Montepio avança com aumento de 1,5%, mas continua negociações

No documento, os três sindicatos “sublinham que este adiantamento se revela manifestamente insuficiente para responder às reais necessidades dos trabalhadores” e que não acompanha a evolução do custo de vida, remetendo para a taxa de inflação prevista para 2025, de 2,3%

Executive Digest com Lusa
Janeiro 22, 2026
15:46

O Montepio vai antecipar um aumento de 1,5% nos salários dos seus trabalhadores, comprometendo-se a continuar as negociações, anunciaram hoje os sindicatos do setor da banca afetos à UGT.

Em comunicado, Mais Sindicato, Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN) e Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias (SBC) valorizaram a antecipação, ainda que a tenham considerado limitada.

No documento, os três sindicatos “sublinham que este adiantamento se revela manifestamente insuficiente para responder às reais necessidades dos trabalhadores” e que não acompanha a evolução do custo de vida, remetendo para a taxa de inflação prevista para 2025, de 2,3%.

“Para os sindicatos da UGT, o acréscimo salarial agora anunciado, embora positivo, não é, nem de perto nem de longe, suficiente, nem tão-pouco os fará abdicar da sua reivindicação por melhores condições salariais e laborais para os trabalhadores”, referem.

Apesar deste acréscimo, Mais, SBN e SBC acrescentaram que o banco se comprometeu a refletir o aumento que venha a ser conseguido em sede de negociação coletiva do setor, que “será devidamente valorizado e refletido na instituição”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.