Assembleia da República discute hoje maior petição de sempre na área da Saúde: enfermeiros reclamam estatuto de alto risco

Os deputados portugueses debatem, esta quinta-feira, a maior petição de sempre na área da Saúde: foi subscrita por mais de 31 mil portugueses, sendo que o primeiro subscritor foi Eduardo Bernardino, dirigente do Sindicato de Enfermeiros, e que pretende “garantir aos enfermeiros o direito de acesso ao Estatuto de Profissão de Alto Risco e de Desgaste Rápido”.

Pedro Costa, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, recordou que “os enfermeiros estão sujeitos a condições de trabalho extremamente exigentes, a nível físico e emocional, e muitos colegas estão atualmente em elevado risco de esgotamento e exaustão”.

“Não exigimos mais do que aquilo a que temos direito. Os enfermeiros estão sempre na linha da frente da prestação de cuidados de saúde aos doentes portugueses. É hora de o Estado reconhecer, com a devidamente compensação salarial, a exigência da nossa profissão”, reclamou.

“Este é um momento determinante na enfermagem em Portugal, é o momento de o Estado Português retribuir todo o esforço que temos feito em prol dos portugueses e do Serviço Nacional de Saúde”, referiu o responsável.

O Sindicato de Enfermeiros enviou um ofício ao Presidente da República, onde apelou a Marcelo Rebelo de Sousa para que vete o decreto-lei que estabelece os termos da reforma das Unidades de Saúde Familiar – de acordo com o responsável sindical, o diploma cria ainda mais assimetrias entre as equipas de Saúde, uma vez que prevê incentivos apenas para os profissionais que adiram de forma voluntária ao novo modelo.






Comentários
Loading...