Cuba sofre apagão à escala nacional

Um apagão a escala da ilha está a ocorrer hoje em Cuba, que se confronta com a descida das reservas de combustível e uma rede de distribuição de eletricidade com problemas.

Executive Digest com Lusa

Um apagão a escala da ilha está a ocorrer hoje em Cuba, que se confronta com a descida das reservas de combustível e uma rede de distribuição de eletricidade com problemas.


O apagão no país, com cerca de 10 milhões de habitantes, foi noticiado pela estatal Electric Union, que adiantou que a causa está a ser investigada.


O Ministério da Energia e Minas adiantou que ativou protocolos para restaurar o fornecimento de eletricidade.


A disponibilidade de combustível tem estado com problemas desde janeiro, quando o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou sujeitar a taxas alfandegárias qualquer país que venda ou forneça petróleo à ilha.


Os serviços de transporte público foram suspensos na sua maioria e, nos hospitais, foram canceladas dezenas de milhares de cirurgias.

Continue a ler após a publicidade

O Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, acusou os EUA de tentarem “incitar o conflito social ao estrangular o fornecimento de combustível a Cuba”.


Cuba só produz 40% do combustível que precisa. Os 730 mil barris de petróleo descarregados por um navio russo em março esgotaram-se no final de abril.


O governo tem racionado o fornecimento de energia, com cortes que chegam a durar mais de 24 horas.

Continue a ler após a publicidade

Um apagão em meados de maio afetou as províncias orientais, mas outro em meados de março atingiu toda a ilha.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.