VIC Properties: Uma “nova cidade” nasce à beira-rio

Para além de um complexo residencial único na cidade de Lisboa, situado na primeira linha de rio, o Prata vai muito mais além. A sua envolvente oferece uma autêntica “vila à beira-rio”, onde não só os residentes, mas também todos os cidadãos podem usufruir dos novos espaços de lazer, como a ciclovia, os parques infantis do Parque Ribeirinho Oriente, assim como da ligação ímpar ao Tejo, que faz com que este seja já um dos mais cotados jardins de Lisboa. “Um espaço perfeito para passear, correr, pedalar ou simplesmente disfrutar do som das águas do rio”, sublinha Luís Gamboa, Chief Operating Officer da VIC Properties, referindo ainda o facto deste projeto estar inserido no coração de três dos bairros mais criativos e dinâmicos da cidade – Marvila, Beato e Parque das Nações. Para tal, também tem contribuído a VIC Properties e o Prata, que, garante, “vão continuar a apoiar e a promover diversos eventos, com destaque para os culturais”.
A nível cultural, e através de um protocolo estabelecido com a Plataforma P’la Arte, a VIC Properties cedeu lojas do Prata Riverside Village a artistas que, perante a situação extrema provocada pela pandemia, ficaram sem espaço de trabalho onde desenvolver a sua produção artística. Esta parceria é mais um exemplo do compromisso da VIC Properties no apoio e promoção da arte e cultura, e do Prata Riverside Village que, entre outros projetos culturais, recebe todos os primeiros sábados de cada mês o Mercado P’la Arte, onde dezenas de artistas surpreendem não só os moradores como todos os visitantes desta feira, tendo uma oportunidade de exibir e comercializar o seu trabalho.
Além disso, “o Prata é hoje a casa de mais de uma dezena de diversos espaços comerciais, com a abertura de novas lojas a decorrer a um excelente ritmo. E esta oferta vai continuar a crescer”, assegura Luís Gamboa.
São várias as empresas que já “habitam” o Prata Riverside Village, escolhendo a zona de Marvila para abrir as suas lojas. São exemplos disso, a Delta The Coffee House Experience, o Prata Café, a Rise Bike Shop, a Into Beauty, a Mercearia da Prata, a loja de mobiliário EliteLine, a loja de arquitetura de interiores de Carla Zuzarte e a multinacional Grohe com a instalação do seu primeiro showroom em Portugal, que já estão de portas abertas para receber os seus visitantes.
A nível de restauração, inauguraram recentemente os restaurantes Rio de Prata, liderado pela chef Carla Sousa, e Cozinha da Prata.
De acordo com Luís Gamboa: “Com a abertura destes novos espaços, a VIC Properties reforça a sua aposta na diversificação da oferta comercial presente no Prata Riverside Village. Melhorar a qualidade de vida dos residentes e visitantes de Marvila, oferecendo um conjunto de serviços diversificado, mais do que um objetivo é uma missão. Também por isso, a VIC Properties encontra-se neste momento a negociar a entrada de mais empresas no Prata Riverside Village, nomeadamente novos espaços de restauração e lojas de outras áreas de atividade”.
Com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área comercial disponível no Prata Riverside Village (localizada no piso 0 de todos os lotes), desde o início deste projeto que a VIC Properties assumiu que: “a sua intenção não é construir meros empreendimentos de betão, mas sim por projetar e desenvolver áreas residenciais desde a raiz, criando produtos de alta qualidade, integrados em comunidades vivas, servidas por comércio, serviços, equipamentos culturais e áreas verdes”. Desta forma, a VIC Properties reitera a sua disponibilidade para receber neste espaço negócios históricos de Marvila, assim como projetos mais recentes que ajudarão a revitalizar esta freguesia lisboeta.

MODERNIDADE E SUSTENTABILIDADE EM PERFEITA HARMONIA
Depois do sucesso dos primeiros edifícios do Prata Riverside Village, que vieram dar uma nova dinâmica à zona oriental de Lisboa, a VIC Properties iniciou o ano de 2023 com uma nova aposta, o Edifício Park. Com uma localização privilegiada, na primeira linha de frente rio e situado junto à praça central do único projeto em Portugal assinado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, vencedor do Prémio Pritzker, o Edifício Park é composto por mais de sete dezenas de apartamentos com tipologias entre o T0 e o T4, com valores a partir dos 400.000€. Aliando modernidade e a funcionalidade às tecnologias de materiais sustentáveis e duradouros, este edifício está em comercialização com um excelente ritmo de vendas.
Sendo a sustentabilidade uma preocupação premente da promotora imobiliária, todos os apartamentos do Park refletem a preocupação com a eficiência energética, tal como acontece em todos os edifícios do Prata Riverside Village, com eficiência energética de Classe A ou A+. Para além disso, neste novo edifício a VIC Properties vai mais além, evoluindo para a instalação de Painéis Fotovoltaicos ao invés do Solar Térmico que caracteriza os anteriores edifícios, mantendo- se o sistema de domótica que permite facilmente criar cenários para o ensombramento das janelas de dimensões generosas a diferentes horas do dia, minimizando o uso de energia para aquecimento/ arrefecimento dos apartamentos. Seguindo as novas tendências de mobilidade elétrica, a inclusão de carregadores para viaturas elétricas no estacionamento privativo mantem-se.
Entre as principais características destes novos apartamentos, destacam-se os elevadores panorâmicos com vista para o Tejo e para o jardim privado do edifício, acabamentos premium, cozinhas Ernesto Meda em conceito aberto, com ou sem ilha, equipamento completo SMEG, ar condicionado, domótica e arrecadação.
Este novo edifício veio complementar a oferta do Prata, dada a elevada procura que se tem registado, sendo que dos 420 apartamentos colocados no mercado, mais de 80% já se encontram vendidos, a grande parte a portugueses, que representam 55% das aquisições, mas também a comunidade internacional, com compradores de cerca de 40 países. Espera-se em breve mais lançamentos.
“Os habitantes do Prata são muito diversificados, seja a nível de origem ou da fase de vida em que se encontram, mas estão unidos na sua sensibilidade à arquitetura, ao design, ao detalhe e a novas propostas de estilo de vida e urbanismo”, explica Luís Gamboa. Acrescentando que: “A cada dia que passa, o objetivo de construir uma autêntica “vila à beira-rio” solidifica-se e mostra que a visão de Renzo Piano para este local era a correta. Com o desenvolvimento do Prata, a VIC Properties prossegue, com sucesso, a missão de requalificar e devolver a todos os cidadãos a frente ribeirinha oriental, uma parte da cidade de Lisboa que durante muitos anos esteve abandonada”. Neste momento, a VIC Properties está a preparar a entrega dos apartamentos de mais dois edifícios. O Square, que receberá os primeiros habitantes durante o primeiro semestre, e o Urban. O Square conta com 107 apartamentos, 75% dos quais já estão vendidos. A comercialização do Urban, que conta com 65 apartamentos, encontra-se já nos 95%. Os 175 apartamentos dos edifícios da primeira fase, The One, Riverside e West, encontram-se totalmente comercializados.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Imobiliário”, publicado na edição de Abril (n.º 205) da Executive Digest.