José Gomes, Ageas Seguros: As maiores mudanças na Gestão em Portugal
1. Quais os grandes desafios ao nível da Gestão, nestes últimos 15 anos?
No mesmo mês em que a Executive Digest assinala os seus 15 anos, a Ageas Seguros, marca do Grupo Ageas Portugal, comemora o seu 5.º aniversário. Uma feliz coincidência! A Executive Digest tem enaltecido o trabalho desenvolvido pelos gestores, sendo decisiva no presente e futuro das empresas nacionais. A revista soube reinventar-se, tendo evoluído da simples divulgação da actividade das empresas para a revelação da cultura interna e da missão corporativa, algo que atrai a atenção dos leitores pela identificação com os temas.
A Ageas Seguros nestes cinco anos percorreu um caminho estratégico que aposta na consultoria, análise e prevenção de riscos. Por isso, a marca visa reconhecer e incentivar as boas práticas empresariais na área da prevenção.
Pensando nas dificuldades sentidas pelas PME na gestão do Risco, a marca lançou o PAR (Prevenção e Análise de Risco) – um serviço de consultoria e aconselhamento gratuito aos clientes PME, que actua sobre as principais causas dos acidentes e sinistros participados pelas empresas. Este possibilita a prevenção de acidentes e reduz os impactos financeiros que um sinistro origina. Através deste serviço, a marca analisa gratuitamente os níveis de segurança e protecção nas empresas, e oferece formações localmente.
Na esfera das PME, a marca criou também em 2020 o “Prémio Inovação em Prevenção”, com o objectivo de reconhecer e incentivar as melhores práticas empresariais na área da prevenção, premiando a excelência, a inovação e a perseverança das empresas e empresários. A iniciativa, que este ano se realiza também no mês de Abril, apoia o desenvolvimento empresarial a nível regional, promove a importância da prevenção nas empresas, assim como valoriza quem investe e apoia a causa.
A marca estabeleceu parcerias fundamentais com as principais ordens profissionais: Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Médicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Biólogos, Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Economistas. Prestando o melhor aconselhamento aos membros destas ordens, seus agregados familiares e empresas, a Ageas Seguros disponibiliza um serviço mais personalizado através de uma rede comercial focada neste segmento – Rede Private.
Com a Ordem dos Economistas criou em 2018 a iniciativa “Fórum Global PME”, juntamente com um conjunto de parceiros a nível nacional e regional. Consiste num ciclo de conferências realizadas em várias cidades do País, com o objectivo de discutir e debater assuntos relacionados com a realidade das PME e os riscos associados às mesmas.
2. Que principais mudanças nas empresas, e no seu sector em particular?
Ao longo dos anos, a Ageas Seguros foi se adaptando às necessidades dos consumidores, tendo em conta também as transformações no sector segurador, e por isso desenvolveu produtos e serviços diferenciadores, com uma proposta de valor ímpar. Foi importante promover um posicionamento assente no acompanhamento constante do dia-a-dia dos portugueses, mesmo nos momentos mais difíceis. A assinatura “Um mundo para proteger o seu” é reflexo dessa mesma preocupação.
O último ano talvez tenha sido o mais desafiante para todas as empresas nacionais e internacionais, ao assistirmos a uma crise económico-social sem precedentes. No caso específico da Ageas Seguros, o foco do negócio centrou-se na necessidade de protecção das comunidades, por forma a prevenir acidentes com pessoas e património. Nesse sentido, foram criados dois produtos inovadores que responderam às necessidades durante a pandemia e que se irão prolongar após a mesma, os seguros Ritmo Vida e Acidentes Pessoais. Em 2020 passou a ser prioritário o investimento na digitalização, dado que tivemos de suspender temporariamente o atendimento presencial nas lojas Ageas e surgiu o obstáculo do distanciamento social. Tivemos assim de apostar em novos canais digitais, que possibilitassem a continuidade da proximidade entre mediadores e clientes e foram colocados à disposição dos nossos parceiros de negócios ferramentas, que garantiram a presença na marca no ecossistema digital.
Este ano vamos apostar fortemente na nossa rede de mediadores, através da organização de várias iniciativas, virtuais e presenciais, assegurando a presença nacional através do investimento em diferentes canais de distribuição e com o aperfeiçoamento contínuo dos nossos processos e produtos.
3. Em que medida é que a Executive Digest serviu de “ferramenta” para os gestores portugueses?
Nos últimos 15 anos é visível a forma como a Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Ageas Portugal tem sido uma prioridade transversal às suas marcas, alicerçadas em três pilares: Cuida, Age e Protege. O papel da Fundação Ageas é imprescindível no fomento: da Literacia Financeira com o “Orienta-te”; do Empreendedorismo e inovação social com o “Relança-te – Escola de Impacto” e do Voluntariado Corporativo, como a “reflorestação do Pinhal de Leiria” e a “Chamada Amiga” para seniores isolados socialmente. A Ageas Seguros e a Médis afirmaram o seu papel de RSC especialmente no contexto da pandemia, com a doação de 411.900 euros à Cruz Vermelha Portuguesa, o que permitiu aumentar a capacidade de realização de testes de diagnóstico em 71 concelhos, com um total de 120 mil testes realizados.
Este artigo faz parte do Tema de Capa publicado na Revista Executive Digest n.º 181 de Abril de 2021