O Boticário: Onde tem amor, tem beleza, inovação e sustentabilidade

Em 1977, Miguel Krigsner abriu a primeira farmácia de manipulação em Curitiba, no Brasil, onde criava produtos únicos e exclusivos à base de ingredientes naturais, a pensar num cuidado e atendimento personalizado. A sua incursão na cosmética mudou o paradigma da sua vida e do mercado da beleza – O Boticário é, hoje em dia, uma das maiores redes de Perfumaria e Cosmética do mundo e Miguel uma referência na área.
Miguel Krigsner imprimiu o seu espírito empreendedor à marca que, fiel aos seus pilares, se dedica especialmente à inovação: há sempre produtos novos a ser lançados, novos métodos de extraCção de ingredientes, de testagem dos produtos, novos modelos de lojas e de comunicação – a inovação está no ADN da empresa, sempre com o objectivo final de entregar mais e melhor aos consumidores. Este pilar sustenta também a própria distribuição do negócio, pois além da rede de lojas físicas e do e-commerce, O Boticário tem um terceiro canal de venda representado pelos seus revendedores, o canal de venda directa ou venda por catálogo. Esta modalidade é um método alternativo à venda convencional, uma vez que consiste na venda directa de produtos da marca, através de um parceiro, que usa um catálogo para dar a conhecer o portefólio de produtos e, com isso, ganhar lucro.
Em Portugal, surgiu em 2014 e, em 2019, alargou a sua acção a mais 15 países pela Europa. Com 9 anos de actuação, procura dotar os revendedores das melhores ferramentas para darem a conhecer a marca. Exemplo disso é o catálogo digital e animado que veio modernizar o processo de venda, que já não precisa de acontecer presencialmente. “A venda directa em Portugal tem crescido a um ritmo acelerado, são cada vez mais as pessoas que se juntam à nossa rede de revendedores aqui e pela Europa e não vemos sinais de abrandamento, o que significa que os revendedores se identificam com a marca e veem nela benefícios e vantagens, o meio para alcançarem os seus objetivos”, preconiza Rossana Gama, Country Manager em Portugal. Em 2023, O Boticário é já a marca mais amada da venda por catálogo no País, à frente das suas concorrentes. “Enche-nos de orgulho entender que, uma década depois, já somos a marca mais amada neste segmento. Há 6 anos consecutivos que ganhamos a distinção do Prémio Cinco Estrelas, que só é possível porque os nossos revendedores nos avaliam como marca de referência e qualidade. Mas ainda nos deixa mais satisfeitos perceber que conseguimos fazer a diferença na vida de quem revende O Boticário”, acrescenta Rossana Gama.
Neste ecossistema de inovação, a venda por catálogo tem um papel fundamental na empresa, mas também na realidade de quem dá a cara por ele: a rede de revendedores. E quem é o revendedor do Boticário? 97% são mulheres, com uma idade média de 44 anos. Metade procurava uma forma de rendimento extra quando se inscreveu, seja para usar como complemento salarial ou para poupança. Porém, todas elas têm em comum o mesmo espírito empreendedor do fundador da marca – a revenda pode ser o primeiro passo para transformar a vida e melhorar a sua qualidade, quem sabe mesmo para alcançar a liberdade financeira. E são várias as histórias de sucesso: Liliana é revendedora há 2 anos e, com o ordenado do seu trabalho, não conseguia cumprir o desejo de conhecer outras culturas e países, por isso essa era a sua ambição quando começou a revender a marca. Desde então que tem concretizado as suas aspirações, a começar com uma viagem aos Açores. Já Cátia viu no Boticário uma forma de recuperar alguma estabilidade na sua vida, depois de ter sido obrigada a fechar a sua loja de franchising de roupa de criança, por causa da pandemia. Habituada a lidar com o público, foi uma forma de continuar a fazer aquilo de que realmente gosta. Tiago, com poucos meses como revendedor, já conseguiu montar o seu espaço, onde recebe um grande fluxo de clientes. Mas a sua actividade não se resume a este espaço físico: vende online para o resto da Europa, comunica através das redes sociais, consegue entregar a experiência de produto mesmo a quem se encontra distante.
Além de oferecer um lucro de até 40%, O Boticário envolve a rede de revendedores no seu universo de marca: há uma equipa dedicada a comunicar, atender e acompanhar os revendedores em todas as etapas, oferecendo ainda prémios e experiências que os incentivam a alcançar consecutivamente melhores resultados. Como a marca anuncia no Brasil, “é mais fácil revender o que todo o mundo ama”, por isso O Boticário conta com a venda por catálogo para dar a conhecer todos os produtos e os seus melhores atributos – os revendedores são o rosto do Boticário, com todos os desafios e responsabilidades que daí advém, mas é esta conexão e envolvência que faz com que seja uma referência no negócio da venda por catálogo.
O projecto Empreendedoras da Beleza é mais uma prova da inquietude da empresa e do seu empenho em acrescentar valor não só aos consumidores, mas a todos os que contactam com a marca. Este projecto surgiu no Brasil, onde é destinado a quem queira capacitar-se de conhecimento do mundo da beleza. Através de uma parceria com duas escolas brasileiras de renome – a Escola Madre e a Escola Conquer –, foi lançada uma vasta gama de cursos gratuitos nesta área (como maquilhagem, unhas ou vendas), sendo que as formações são todas certificadas. O objectivo desta iniciativa é o de capacitar mulheres em situações de vulnerabilidade social e dar-lhes as ferramentas para empreenderem e mudarem os seus percursos, talvez mesmo lançarem os seus próprios negócios. No Brasil, o projecto vai na 4.ª edição e, em média, 65% das mulheres que se formaram através destes cursos profissionalizantes conseguiram melhorar a sua situação financeira.
O sucesso da iniciativa atravessou o oceano e, em Portugal, vai ser lançado como um projecto piloto em Maio, direccionado para a vasta rede de revendedores do canal de venda directa, com o intuito de oferecer gratuitamente formação técnica e prática nas áreas mais relevantes para o negócio de cada revendedor, sempre respeitando os seus interesses e pontos fortes. O Empreendedoras da Beleza tem ainda duas opções de cursos bónus: desenvolvimento pessoal e empreendedorismo, temáticas que ajudam a construir e desenvolver capacidades que se podem aplicar no dia-a-dia e na carreira profissional. «Os revendedores são também nossos parceiros de negócio então fazia-nos todo o sentido trazer um programa deste género para Portugal, que reforce o seu conhecimento, assim como a sua autonomia e autoconfiança para que consigam alcançar os seus objectivos. Quando a nossa rede de parceiros cresce, O Boticário também cresce, por isso queremos dar-lhes todas as ferramentas para o sucesso», adianta Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário em Portugal.
Na sua missão de potenciar a beleza através do amor, O Boticário não descura o impacto da sua acção junto dos colaboradores, fornecedores, parceiros e junto do planeta. Inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas neste processo de incentivar o amor próprio e pelo outro: a marca é certificada pelo programa Cruelty Free Leaping Bunny, os produtos são maioritariamente vegan, as embalagens são recicláveis (garantia da Sociedade Ponto Verde que assegura que os resíduos são devidamente recolhidos e separados) e, em grande parte, recicladas. A empresa detentora do Boticário aposta cada vez mais na responsabilidade social, com o objectivo de trilhar o caminho que já começou a ser construído no Brasil e foi novamente distinguida como um Great Place to Work. Amor é sinónimo de cuidado e empoderamento e O Boticário expressa-o, sem medos, no seu universo da beleza.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empreendedorismo e apoio a startups”, publicado na edição de Maio (n.º 206) da Executive Digest.