Randstad: “Existem muitas oportunidades de carreira na logística”
Este é um sector extremamente atractivo e desafiante para quem pretende investir na sua carreira enquanto colaborador.
Os avanços tecnológicos e o foco na sustentabilidade criam novas tendências para os quais será necessária uma adaptação constante. Em entrevista à Executive Digest, Sofia Silva, HR Commercial Manager da Randstad Portugal, explica os principais desafios e oportunidades deste sector para o futuro.
Como descreveria o cenário actual do sector de transportes e logística em termos de oportunidades de emprego e crescimento profissional?
O sector da logística sempre foi muito dinâmico, mas com a pandemia da Covid-19 e a alteração do comportamento de consumo, as oportunidades de emprego e crescimento profissional no sector têm tido um crescimento exponencial e sem precedentes.
Este é um sector extremamente atractivo e desafiante para quem pretende investir na sua carreira enquanto colaborador. Quer sejam perfis operacionais, funções de suporte ou cargos de gestão, o sector da logística e transportes oferece um vasto leque de possibilidades e pode proporcionar uma experiência profissional particularmente enriquecedora e um ambiente de trabalho dinâmico e desafiante.
Quais são as principais competências e qualificações que as empresas do sector procuram candidatos atualmente?
As competências e qualificações que as empresas procuram em candidatos irão sempre variar de acordo com a função, projecto e a própria empresa. No entanto, verificamos que existem algumas competências e qualificações que são transversais na maioria das empresas do sector. Já não se valoriza apenas a experiência do sector, mas competências que são cruciais para o sucesso de qualquer profissional numa área que se encontra em constante mudança e adaptação. O dinamismo, o domínio da tecnologia e a capacidade de adaptação à mudança são competências muito valorizadas. Estas aptidões reflectem a natureza mutável do sector, mas também indicam uma capacidade de enfrentar desafios num ambiente altamente competitivo.
Como é que uma empresa de recrutamento identifica e atrai talentos para posições no sector de transportes e logística?
A Randstad utiliza várias estratégias para identificar e atrair talentos, sempre de acordo com o perfil e a empresa cliente:
• Divulgação da vaga no site da Randstad e outros sites de emprego
• Utilização das redes sociais e marketing digital
• Procura activa de candidatos quer através de redes profissionais ou distribuição de flyers
• Feiras de emprego e do sector
A compreensão profunda das necessidades e dos requisitos específicos de cada perfil que pretendemos recrutar é fundamental. Isso permite-nos identificar os talentos mais adequados e garantir que a selecção de candidatos é feita com sucesso para as nossas empresas clientes.
Quais são as tendências emergentes que estão a impactar as necessidades de contratação das empresas?
A tecnologia é uma das principais tendências com um grande impacto nos perfis a recrutar; tem como principal objectivo aumentar a produtividade, a eficiência e reduzir custos. Com a implementação de inovações, o perfil e as competências a recrutar foram alterados. Se, tipicamente, há uns anos as funções eram muito manuais e físicas, hoje os candidatos têm de ter competências para as ferramentas tecnológicas, quer seja por conhecimento anterior profissional ou formação. Esta adaptação a uma nova tendência tem levantado alguns desafios na procura de profissionais qualificados e que se ajustem a esta nova realidade.
O sector de logística está a transformar-se rapidamente e requer profissionais versáteis e inovadores para enfrentar os desafios e aproveitar todas as oportunidades que surgem.
Quais são os principais desafios enfrentados pelos profissionais e como é que a empresa de recrutamento os pode apoiar?
Os profissionais no sector da logística enfrentam desafios decorrentes da tecnologia, da complexidade das operações e do próprio mercado. Como uma empresa global de serviços de Recursos Humanos, oferecemos soluções de formação e desenvolvimento destinadas a estes profissionais, com planos de carreira individualizados e adaptados às necessidades de cada um.
Quais são os diferentes tipos de oportunidades de carreira disponíveis, desde cargos operacionais até funções de gestão e estratégia?
Existem muitas oportunidades de carreira na logística e muitas novas oportunidades que serão criadas com a evolução da tecnologia. As oportunidades de carreiras que habitualmente estão disponíveis no âmbito operacional passam por operadores de logística, conferentes e operadores de empilhadora, motoristas e técnicos de manutenção. No que diz respeito a funções de gestão intermédia, destacam-se oportunidades como supervisor de distribuição, gestor de armazém, coordenador de logística e supervisor de qualidade. Para cargos de gestão e estratégia, a nossa experiência abrange a colocação de profissionais em posições como supply chain manager, director de operação, gestor e director de procurement, supervisores de produção e production manager.
Como é que uma empresa de recrutamento auxilia os candidatos a prepararem-se para entrevistas e processos de seleção específicos deste sector?
Na Randstad procuramos fornecer todas as informações detalhadas sobre a função à qual o candidato se está a candidatar para que os mesmos, com todo o suporte do nosso lado, se possam destacar durante o processo de recrutamento e serem bem-sucedidos. Os nossos consultores orientam os candidatos para a entrevista, simulando algumas questões que podem ser feitas pela nossa empresa cliente, assim como quais os comportamentos e atitudes valorizados. Partilhamos também a cultura e valores para que os candidatos façam o match perfeito com a empresa à qual se estão a candidatar.
Acreditamos que ao oferecermos um suporte sólido, os candidatos têm a oportunidade de se destacar durante todo o processo de recrutamento e, por fim, alcançar o sucesso.
Como é feito o acompanhamento do progresso dos candidatos após a colocação em empresas do sector de transportes e logística?
O acompanhamento é criado desde o momento da entrevista e reforçado com a selecção. Mantemos sempre um feedback regular para com o colaborador e os seus responsáveis, de forma a identificar desafios do dia-a-dia e, junto da empresa, ajustar o plano de formação e acolhimento e garantir o suporte e formação necessária.
Fazemos também avaliações de desempenho definidas de acordo com o perfil do candidato e a empresa, de forma a conhecer o desempenho do candidato e se o mesmo está em linha com as expectativas da empresa e da sua chefia. Com estas avaliações é possível identificar as áreas de melhoria e definir os planos de acção junto do colaborador e da empresa.
Como perspectivam o futuro deste sector?
A perspectiva para o futuro no sector da logística é promissora, mas ao mesmo tempo cheia de desafios. Os avanços tecnológicos e o foco na sustentabilidade criam novas tendências para os quais será necessária uma adaptação constante.
A escassez de recursos humanos com as qualificações necessárias para colmatar as necessidades, num sector que apesar de amplamente reconhecido, ainda não tem a atractividade suficiente para todas as suas necessidades, é um desafio transversal a vários sectores de actividade. Para que o sector da logística se destaque, a atractividade deverá estar no radar das empresas de forma a inverter esta tendência num curto espaço de tempo para que, ao serem atractivos, consigam sempre seleccionar os melhores recursos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Logística e Transportes”, publicado na edição de Setembro (n.º 210) da Executive Digest.