Wall Street English: Ensino diferenciador e inovador

A inovação está no ADN do Wall Street English desde a sua nascença. Então Wall Street Institute, a marca surge em Itália, no ano de 1972 pelas mãos do italiano Luigi Tiziano Peccenini que, em conjunto com o seu colega Luciano Biondo, criou o método de Blended Learning. Diferenciando-se do método de ensino tradicional, que a maioria dos leitores pôde experienciar durante a sua infância, adolescência ou vida adulta, este método combina vários formatos de ensino num só ciclo de estudo que visa ensinar inglês aos alunos da mesma forma que, em crianças, aprenderam a sua primeira língua. Este ciclo de aprendizagem, que se repete ao longo de 20 níveis, inicia-se com sessões autodidáticas e digitais que, ao longo dos mais diversos temas e em vídeo, convidam o aluno a ouvir, repetir, ler, escrever e, finalmente, falar. As sessões são intercaladas com exercícios práticos realizados em manuais escolares e aulas em turmas reduzidas e acompanhadas por diferentes professores, sejam estas de avaliação, gramática ou prática da oralidade. Cumpridas as aulas necessárias para concluir o ciclo de estudo e avançar de nível, o aluno é avaliado, em aula, pelo professor e pode ainda marcar aulas extra para trabalhar os pontos de melhoria identificados pelo mesmo.

Criado há mais de 50 anos, este método continua hoje a ser aplicado nas escolas do, agora, Wall Street English que, está já presente em mais de 30 países espalhados por todo o Mundo. Este método de ensino único e inovador confere, desde então à marca, a vantagem competitiva sustentada que lhe permite estar entre os líderes mundiais no ensino da língua inglesa.

«Na história do Wall Street English a inovação tem um papel fundamental na criação de um serviço diferenciado que conquista a preferência dos consumidores pelas mais diversas razões. Sem horários fixos e aulas repetitivas, o nosso método não só se ajusta às agendas exigentes dos nossos alunos adultos, como lhes permite estudar ao seu ritmo e à velocidade a que a sua motivação deixar. Não há períodos lectivos, nem inscrições abertas: as portas das nossas escolas estão abertas durante todo o ano e qualquer um pode vir experimentar!», sublinhou Darren Swan, CEO do Wall Street English em Portugal.

INOVAÇÃO NO SERVIÇO

Se o método de ensino se mantém o mesmo desde há 50 anos, os conteúdos, e respectivos formatos, deste sistema de aprendizagem único têm vindo a sofrer várias alterações ao longo dos anos. Em Portugal, há cerca de seis anos, todos os conteúdos didácticos digitais foram actualizados para um formato de vídeo mais dinâmico que, em muito se assemelha a uma série televisiva que facilmente assistiríamos sentados no sofá, através da nossa televisão ou mesmo do portátil. Esta espécie de série relata a história de um grupo de amigos, de diferentes nacionalidades, que tentam vingar na vida, em Nova Iorque. São conteúdos divertidos com os quais o aluno facilmente se identifica e que pretendem ensinar inglês através de situações da vida real – situações em que o aluno se encontrará certamente quando precisar de aplicar o inglês.

«Beneficiamos de uma enorme rede de talento e experiência espalhada por todo o Mundo. Com isso usufruímos de economias de escala na aquisição de tecnologia e know-how que nos permite ir ao encontro das aceleradas mudanças no comportamento dos consumidores. Se há 15 anos, a vertente de estudo digital não estava entre as favoritas dos alunos portugueses, hoje, que em vídeo é possível realizar as aulas em ambiente responsive, através de um tablet ou smartphone, esta é já uma das componentes preferidas pelos alunos. Procuramos sempre que possível utilizar as novidades do mercado e a sofisticação da tecnologia para melhorar a experiência e aprendizagem dos nossos alunos. É exemplo disso uma ferramenta que integrámos, em 2019, nos exercícios de reading, permitindo aos alunos obter feedback em tempo real quanto à sua pronúncia, através de inteligência artificial. Para além disso, hoje é possível estudar 100% online com a nova Digital Classroom que integrámos no nosso produto desde a pandemia. Os alunos podem aprender inglês onde e quando quiserem, alternando entre aulas presenciais e online consoante a sua preferência», refere Diogo Pereira, director de Marketing.

INOVAÇÃO E A APOSTA NAS PESSOAS PARA SUSTER A LIDERANÇA E CONFERIR CRESCIMENTO NA ERA DIGITAL

Nos dias de hoje, facilmente encontramos no mercado variadas soluções de CRM que podemos integrar com os nossos sistemas de forma a gerir a nossa actividade comercial. No entanto, para comandar o crescimento de uma rede com já 36 escolas em Portugal, a equipa do Wall Street English apostou desde cedo na criação do seu próprio CRM – uma ferramenta criada internamente e de raíz para garantir uma gestão eficiente da sua carteira comercial. Em Portugal, a marca tem sido também pioneira na aposta em marketing digital, apostando uma percentagem significativa e crescente do seu budget anual na aquisição de novos clientes por esta via. Para garantir eficácia, a equipa de gestão do Wall Street English tem inovado também através da aposta na integração de talento nas mais diversas áreas da gestão, tendo criado até, e há mais de 20 anos, o seu próprio call-center que optimiza os pedidos de contacto provenientes de todo o país. Talvez seja por esta razão que, de entre os vários países em que o Wall Street English está presente, Portugal seja aquele que mais escolas de inglês possui por habitante.

«Para termos bons resultados e conseguirmos continuar a crescer não podemos limitar-nos a ter um serviço diferenciado. É fundamental inovar através do investimento em novo talento e boas pessoas, porque sejam estas pessoas colaboradores internos ou fornecedores externos, constituem parte de uma equipa com a qual é essencial construir uma relação duradoura e de confiança. Só assim se conseguem criar sistemas estáveis e, consequentemente, implementar estratégias vencedoras e sustentáveis que nos garantam a prestação de um serviço de excelência a uma grande escala », explica Nuno Rosado, CIO.

GARANTIR A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS

Em 2023, o Wall Street English foi reconhecido pelos consumidores portugueses com o Prémio Cinco Estrelas, na categoria de Escolas de Línguas e pelo oitavo ano consecutivo. Para além da aposta em equipas constituídas por profissionais de alta qualidade, implementação de best practices por toda a rede e desenvolvimento de várias sessões de formação ao longo do ano, o Wall Street English tem apostado também em inovar nas métricas de qualidade com que ausculta, por um lado, as opiniões dos seus alunos e por outro, a performance das suas equipas. Desta forma e, mais uma vez com o apoio de novos sistemas mas também de novas práticas implementadas por course consultants, que acompanham diariamente a evolução dos seus alunos, foi possível estabelecer novos processos que garantem padrões de qualidade de excelência, transversais a todas as escolas.

«É preciso ir além das nossas tarefas diárias para conseguir criar novas formas de medir e garantir a qualidade do serviço que prestamos. Aqui, mais do que perceber as preferências dos nossos alunos temos que nos focar nos pontos que possam estar a criar frustração na aprendizagem e que de alguma forma limitam o seu progresso no seu curso de inglês. Não podemos em momento algum esquecer-nos que este é o nosso maior propósito: ajudar o nosso cliente a atingir o objectivo a que se propôs quando escolheu o Wall Street English para estudar inglês. Implementámos nova formas de identificar os alunos que estão a ficar para trás no seu percurso, perceber a sua razão e de agir com rapidez para que o aluno regresse à escola e se sinta motivado. Isto só é possível com um trabalho de acompanhamento personalizado e diário no qual as nossas equipas são incansáveis. A satisfação dos nossos alunos é a chave para a obtenção de sucesso no curso de inglês. E só esse sucesso permitirá suster e conferir crescimento no mercado», considera Rui Cruz, COO.

QUASE 30 ANOS A INOVAR EM PORTUGAL

Em 2025, o Wall Street English celebra 30 anos de actividade em Portugal. Com 36 escolas espalhadas por todo o país, a marca orgulha-se de já ter ensinado inglês a mais de 300 000 alunos bem-sucedidos. Com um crescimento sólido e um número record de alunos activos, graças à inovação e à aposta forte na tecnologia, o Wall Street English conseguiu já superar os resultados pré-pendemia em 2022. Desde a criação do seu método de ensino há 50 anos atrás, à manutenção de um serviço de qualidade que se adapta às novas tendências digitais de consumo, o Wall Street English reconhece e aposta, desde sempre, na inovação como um dos principais pilares de crescimento. O espírito de mudança e renovação que pauta o modelo de gestão desta empresa, transborda também para a configuração das escolas. Aí, sentimos que também os seus alunos, em busca de concretizar os seus sonhos, encontram no inglês a solução de transformação que lhes permite conectar, compreender e vingar num mundo cada vez mais competitivo. Neste mundo em mudança constante, gerir a inovação nas marcas é crucial e, neste caso, é também em busca desta possibilidade de inovação, pessoal ou profissional, que os alunos procuram aprender inglês e escolhem o Wall Street English.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transformação Digital”, publicado na edição de Novembro (n.º 212) da Executive Digest.

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