Pestana Hotel Group: Experiências memoráveis

O Pestana Hotel Group lidera novamente o ranking das marcas mais relevantes e reputadas em Portugal na categoria Travel & Leisure, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «É um resultado que muito nos orgulha e que reflecte o trabalho desenvolvido pelos nossos mais de cinco mil colaboradores que, ano após ano, se mantêm totalmente empenhados em oferecer experiências memoráveis aos nossos clientes. Temos sido fiéis aos nossos princípios e valores e acreditamos que esta consistência, ao longo das nossas mais de cinco décadas de história, tem sido fundamental para a nossa reputação e para a construção da nossa marca. Vamos continuar a trabalhar para manter a confiança que os cidadãos portugueses depositam em nós e para podermos continuar a ser a marca de referência no sector de Travel & Leisure», afirma José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group, em entrevista à Executive Digest.

Os colaboradores do Pestana Hotel Group são guiados por cinco valores fundamentais: ser colaborativo, ser apaixonado, ser eficiente, ser consciencioso e ser ágil. Estes valores não só descrevem as equipas, mas também são a força motriz por trás do sucesso contínuo da marca. Com uma sólida experiência de mais de 50 anos na hotelaria e mais de 30 anos no turismo residencial, o grupo promove uma cultura organizacional positiva através de várias iniciativas estratégicas. A atracção e retenção de talento são prioridades que se encontram reflectidas na política de recursos humanos, que visa atrair os melhores profissionais, oferecendo condições remuneratórias competitivas, inúmeros benefícios a todos os colaboradores, tais como seguro de saúde, apoio psicológico e ainda participação nos resultados do grupo.

A Pestana Academy proporciona também acções de formação e desenvolvimento constantes, de forma a preparar os colaboradores para as oportunidades internas existentes, através de programas como o Pestana Mobility ou o Pestana Growing Together, programas que oferecem aos colaboradores a oportunidade de viver experiências internacionais em mais de 100 hotéis ou pousadas em 16 países.

«A qualidade de serviço é uma prioridade para o grupo, tendo sido este ano validada pelo recorde de 11 prémios recebidos nos World Travel Awards, na última edição dos mais prestigiados prémios do turismo a nível mundial. Os mais de 5.000 colaboradores do Pestana Hotel Group têm orgulho em fazer parte de uma organização que recebeu o título de melhor hotel em Portugal, Espanha, Marrocos, São Tomé e Venezuela, e melhor hotel Lifestyle na América do Norte, além de várias distinções em Portugal. Esta é uma prova do compromisso contínuo do grupo e dos seus colaboradores com a excelência e com a manutenção da reputação da marca», acrescenta o CEO.

COMPROMISSO

O Pestana Hotel Group tem um forte compromisso com as comunidades onde opera. O grupo foi pioneiro na criação de um programa de sustentabilidade, que promove a valorização do ambiente, a responsabilidade social e a ética corporativa. O Pestana Hotel Group tem liderado várias iniciativas nestas áreas, desde a implementação de um roteiro de descarbonização, à redução do plástico, do consumo de energia, da água, entre muitas outras iniciativas. Também há já mais de uma dezena de anos criou o Pestana Planet Guest que desenvolve um conjunto vasto de iniciativas com impacto nas comunidades onde estão presentes. Por exemplo, o programa “Obrigado por ajudar” é uma das iniciativas do Planet Guest que permite aos hóspedes, em conjunto com o Pestana Hotel Group, apoiarem causas e instituições das comunidades locais. Este programa não só fortalece os laços com a comunidade, mas também permite que os hóspedes se tornem parte activa do compromisso do grupo com o bem-estar social.

«Em Portugal e noutros países onde desenvolvemos a nossa actividade, através do mencionado programa “Obrigado por ajudar”, apoiamos projectos destinados especialmente ao desenvolvimento sociocultural das crianças e à inclusão. Por exemplo, temos uma creche a funcionar em São Tomé, gerida pelas autoridades locais, mas cuja actividade é financiada pelo grupo Pestana, apoiamos no Brasil a associação TETO vocacionada para projectos ligados à habitação assim como apoiamos iniciativas em Moçambique, em Marrocos e em Cabo Verde. Quanto a Portugal temos parcerias com mais de duas dezenas de entidades que intervêm nas mesmas áreas. Além disso, e com impacto social, promovemos diversas acções de voluntariado com os nossos colaboradores, assegurando, por exemplo, todas as segundas-feiras, refeições para um conjunto de pessoas com dificuldades através da Associação João.13. Promovemos igualmente iniciativas com impacto ambiental: em 2023 plantámos mais de 50.000 árvores no Algarve, promovemos jornadas de limpeza de terrenos ou praias, e plantámos nas zonas ardidas da Serra da Estrela uma sementeira para evitar o deslizamento de terras», sublinha José Theotónio.

FUTURO

A visão do Pestana Hotel Group para o futuro é a de fortalecer a sua reputação de excelência e solidificar o seu posicionamento no mercado. Além de manter a liderança no mercado português, pretende também reforçar a presença global. O grupo detém actualmente mais de 100 hotéis em 16 países e três continentes, distribuídos por quatro marcas, Pestana Hotels & Resorts, Pestana Pousadas de Portugal, Pestana Collection Hotels e Pestana CR7 Lifestyle Hotels.

Recentemente, expandiu o portefólio em Portugal com a abertura do Pestana Vila Lido Madeira e em breve, em Maio deste ano, terá a renovação e abertura do Pestana Blue Alvor Beach, no Algarve.

Nos EUA, abriu este mês de Fevereiro um novo hotel, o Pestana Orlando Suites, expandindo a presença num mercado onde está presente há mais de uma década e onde contava já com três hotéis: dois em Nova Iorque e um em Miami. Em 2025, será inaugurado o eco-resort Pestana Dunas, uma unidade hoteleira em Porto Santo, com foco na sustentabilidade. No capítulo internacional, o Pestana Hotel Group irá estrear-se em França, em 2027, altura prevista para a inauguração do Pestana CR7 Paris, sexto hotel da parceria entre o Pestana Hotel Group e Cristiano Ronaldo.

«A sólida reputação do Pestana Hotel Group deve-se a um conjunto de factores, que vão desde o foco e valorização das pessoas, da aposta na inovação, da expansão do grupo, bem como do nosso compromisso com a sustentabilidade. E é a contínua aposta em todas estas vertentes que nos permitirá reforçar a nossa reputação, assim como a confiança dos nossos clientes, que são mais de 3 milhões e meio por ano.

Estamos empenhados em continuar a apostar na formação e desenvolvimento das nossas pessoas, que são o factor-chave para assegurarmos um serviço de excelência aos nossos clientes. Em paralelo, continuamos comprometidos com a melhoria contínua dos nossos serviços, seja através da inovação, seja através da expansão ou da melhoria das nossas actuais unidades hoteleiras, com o objectivo de melhorar a nossa oferta e a experiência do cliente. O nosso compromisso com a sustentabilidade e apoio às comunidades locais são também pilares fundamentais que contribuem para a nossa reputação e nos quais continuaremos a trabalhar consistentemente», conclui José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group, em entrevista à Executive Digest.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.

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