The Lisboa MBA Católica|Nova: Líderes com impacto positivo e sustentável

Abordagem holística é um dos pilares do The Lisbon MBA, que integra as tendências mais vanguardistas na gestão do negócio com o desenvolvimento de competências de liderança, comportamentais e relacionais.

Em entrevista à Executive Digest Maria José Amich, directora executiva do The Lisbon MBA, explica como os alunos desenvolvem o seu potencial de liderança para se tornarem Principled Global Leaders.

O The Lisbon MBA Católica|Nova representa uma parceria excepcional entre duas business schools de topo, a Nova SBE e a CATÓLICA-LISBON, em colaboração com o MIT Sloan. Que balanço fazem desta parceria já com 15 anos?

Nestes 15 anos, a parceria com a escola de negócios MIT Sloan, reconhecida internacionalmente como um hub de empreendedorismo e inovação, tem proporcionado aos nossos alunos uma experiência de imersão neste ecossistema privilegiado.

No caso do The Lisbon MBA International, intensivo de 12 meses, full-time, destinado a profissionais de alto potencial com uma média de oito anos de experiência que pretendem acelerar as carreiras profissionais em Portugal ou a nível internacional, ou desenvolver o seu negócio, inclui um mês de imersão no MIT Sloan, em Boston (EUA), com cadeiras focadas no empreendedorismo e na transformação digital. Para o MBA Executivo, de 22 meses em part-time, destinado a profissionais mais seniores, com uma média de 13 anos de experiência profissional que pretendem evoluir para posições C-Level, o período de imersão é de uma semana intensiva.

Para além de partilharem a experiência da vida no campus contam com professores de excelência académica e profissional, em áreas como Empreendedorismo, Inovação Tecnológica, Modelos Digitais de Negócio, entre outras.

No The Lisbon MBA Católica|Nova focamos os programas de MBA na capacitação dos nossos alunos, nomeadamente no desenvolvimento do seu espírito inovador e empreendedor, critical thinking e na resolução de problemas complexos, sendo a parceria com o MIT um impulsionador significativo.

Como é que o The Lisbon MBA Católica| Nova pode contribuir para as novas prioridades dos empreendedores? De que forma pode ajudar a carreira de quem sente a vocação do empreendedorismo?

Oferecemos inúmeras oportunidades para os alunos implementarem projectos de negócio e participarem em programas de aceleração e damos as ferramentas para desbloquearam o seu potencial. O The Lisbon MBA Entrepreneurship Hub e o Alumni Startup Contest são exemplos de iniciativas que fomentam o desenvolvimento do espírito empreendedor e de inovação. Permitem que os alunos desenvolvam e apresentem as suas ideias de negócio a um conjunto de investidores e líderes, bem como a oportunidade de participarem na competição da Web Summit e serem vencedores. Exemplo recente é o alumni Henrique Prado Ferreira, que venceu o concurso da Web Summit 2023, concorrendo com mais de 2608 startups com a empresa Inspira, da qual é cofundador. Trata-se de dar aos nossos alunos as ferramentas para desbloquearem o seu potencial.

Destacamos ainda a colaboração com a Start-Up Lisboa nos programas de aceleração para fomentar o empreendedorismo.

Por outro lado, organizamos regularmente masterclasses sobre empreendedorismo, destacando-se a recente Masterclass com o tema “O Futuro do Empreendedorismo”, administrada pelo conceituado Professor Paul Cheek, director executivo do Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship.

Como é que o vosso MBA trabalha o tema da transformação digital?

A transformação dos modelos de negócio e a inovação tecnológica estão no core dos programas do The Lisbon MBA CatólicalNova. O conteúdo dos nossos programas é constantemente actualizado para acompanhar as novas tendências, como a inteligência artificial, abrangendo áreas como Data Analytics, AI, Digital Marketing, e ética empresarial, para formar líderes para a fronteira digital.

O The Lisbon MBA International e Executive abrangem muito mais do que apenas proporcionar competências profissionais. Trata-se de mudar a visão que os alunos têm do mundo e a forma como o vêm, para se sentirem preparados, confiantes e enriquecidos para navegar e liderar num mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).

No The Lisbon MBA olham para as competências de liderança não como “soft skills”, mas como “deep skills” que irão sustentar uma mentalidade capaz de ter um impacto duradouro e positivo nas pessoas, negócios e sociedade. Nesse sentido, qual a importância da componente de Leadership Development e da Inteligência Emocional nos programas?

Os nossos programas distinguem-se, entre outros aspectos, pela sua abordagem holística, um dos pilares do The Lisbon MBA, e integram as tendências mais vanguardistas na gestão do negócio com o desenvolvimento de competências de liderança, comportamentais e relacionais. O desenvolvimento do potencial de liderança com impacto dos nossos alunos é parte integrante da nossa missão de formar Principled Global Leaders.

Além das cadeiras core e optativas, o aluno desenvolve competências de liderança trabalhando com equipas diversas durante todo o programa; existe uma componente específica denominada Leadership Stream para o Executive MBA e LEAD para o International MBA, que foca especificamente nas competências soft que gostamos de denominar “deep skills”, centradas nas pessoas. O aluno começa por reflectir sobre o seu estilo de liderança e aprende a auto gerir-se e desenvolver competências que lhe irão permitir descobrir a melhor versão de si próprio para motivar e mobilizar as pessoas que lidera, construindo uma cultura de trabalho positiva. Nesta componente de liderança temos sessões dedicadas a Finding your Purpose, Emotional Intelligence, Ethics and Sustainable Leadership, Embrace Diversity, entre outras. Inclui também uma componente mais prática, de Leading in Action, através de parcerias com a Marinha Portuguesa e, no caso do Leadership Stream, com sessões de Group Coaching e P2P Coaching, acompanhadas por coaches internacionais acreditados e com grande nível de experiência com executivos. Dominar a arte de comunicar, desenvolver competências de negociação, persuasão, influência, resiliência e adaptabilidade fazem também parte desta jornada de aprendizagem e desenvolvimento. Destacamos ainda no LEAD a componente de Social Leadership, com foco nas acções de voluntariado, nomeadamente através da parceria com a Just a Change.

Adicionalmente, os alunos têm a opção de ter um apoio personalizado por parte do nosso departamento de carreiras e participar em sessões de counselling e de mentoring com C-Level. De salientar ainda a dinâmica comunidade de alumni que tem promovido o desenvolvimento de Chapters internacionais em vários países, como seja Índia e Brasil, além de Chapters sectoriais e temáticos, sobre temas como empreendedorismo, sustentabilidade e liderança feminina, entre outros.

A diversidade das turmas é um aspecto fundamental da vossa missão em fomentar o potencial dos alunos como líderes globais. Quais as principais razões para este sucesso?

A diversidade e inclusão estão presentes no ADN do The Lisbon MBA Católica|Nova. Procuramos um grupo diversificado de candidatos com elevados padrões éticos e forte potencial que partilham a nossa missão e valores, que pretendem impulsionar as suas carreiras, que queiram desafiar os seus limites, com curiosidade intelectual, que estão ansiosos para impulsionar e inspirar mudanças com propósito e que querem ter uma experiência de aprendizagem transformadora, tornando-se líderes com impacto positivo na sociedade e no mundo.

A par da capacidade académica de dominar conceitos analíticos e quantitativos, procuramos candidatos que tragam diversas perspectivas e experiências. Procuramos ter turmas que primam pela diversidade e inclusão, definida no seu sentido mais amplo, assegurando que uma variedade de culturas, géneros, crenças, experiências educativas e profissionais irão elevar os padrões de aprendizagem e acrescentar valor na partilha, no trabalho em equipa e na discussão em aula, nesta experiência transformadora que caracteriza um programa de MBA.

A diversidade também se reflecte na formação académica dos nossos alunos, e este ano o programa full- -time International MBA destaca-se com a maior diversidade de sempre. A classe tem mais de 60% de alunos estrangeiros, que abrangem 13 nacionalidades, com diferentes backgrounds e experiência profissional em sectores e indústrias diferenciadas, com foco nas áreas de tecnologia, sector público e educação, retalho, transportes, consultoria, healthcare e terceiro sector (ONG). Sublinhamos ainda a crescente participação de mulheres que representam agora 61% do total de alunos que constituem a turma de 2024.

Consideramos que a dimensão internacional e a diversidade são uma mais-valia pois enriquecem a experiência e contribuem para a transformação do mindset dos alunos. Num modelo de ensino baseado em action learning, a diversidade tem um papel importante, pois permite criar uma experiência única através do contributo de cada um, que eleva os padrões de aprendizagem e inspira novos ângulos de investigação, novos modelos de análise, um pensamento crítico estratégico e novas soluções e abordagens aos desafios do mundo real.

Para promover a diversidade, a inclusão e a excelência, temos disponíveis várias bolsas de estudo: a The Lisbon MBA Scholarship, que se destina a candidatos que, pela sua forte componente de diversidade, irão contribuir de uma forma excepcional para o enriquecimento da aprendizagem em aula; a Innovation and Entrepreneurship Scholarship, para candidatos com uma sólida experiência no ecossistema do empreendedorismo; a Woman in Business Scholarship, destinada a candidatas do género feminino com carreiras notáveis; a Social Impact Scholarship, para profissionais que tenham trabalhado neste sector durante, pelo menos, dois anos; e a Merit Scholarship, para candidatos com um percurso académico de excelência.

Em conclusão, acreditamos que é a riqueza da diversidade que nos permite desenvolver os líderes que pretendemos: resilientes, com elevada adaptabilidade, preparados para a mudança com impacto e para o futuro.

>> Maria José Amich, directora executiva do The Lisbon MBA

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, pós-graduações & formação de executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 218) da Executive Digest.

Ler Mais