Super Bock Group: Autenticidade e relevância

A Super Bock foi considerada a marca com melhor índice de reputação no sector Beverage Alcohol, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «É um resultado que advém da proximidade da marca aos portugueses, no seu dia-a-dia, já que lhes proporcionamos experiências em territórios de convívio, união e partilha, como são a música, o futebol e as festividades. Todos potenciam a Amizade, que é o foco de actuação de Super Bock e que os consumidores valorizam, e na qual também está centrada a nossa comunicação», explica Graça Borges, directora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group, em entrevista à Executive Digest.

O Super Bock Group acredita que é determinante manter a coerência e trazer diferenciação ao mercado, sempre em consonância com aqueles que são os valores e o posicionamento das diferentes marcas. É o que faz através da Super Bock, que é inovadora e está, permanentemente, focada em conhecer as necessidades dos consumidores e entregar propostas de valor cervejeiras adequadas. Trata-se de uma marca autêntica, relevante e próxima, posicionamento que se mantém até hoje e continua a ser muito valorizado pelo consumidor. «Assim, procuramos proporcionar, sempre, a melhor experiência cervejeira, acompanhando aquelas que são as tendências e as preferências do consumidor, disponibilizando um portefólio adequado para o consumo dentro e fora de casa, à qual juntamos uma forte presença em grandes territórios que envolvem o convívio entre amigos, emoção, partilha e união, que são tão característicos da marca Super Bock. Refiro-me a territórios ligados à cultura, com foco na música, mas também festividades, e ao desporto, com maior presença no futebol. Não se traduz a uma simples presença de marca, pois temos também como prioridade proporcionar experiências que sejam únicas e memoráveis, e assim, torna-se possível fortalecer a relação entre a Super Bock e os consumidores», reforça Graça Borges, que elege ainda a autenticidade, a relevância e a proximidade como valores da empresa e dos quais nunca abdica. Além disso, junta ainda os pilares de actuação da marca, como são a amizade e experiência cervejeira.

A relação com os colaboradores, parceiros e com a comunidade fazem também parte deste reconhecimento por parte dos portugueses. «Acreditamos que sim, não apenas por darmos conta do que fazemos aos diferentes stakeholders, numa comunicação que é adaptada de acordo com o destinatário, como por privilegiarmos um relacionamento próximo com cada um destes públicos, em consonância com o posicionamento e valores da marca e, claro, em alinhamento com a missao e visão estratégica do Super Bock Group».

PESSOAS

Sobre como se envolvem diariamente os colaboradores neste compromisso de manter a reputação da marca Super Bock, Graça Borges sublinha a relação com a própria cultura organizacional do Super Bock Group, que privilegia a Comunicação Interna, que tem de ser coesa, regular e transparente. «Isto significa que promovemos o alinhamento quanto à missão e aos valores do Grupo assim como das marcas que detemos, em tudo o que fazemos e que damos a conhecer dentro e fora da organização. É a partir deste contexto que trabalhamos com as equipas, sempre em contexto de colaboração e proximidade, não só para uma entrega de excelência, como para darmos eco aos valores da marca junto de cada pessoa do Grupo, com o objectivo final de que sintam orgulho e “vistam a camisola”. Para tal, desenvolvemos, ao longo do ano, vários momentos internos associados à amizade, partilha, autenticidade e convívio, para que haja uma maior identificação, envolvimento, partilha e união», conta.

Como tal, dentro da organização, tem de existir, inequivocamente, um papel activo no alinhamento das diferentes equipas, independentemente da área à qual estão ligadas, que ajude à construção ou fortalecimento da reputação da empresa e das marcas. «Isto é estimulado no Super Bock Group através da actuação que já fui mencionando e de outras ferramentas de comunicação interna, por forma a promovermos o sentimento de pertença de cada pessoa na organização e o espírito criativo que ajude a espelhar o posicionamento da marca no trabalho diário», acrescenta a directora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group.

A relação com os colaboradores, parceiros e com a comunidade fazem também parte deste reconhecimento por parte dos portugueses. «Acreditamos que sim, não apenas por darmos conta do que fazemos aos diferentes stakeholders, numa comunicação que é adaptada de acordo com o destinatário, como por privilegiarmos um relacionamento próximo com cada um destes públicos, em consonância com o posicionamento e valores da marca e, claro, em alinhamento com a missão e visão estratégica do Super Bock Group.»

DIGITAL

No entendimento do Super Bock Group, as estratégias das marcas, nomeadamente as que se enquadram no sector do grande consumo, devem ser bastante amplas para conseguir o envolvimento e fortalecer a relação com os consumidores, mas também para existir a diferenciação no mercado, sobretudo no que diz respeito ao respectivo sector de actividade.

«Creio que o que é importante destacar é que o trabalho que desenvolvemos para a Super Bock implica, acima de tudo, um planeamento criterioso, numa estratégia que cruza o digital com a presença “no terreno”, através da inovação e de um maior recurso às tecnologias, e sempre em consonância com o posicionamento e valores da marca, seja na comunicação como nas experiências que proporcionamos. É determinante uma grande integração em tudo o que fazemos para conseguirmos maximizar o impacto e a visibilidade da marca nos diferentes pontos de contacto com os consumidores », refere Graça Borges.

Para a responsável, em particular, no que diz respeito aos canais digitais, «estes têm um enorme potencial, isso é inegável, e não temos como não estar pois entendemos que existem vários benefícios na construção ou manutenção da relação com o consumidor, já que permitem uma multiplicidade de participações e interacções potenciadas pela disseminação de mensagens, conversação e partilha de conteúdos».

No futuro, e para manter este elevado índice de reputação junto dos consumidores portugueses, Graça Borges não tem dúvidas: «O desafio está em conseguirmos manter a autenticidade e relevância junto dos consumidores, através do produto que disponibilizamos e das experiências que geramos, com foco na amizade».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.

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