Nova SBE: Carreiras “infinitas”

A visão da Nova SBE assenta na premissa de que a educação não se conclui com a obtenção de um diploma ou certificado; pelo contrário, é um processo contínuo que se estende por toda a vida. Marta Pimentel, directora executiva da Nova SBE Executive Education, explica em entrevista à Executive Digest como poderá experienciar um novo mundo de aprendizagem sem limites – o Infinite Learning.

Quais os principais objectivos do portefólio de programas Infinite Learning da Nova SBE?

O principal objectivo da Nova SBE Executive Education é apoiar o desenvolvimento de pessoas e organizações ao longo da vida, através da actualização ou da aquisição de novas competências, relevantes para o contexto estratégico e momento de carreira. Apostamos na longevidade organizacional e em carreiras “infinitas”, cabendo a cada um decidir quando deve concluir o seu ciclo de vida profissional. Esta nova perspectiva pressupõe, para os indivíduos, a possibilidade de viverem várias transições de vida e carreira e, como tal, investirem no seu portefólio de aprendizagens e num plano de desenvolvimento permanente.

Quais os diferentes tipos de cursos oferecidos neste portefólio Infinite Learning da Nova SBE?

O portefólio organiza-se por áreas de competências e perfil de programas que se adequam a objectivos de desenvolvimento diferentes. Quando pensamos em processo de actualização de competências – upskill, partimos de conhecimentos e práticas já existentes, pelo que os programas intensivos, mais curtos e cirúrgicos são uma opção muito adequada. Nesta categoria, temos programas com configurações diferentes, desde Crash Courses (até um dia) a Programas Avançados (até oito dias). No entanto, quando precisamos de adquirir uma nova competência, fazer um reskilling, necessitamos de apostar em programas mais aprofundados, com jornadas mais longas. Nesta categoria encontram-se as pós-graduações e os mestrados executivos. Os formatos são flexíveis, podem ser presenciais ou online, em função da disponibilidade e momento de carreira de cada um. Podem ainda ser feitos de uma só vez ou numa lógica de free learner, numa jornada mais personalizada e modular.

Como é que o Infinite Learning da Nova SBE se adapta às necessidades individuais dos participantes e das empresas?

O Infinite learning alicerça-se em três drivers estratégicos estruturantes para a carreira profissional. A flexibilidade de áreas de conhecimento, fomatos, duração, metodologias, tecnologias, facilitando a aposta na formação, pela adequação ao espaço e tempo que cada um tem disponível em cada momento da dinâmica organizacional e da carreira. A aplicabilidade ao contexto profissional, facilitando a transferência do conhecimento para uma prática diária que melhore os comportamentos, os métodos de trabalho ou, de forma mais sistémica a dinâmica organizacional. E a inovação, uma aposta na evolução constante da organização e da carreira, para melhor se adaptar ao contexto.

Quais os benefícios de participar no Infinite Learning da Nova SBE, seja para formandos individuais ou organizações?

O principal benefício é a possibilidade de evolução contínua através do desenvolvimento individual e organizacional, servindo de âncora para o crescimento e longevidade. As learning organizations são aquelas com maior potencial para mapear os sinais de mudança e ter uma cultura de prontidão para pequenas ou grandes transformações.

A oferta internacional está também presente? Em que moldes?

Em 2024 existem nove programas leccionados em inglês para permitir um mix de participantes cada vez mais global. Esta amplitude na diversidade de participantes reforça a aprendizagem social, permite maior benchmarking e network, e inspira assim novas formas de fazer acontecer os negócios.

O equilíbrio entre um corpo docente de excelência e practitioners (oradores convidados, especialistas nas suas áreas) é fundamental para oferecer uma educação que combine rigor académico com experiência prática real e actual. Como caracterizam o vosso corpo docente?

Apostamos num corpo docente diversificado, que inclui não só professores, mas também investigadores de referência a nível global que trazem conhecimentos sólidos e aprofundados para apoiar os processos de reflexão e reset de competências, e também profissionais experientes da indústria com experiência prática. Esta diversidade de perfis possibilita formas de aprender igualmente diversas e dinâmicas.

O Infinite Learning aumenta consideravelmente a percepção de valor acrescentado na formação de executivos em Portugal?

O Infinite Learning é um desafio dirigido a executivos, empreendedores e a todos os que pretendem apostar numa carreira duradoura, relevante e satisfatória. O Infinite Learning é uma filosofia de vida e de carreira assente na plasticidade cerebral e na importância de uma prática diária de aprendizagem, destinado a quem valoriza o acesso a conhecimento e encontra motivação numa carreira de alto desempenho e sucesso.

Quais são os novos desafios da formação para encontrar o equilíbrio inter-geracional que já existe nas empresas?

Vivemos tempos incríveis onde convivem até quatro gerações diferentes nas organizações, cada uma com um potencial de contribuição muito significativo, da curiosidade e desafio de uns à maturidade e senioridade de outros. Esta aposta na diversidade cria organizações mais inclusivas, humanas e, como tal, mais sábias. Em tempos de profunda mudança que requerem uma visão periférica, é crítico trazer para a mesma mesa olhares diferentes e promover ambientes de estabilidade e segurança psicológica propícios à tomada de riscos. O desafio de respeitar as diferenças, ouvir activamente e valorizar visões e práticas organizacionais diferentes é o desafio das infinite organizations ou infinite careers.

A Nova SBE é distinguida entre as melhores instituições segundo os principais rankings mundiais. O que significa esta distinção?

Muita responsabilidade, consciente do impacto e potencial de influência que uma organização de referência pode ter.

>> Marta Pimentel, directora executiva da Nova SBE Executive Education

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, pós-graduações & formação de executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 218) da Executive Digest.

Ler Mais