As forças de segurança, GNR e PSP, passaram uma média de 700 multas por dia na primeira semana de desconfinamento, ou seja, entre as 00h00 do dia 14 de março e as 00h00 do dia 21 do mesmo mês, num total de 4.901 autos de contraordenação, avança o ‘Público’.
Segundo a mesma publicação, as infrações são muitas e vão desde festas ilegais, a ajuntamentos em restaurantes, bem como passeios sem justificação aparente, que incumpriam a interdição de circulação entre concelhos.
A maioria das multas foi aplicada pelo incumprimento do dever de recolhimento domiciliário, que totalizou 2.477 autos de contraordenação. Seguiu-se a circulação indevida entre concelhos, com 1.474 pessoas multadas e a violação da proibição de consumo de álcool n via pública, com 477 incumprimentos.
Para além destes, contabilizam-se também 161 contraordenações pela não utilização de máscara em espaços públicos, bem como cerca de 85 pelo consumo indevido de refeições à porta ou nas imediações dos estabelecimentos, que apenas podem vender ao postigo.
Quanto ao funcionamento indevido de restaurantes, motivou 64 coimas, já a violação da venda de bebidas alcoólicas fora das regras e dos horários previstos (entre as 6h00 da manhã e as 20h00, nos supermercados, sendo que a venda está proibida nas estações de gasolina), levou a 53 autos de contraordenação.
Por último, registaram-se ainda 14 multas por circulação de veículos com lotação superior à permitida. Recorde-se que atualmente, os veículos particulares com lotação superior a cinco lugares apenas podem circular com os ocupantes reduzidos a dois terços da sua capacidade, salvo se os passageiros forem da mesma família.














