Volkswagen: Mais-valia para o segmento empresarial
A Volkswagen é uma marca atenta às necessidades desta tipologia de consumidores e posiciona- -se com uma forte ofensiva de produto neste segmento, sejam modelos 100% eléctricos, Hibridos Plug-In ou Diesel. «Temos uma vasta oferta para o segmento executivo. No ambito das viaturas 100% eléctricas temos o ID.4, o ID.5 e, com o lançamento previsto para Janeiro de 2024, o Novo ID.7 com autonomias até 700km, onde nos posicionamos com uma proposta premium. Relativamente às viaturas Hibridas Plug-In temos também uma oferta bastante extensa com a nossa gama Arteon Shooting Break, e o Novo Touareg, que chegou ao mercado nacional no passado mês de Outubro. Para 2024 estrearemos também os novos modelos Tiguan e Passat, que historicamente têm uma excelente aceitação no segmento dos clientes executivos», explicam os responsáveis da empresa à Executive Digest.
De facto, a fiabilidade da Volkswagen é reconhecida pelos seus clientes, como um dos pontos fortes da marca, sendo que se pode destacar igualmente a tecnologia a bordo, o conforto na condução a que acrescentam, no caso dos modelos 100% eléctricos, as autonomias e a sustentabilidade no processo produtivo destes modelos. Os responsáveis acrescentam também que os modelos eléctricos e híbridos estão a ganhar espaço entre o segmento de clientes executivos. «Este tipo de ofertas constituí uma mais valia para o segmento empresarial, não só pelos benefícios fiscais associados à aquisição desta tipologia de viaturas mas também pelo que fazem por uma imagem de marca cada vez mais sustentavel e eco friendly», referem os responsáveis.
Quando falamos em automóveis executivos, o design e o conforto são factores distintivos mas não só. «Se por um lado os nossos modelos apresentam características marcantes ao nivel do design e conforto, apresentam também tecnologias a bordo que permitem uma experiência mais conectada», sublinham. Esta tipologia de utilizadores pretende uma utilização conectada e sem preocupações. No caso, por exemplo, do Novo ID.7 a Volkswagen conta com tecnologias que permitem autonomias até 700km, um teto panorâmico capaz de se tornar opaco ou transparente através de controlos de voz e um sistema de ar condicionado inteligente, que permite que o mesmo seja accionado assim que a chave é detectada. Permite igualmente detectar o posicionamento do Sol e direccionar automaticamente a ventilação para os pontos de mais calor no interior da viatura.
«Estes clientes são, por norma, bastante exigentes na hora de escolher uma viatura. Claramente procuram uma marca ou modelo que lhes transmita total confiança e que vá ao encontro das suas necessidades e expectativas. É por esse motivo que, para esta tipologia de condutores, questões como a segurança, a fiabilidade, o conforto, a tecnologia e o design, são factores preponderentes no processo de escolha de um automóvel », afirmam os responsáveis da Volkswagen à Executive Digest.
DESAFIOS
As inovações tecnológicas são, hoje em dia, substancialmente mais rápidas do que eram no passado. A evolução dos motores a combustão, comparativamente, demorou muito mais tempo do que aquela a que estamos a assistir nas viaturas eléctricas, por exemplo.
Também é verdade que a necessidade do cumprimento dos Acordos de Paris, que definem que a partir de 2035, na Europa, as marcas automóveis deixam de poder vender viaturas a combustão, levou a que houvesse um foco muito significativo na descarbonização dos seus produtos. «No caso concreto da Volkswagen, com a actual dinâmica de produto, o objectivo passa por cumprir esta meta até 2033. É este o nosso foco!», explicam.
Entretanto, e já em 2024, para além do lançamento de 2 modelos 100% eléctricos, a aposta passa também por ter uma oferta de modelos Híbridos Plug In com autonomias eléctricas até 100km. Esta será uma evolução substancial face à actual proposta onde registam autonomias até 50km. «Acreditamos que o actual contexto económico possa trazer novos desafios a outros segmentos de mercado que não este, sendo que, no caso particular do segmento dos automóveis executivos, esse impacto não será significativo», concluem os responsáveis em entrevista à Executive Digest.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para Executivos ”, publicado na edição de Novembro (n.º 212) da Executive Digest.