Depois de umas ‘tréguas’ nos últimos dias, a chuva regressa a Portugal continental a partir desta quarta-feira e chega com força e os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sob aviso laranja a partir do final da manhã, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA indica que o aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, prolonga-se entre as 12:00 e as 21:00 de quarta-feira nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga.
Entre as 09:00 e as 12:00, os três distritos da região Norte de Portugal continental estarão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave.
Ainda segundo o IPMA, o distrito de Aveiro estará sob aviso amarelo a partir das 12:00, passado depois para aviso laranja entre as 15:00 e as 21:00 de quarta-feira.
Os distritos de Viseu e Vila Real terão aviso amarelo entre as 12:00 e 21:00, também de quarta-feira, enquanto no distrito de Coimbra o aviso amarelo irá prolongar-se entre as 15:00 e as 21:00.
De acordo com o IPMA, todos estes avisos foram emitidos devido às previsões de “precipitação por vezes forte e persistente”.
E o que esperar?
“Precipitação, persistente e por vezes forte, no litoral Norte e Centro e pouco provável no Algarve. Vento forte na faixa costeira e nas terras altas do Norte e Centro a partir do fim da manhã”, referiram os meteorologistas, destacando o “céu muito nublado” na região Norte e Centro, sendo que a chuva vai aumentar a intensidade a partir da tarde. Há também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”, assim como uma “pequena subida da temperatura mínima”.
No Sul do país, o “céu estará em geral muito nublado, com períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir da tarde, sendo pouco provável no Algarve”.
Em Lisboa e no Porto, o cenário repete-se: “céu em geral muito nublado” para as duas principais cidades do país, sendo que na Invicta a chuva vai fazer-se sentir com maior intensidade.














