. Grandes coisas vêm do trabalho duro e da perseverança. Sem desculpas.”
“A dedicação vê os sonhos tornarem-se realidade.”

Vencer
“Farei o que for preciso para vencer os jogos, seja no banco, a agitar a toalha, a entregar um copo de água a um companheiro da equipa ou a atingir a vitória.”
“O momento em que desiste é o momento em que deixa alguém vencer”

Liderança
“O mais importante é tentar inspirar as pessoas para que elas sejam óptimas no que quiserem”.

Perseverança
“Joguei com IVs antes, durante e depois dos jogos. Joguei com uma mão partida, um tornozelo torcido, um ombro rasgado, um dente fraturado, um lábio cortado e um joelho do tamanho de uma bola de softball. Eu não perdi 15 jogos por causa de uma lesão no dedo do pé, que todos pensavam no início não ser tão sério.”

Superar o medo
“A última vez que fiquei intimidado foi quando tinha 6 anos de idade na aula de karaté. Era faixa laranja e o instrutor ordenou-me a lutar contra uma faixa preta que era alguns anos mais velho e muito maior. Eu estava com medo… Quero dizer, eu estava apavorado e ele deu-me um pontapé. Mas então apercebi-me que ele não chutou com a força que eu imaginei e que não havia realmente nada a temer. Percebi que não existe intimidação se estivermos no estado de espírito certo”.

Sobre falhar
“Tenho dúvidas. Tenho inseguranças. Tenho medo do fracasso. Tenho noites em que apareço na arena e fico “ As minhas costas doem, os meus pés e os meus joelhos também. E só quero relaxar. Todos temos dúvidas. Ninguém o nega, mas também ninguém escolhe ultrapassá-la. Todos a abraçam.”
“Depois de saber como é o fracasso, a determinação persegue o sucesso.”
“Quando dizemos que isto não pode ser concretizado, isso não pode ser feito, então estamos a transformar-nos aos poucos. O meu cérebro, não processa o falhanço. Não processará a falha. Porque se tiver que ficar sentado, a encarar-me e a dizer a mim próprio, ‘És um fracasso”, acho que é quase pior do que morrer.”

Ler Mais