Porsche: Na linha da frente
O futuro será maioritariamente eléctrico e a Porsche está na linha da frente com um portefólio de produtos ímpar e muitas novidades. Em entrevista à Executive Digest, Pedro Mar Rodrigues, gerente do Centro Porsche Leiria, explica como será a mobilidade do futuro.
A Porsche tem trabalhado o tema da sustentabilidade e eficiência energética. Como é que têm inovado nesta matéria?
A nossa história fala por nós. Foi em 1900 que Ferdinand Porsche apresentou o primeiro veículo eléctrico, o Lohner-Porsche. Somos a primeira marca de automóveis desportivos do mundo a apresentar um carro 100% eléctrico, fazendo jus ao ADN Porsche e seu legado. Por outro lado, fomos ao encontro das necessidades dos clientes e criámos um ecossistema de carregadores Porsche, o Porsche Destination Charging, para que tenham alternativas nos meios onde circulam.
Os modelos eléctricos e híbridos estão a ganhar espaço entre os vossos clientes?
Os números falam por si. Neste momento, em cada três automóveis entregues, dois são eléctricos ou híbridos. As vendas do Taycan superam já as outras gamas e desde o seu lançamento já foram entregues mais de 50 mil!
Que modelos e características gostariam de destacar?
Estando nós a viver um momento completamente disruptivo no que à mobilidade diz respeito, destaco o Porsche Taycan, pelo seu enorme sucesso de vendas. A versão Cross Turismo, por sua vez, acrescentou-lhe versatilidade de utilização, estando já agendada a apresentação de uma nova versão, a Sport Turismo, para 2022.
De que forma é que estes modelos são fundamentais para a mobilidade do futuro e respondem aos desafios que se colocam hoje nas grandes cidades?
O futuro será maioritariamente eléctrico e a Porsche está na linha da frente com um portefólio de produtos ímpar e muitas novidades. Nos países nórdicos, 90% dos veículos vendidos são eléctricos. Só a Porsche, na Noruega, quintuplicou as suas vendas! O resto da Europa vai acompanhar esta tendência. Devo também referir que Portugal tem já um nível de infraestruturas notável com uma densidade média de 15 postos de carregamento por 100 Kms. É o quarto melhor entre os 27 países da União Europeia a esse nível.
A pandemia veio trazer novos desafios à Porsche?
Sim, sem dúvida. Trouxe muitos desafios, que agarrámos como oportunidades. No primeiro ano de pandemia a Porsche cresceu 11% em Portugal. E conseguimo-lo através de acções exclusivas, não só na área de vendas, mas também com um serviço de pós-venda de excelência. Crescemos nestes dois anos, porque é assim o ser humano: evolui e reinventa-se no desconforto e nos tempos difíceis.
Na vossa opinião, como é que será a mobilidade do futuro? Um misto de veículos eléctricos, híbridos ou de combustão?
A mobilidade no futuro será maioritariamente eléctrica. Os híbridos plug-in farão a transição. Não obstante teremos seguramente outras formas de mobilidade. Vamos ter mais produtos, com baterias com mais capacidade, com carregamentos mais rápidos e optimizados, serviços de mobilidade adequados às necessidades dos clientes. O futuro só pode ser promissor e fantástico, e somos privilegiados porque estamos cá para contar a história.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para Executivos”, publicado na edição de Novembro (n.º 188) da Executive Digest.