Mau tempo: Neve corta estradas nacionais e municipais do distrito de Viseu

Várias estradas nacionais e municipais do distrito de Viseu ficaram cortadas durante a noite e madrugada de hoje devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões.

Executive Digest com Lusa
Janeiro 28, 2026
9:19

Várias estradas nacionais e municipais do distrito de Viseu ficaram cortadas durante a noite e madrugada de hoje devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões.

Segundo a mesma fonte, a queda de neve levou ao encerramento de três estradas nacionais: a EN2 entre Bigorne e Castro Daire (do quilómetro 131 até ao quilómetro 119), a EN321 entre Cinfães e Castro Daire, e a EN329 entre Vila Nova de Paiva e Porto da Nave (Moimenta da Beira).

Também não é possível transitar nas estradas municipais 553 entre Feirão (Resende) e Bigorne (Lamego), 1126 entre Rossão e Castro Daire, e 1168 entre Mezio (Castro Daire) e Tarouca, acrescentou.

A fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões referiu que “as estradas foram ficando cortadas durante a noite e de madrugada”, mas não há informação de pessoas ou viaturas retidas.

O mau tempo provocado pela depressão Kristin levou também a muitas quedas de árvores no distrito de Viseu, mas sem vítimas ou danos de maior, de acordo com informações dos comandos sub-regionais de Viseu Dão Lafões, Douro e Tâmega e Sousa.

A depressão Kristin fez-se sentir sobretudo entre as 03:30 e as 06:00 no centro e, a partir das 07:00, mais no interior, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portugal continental está hoje a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias – Ingrid e Joseph –, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo IPMA.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.

Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados e no distrito de Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre a viatura que conduzia.

O IPMA qualificou a Kristin como “ciclogénese explosiva”, termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.