Skoda: Combinação perfeita

A procura de veículos da marca Skoda por parte do segmento executivo está em franca expansão já que a Skoda é uma marca que oferece uma combinação perfeita entre qualidade, design e tecnologia por um preço de aquisição acessível. A excelente relação custo-beneficio associada aos baixos custos operacionais, que são tradicionais na marca Skoda, têm sido argumentos decisivos para conquistar um segmento de mercado extremamente exigente e competitivo.

«Os modelos Skoda que tradicionalmente são mais procurados são o Skoda Octavia, o Skoda Superb e o Skoda Kodiaq já que são três modelos que interpretam, na perfeição, aquilo que o cliente executivo procura tendo conquistado o seu reconhecimento ao proporcionar uma qualidade premium a preços mais acessíveis. Mas, mais recentemente, passámos a ter um novo protagonista cuja procura tem sido galopante: o novo 100% eléctrico Skoda Enyaq. Com este modelo a Skoda subiu a fasquia ao aliar os tradicionais requisitos que fazem parte do ADN da marca com as novas tendências da electromobilidade. E de facto ninguém consegue ficar indiferente ao Skoda Enyaq que, pelo seu posicionamento e respectivos atributos, encaixa perfeitamente no segmento executivo», explica Luís Mateus, director-geral da Skoda em entrevista à Executive Digest.

Todos os modelos Skoda são pensados ao detalhe para que a habitabilidade, o conforto e a experiência de condução sejam excepcionais. Por outro lado a Skoda tem investido muito num design moderno e distintivo tendo os seus modelos sido sucessivamente premiados nos reddot award na categoria de design de produto. Se a estas carateristicas juntarmos a qualidade que se respira em todos os detalhes, percebe-se facilmente o porquê do crescimento da marca Skoda no segmento executivo.

Os modelos eléctricos e híbridos estão também ganhar espaço entre o segmento de clientes executivos. «A procura que começou por ser algo tímida começa a assumir uma preponderância que é de relevar não só nos modelos 100% eléctricos mas também nos plug-in hybrid. E mais uma vez neste aspecto, a Skoda está totalmente alinhada com a procura de mercado. Para além do 100% eléctrico Skoda Enyaq, a marca disponibiliza soluções plug-in hybrid nos modelos Skoda Octavia e Skoda Superb estando planeado lançar, já em 2024, a nova geração do Skoda Kodiaq plug-in hybrid», sublinha o responsável.

Neste segmento, o design e o conforto são dois factores muito importantes mas não os unicos. Para além desses a qualidade e a tecnologia assumem uma importância extrema já que falamos de um cliente exigente, muito atento aos detalhes, que não abica da performance e segurança. Em relação à tecnologia, este tipo de utilizadores prefere praticamente tudo o que uma viatura deste segmento pode oferecer desde os sistemas de segurança activa e passiva aos sistemas mais avançados de assistência ao condutor. Por outro lado tudo o que proporcionar conforto a bordo (ex. assentos reguláveis em pele com ventilação ou sistemas de climatização avançados) ou conveniência (ex. caixa de velocidades automática) é fortemente valorizado. Outro aspecto crucial é a conectividade e os sistemas de infoentretenimento de ultima geração que são absoluta- mente indispensáveis para que a experiência a bordo do automóvel seja totalmente alinhada com as expectativas.

Sobre o perfil típico do condutor de automóveis executivos em Portugal, Luís Mateus considera que não existe um perfil típico, mas antes diversos perfis que se tocam numa necessidade comum de desfrutar da experiência de condução de uma viatura de um segmento superior. «No caso da Skoda temos, por exemplo, clientes executivos que procuram versões potentes e com design desportivo e outros que valorizam o equipamento de série, o espaço a bordo e o espaço de bagageira que são aspectos referenciais nos nossos modelos. A preocupação com a eficiência energética e a consciência ambiental assumem uma importância cada vez mais relevante pelo que estes temas deverão passar obrigatoriamente a fazer parte da estratégia das marcas que queiram ter sucesso neste segmento», considera.

FUTURO

O Acordo de Paris celebrado em 2015 estabeleceu metas para a redução de emissões de gases de efeito estufa com o objectivo de combater as mudanças climáticas. No seguimento desse acordo foi lançado um novo quadro normativo na União Europeia que veio introduzir um conjunto de medidas que visam atingir as metas estipuladas no Acordo de Paris. «Naturalmente que, ao reflectirmos sobre a mobilidade do futuro, devemos ter presente que as normas europeias e as políticas de incentivos e fiscais dos estados-membros irão ser determinantes para a transição para uma mobilidade mais sustentável. A mobilidade eléctrica terá sem dúvida um peso muito importante no caminho para essa sustentabilidade, mas existirá certamente oportunidade de coabitação com outros combustíveis que poderão ser produzidos utilizando energias renováveis (por exemplo o hidrogénio verde ou os combustíveis líquidos sintéticos) que terão o potencial de serem utilizados em veículos convencionais com motores de combustão interna, reduzindo introassim as emissões e diminuindo a dependência dos combustíveis fosseis», refere.

Também o actual contexto económico marca o inicio de um novo ciclo depois de alguns anos de anormalidade ditados, primeiro pela pandemia, e logo de seguida por uma crise no abastecimento de componentes que veio a afectar em larga escala a industria automóvel. «Neste novo ciclo económico a contenção de custos volta a ser um tema chave tendo em consideração a incerteza quanto à evolução das taxas de juro directoras devido à necessidade de controlo da inflação por arrefecimento da actividade económica. Um dos desafios que as empresas vão ter de enfrentar no futuro próximo é como manter os custos do seu parque automóvel sob controlo garantindo simultaneamente a motivação dos seus colaboradores de topo. Para tal as empresas vão ter de procurar soluções de mobilidade que encaixem nos patamares de tributação autónoma pretendidos. E é precisamente neste aspecto que a Skoda demonstra estar apta a dar o seu contributo ao permitir às empresas usufruir do melhor de dois mundos: dispor de produtos de topo totalmente alinhados com as expectativas dos seus colaboradores oferecendo simultaneamente diversas soluções de mobilidade perfeitamente encaixadas nos diversos patamares de tributação autónoma seja a diesel, plug-in hybrid ou 100% eletricas», conclui Luís Mateus, director- -geral da Skoda em entrevista à Executive Digest.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para Executivos ”, publicado na edição de Novembro (n.º 212) da Executive Digest.

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