12 perspectivas essenciais para a liderança

Por Ally MacDonald, colaborador do MIT Sloan Management Review

As equipas de liderança e as organizações exigem actualmente competências estratégicas e digitais, contratação e apoio a colaboradores diversificados e ser-se ágil e adaptável perante uma mudança constante.

12 dos mais populares artigos sobre liderança publicados pelo MIT Sloan Management Review, foram compilados tendo em vista apresentar tendências e dicas. Beneficiarão de décadas de pesquisas de académicos e profissionais sobre competências, processos e estruturas que ajudam os gestores a liderarem em tempos de incerteza e disrupção.

1 – A competência de gestão mais subestimada

Nelson P. Repenning, Don Kieffer e Tod Astor

Poucas perguntas no mundo dos negócios são mais poderosas do que “Qual o problema que está a tentar resolver?”. Os líderes que reformulam declarações claras cumprem mais objectivos com menos esforço e movem-se mais depressa do que os seus homólogos menos concentrados. Mas parar para fazer esta pergunta é algo que não acontece naturalmente – os gestores devem fazer um esforço consciente na aprendizagem de uma abordagem estruturada.

2 – A forma inteligente de responder a emoções negativas no trabalho

Christine M. Pearson

Muitos executivos tentam ignorar as emoções negativas nos seus locais de trabalho – uma táctica que pode ser contraproducente e dispendiosa. Se os gestores responderem aos sentimentos negativos dos colaboradores de forma sensata, estes podem fornecer-lhes um feedback importante.

3 – As cinco medidas que todos os líderes devem tomar na era da incerteza

Martin Reeves, Simon Levin, Johann D. Harnoss e Daichi Ueda

Os líderes precisam de um novo modelo mental para compreenderem melhor a ligação complexa entre empresas, economias e sociedades. Para tal, devem mudar o seu enfoque para ecossistemas empresariais e sociais mais abrangentes nos quais se inserem as suas empresas.

4 – Não confundir digital como digitalização

Jeanne Ross

“Ser digital” é um exercício totalmente diferente da digitalização. A digitalização envolve a uniformização de processos empresariais e é um factor importante para se tornar digital, mas a digitalização por si só não torna uma empresa digital.

5 – O que faz um trabalho importante – ou insignificante

Catherine Bailey e Adrian Madden

Quando os colaboradores consideram o seu trabalho importante, são vários os benefícios na sua produtividade – e para os seus empregadores. Os gestores que apoiam o trabalho importante têm mais probabilidade de atrair, reter e motivar o talento de que precisam para assegurar um crescimento futuro.

6 – A arte perdida de pensar em grandes organizações

Duncan Simester

A transição da gestão para a liderança exige que os gestores exercitem as competências de pensamento estratégico – competências que não põem em prática frequentemente no ambiente que conhecem melhor e que exige movimento. Os gestores que querem passar para cargos seniores devem aprender a abraçar a ambiguidade e a incerteza e entender qual a importância de perder algum tempo a pensar na melhor estratégia.

7 – O que desejam os gestores mais jovens e talentosos

Monika Hamori, Burak Koyuncu, Jie Cao e Thomas Graf

Os profissionais jovens e talentosos de hoje têm uma abordagem diferente para as suas carreiras – e uma atitude muito diferente em relação à lealdade para com as organizações – do que as gerações anteriores. Este artigo analisa o que os líderes precisam de saber para reterem e desenvolverem esta geração de jovens gestores.

8 – Os seis princípios de uma gestão de talento eficaz e global

Günter K. Stahl, Ingmar Björkman, Elaine Farndale, Shad S. Morris, Jaap Paauwe, Philip Stiles, Jonathan Trevor e Patrick Wright

Embora as organizações devam prestar atenção a coisas como o recrutamento e a gestão de desempenho, a vantagem competitiva na gestão de talento não se obtém apenas com a identificação das principais actividades e a implementação das melhores práticas. As empresas e os líderes de topo subscrevem um conjunto de princípios que são consistentes com a sua estratégia e cultura.

9 – Como gerir equipas virtuais

Frank Siebdrat, Martin Hoegl e Holger Ersnt

As equipas virtuais oferecem enormes oportunidades apesar de representarem um desafio maior e, na verdade, as equipas dispersas podem ter um melhor desempenho do que grupos fisicamente próximos. Contudo, para atingir o sucesso, a colaboração virtual tem de ser gerida de formas específicas.

10 – Os seus subordinados estão preparar o seu fracasso?

Jean-François Manzoni e Jean-Louis Barsoux

Para que as relações gestor-subordinado funcionem, os gestores precisam de ter em conta não só os seus próprios processos mentais como também os dos seus subordinados. Para evitarem uma reputação negativa injusta, os gestores devem tomar quatro importantes medidas.

11 – Os processos de organização e gestão

David A. Garvin

Este artigo oferece uma estrutura unificadora para se pensar em processos – ou em sequências de tarefas e actividades – que oferecem um quadro integrado e dinâmico do comportamento da empresa e da gestão. Usados adequadamente, estes processos ajudarão a melhorar a capacidade dos gestores para cumprirem os seus objectivos.

12 – O controlo na gestão

Kenneth A. Merchant

O controlo na gestão pode ser um factor essencial de sucesso organizacional. Depois de definir estratégias e fazer planos, a principal tarefa da gestão é assegurar que estes planos são levados a cabo.

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