NorteShopping: Impacto positivo na comunidade

O NorteShopping foi novamente considerado a marca com melhor índice de reputação no sector “Retail Shopping Malls”, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «O facto de conquistarmos esta distinção, pelo segundo ano consecutivo, é um motivo de enorme orgulho. É reflexo de uma missão diária de, juntamente com os nossos lojistas e parceiros, garantirmos que o NorteShopping é sinónimo da melhor e mais distinta experiência de visita a um centro comercial a todos os níveis, desde a vasta oferta de lojas, muitas delas premium e exclusivas, e serviços, à promoção de momentos de lazer e cultura. São 25 anos de trabalho árduo e atenção às necessidades dos nossos visitantes que, agora, são reconhecidos e resultam numa oferta incomparável. Desde os nossos espaços inovadores — o The CookBook (2019), o distinto food market do NorteShopping, e o Galleria (2020), uma área apenas com lojas premium e uma decoração distinta — aos nossos serviços e ofertas de lazer-, somos um mundo de experiências único. Este resultado significa uma enorme confiança por parte dos portugueses e vem reforçar que estamos no rumo certo», explica Paulo Valentim, Director do NorteShopping, em entrevista à Executive Digest.

Existem dois eixos principais pelos quais o NorteShopping se guia: a sustentabilidade e a cultura. O primeiro está integrado na estratégia de negócio da Sonae Sierra há mais de duas décadas e tornou-se num pilar transversal a todas as áreas de actuação, que permite gerar valor partilhado para o negócio, o ambiente e a sociedade. «Assumimos um compromisso com o planeta e a comunidade em que nos inserimos e temos implementado estratégias de sustentabilidade com um retorno bastante positivo. A eficiência energética e as poupanças que temos conseguido no consumo de energia, ao longo dos anos, são reflexo disso», acrescenta.

Já na área da cultura, a missão passa por democratizá-la, tornando-a acessível a todos. É isso que o NorteShopping tem feito ao longos dos seus 25 anos, tendo já assumido o papel de palco e de galeria, abrindo as suas portas a artistas e obras que podem ser vistos por todos, de forma gratuita.

«A cultura organizacional do NorteShopping é um elemento fulcral para o nosso sucesso – e, por sucesso, entenda-se, que os nossos visitantes sintam que não só damos resposta às suas necessidades, em termos de compras e de serviços, mas também que aportamos valor extra às suas visitas, com uma vasta lista de ações de Cultura, Moda, Lazer –, portanto, uma combinação de factores que nos permite manter uma reputação de excelência», sublinha Paulo Valentim.

Recentemente, por exemplo, o Silo – Espaço Cultural recebeu uma série de workshops para os colaboradores que, durante o horário de trabalho, podiam participar em aulas de ioga, box, workshops de maquilhagem, apoio financeiro, entre outros. «Somos um Centro de experiências para todos — aqueles que nos visitam, mas também para aqueles que aqui trabalham. Só assim faz sentido».

O NorteShopping procura criar um impacto positivo na comunidade a cada passo que dá. Tudo o que acontece dentro destes quase 68 mil metros quadrados é pensado para satisfazer as necessidades das pessoas que os rodeiam e que reconhecem um espaço único. «Ao longo do ano, procuramos garantir uma diversidade de acções que façam do NorteShopping a segunda casa daqueles que nos visitam. Seja um concerto ao final da tarde de sexta-feira para descontrair após uma semana de trabalho ou de estudo, uma sessão de consultoria de imagem para quem quer elevar o seu estilo, uma exposição de um artista reconhecido ou emergente, ou um rastreio de saúde gratuito, a nossa comunidade pode sempre contar connosco».

Para o NorteShopping, o envolvimento e a construção de relacionamentos sólidos com quem os visita traduz-se na variedade de acções que desenvolve ao longo do ano, que proporcionam uma experiência 360º. «Temos uma componente muito forte de Moda, que está presente no programa de Consultoria de Imagem que trazemos todos os anos até ao Centro ou as iniciativas que desenvolvemos em parceria com o Portugal Fashion, que permitem aproximar a comunidade local da Moda de autor, não só através de pontos de venda exclusivos, como também de workshops realizados com designers nacionais. Além disso, nos últimos anos, criamos conceitos diferenciadores como o The CookBook e o Galleria».

Aliam a estas experiência a responsabilidade social, que está presente em acções como rastreios e campanhas de sensibilização para diversos temas. No Natal, por exemplo, desafiaram os portugueses a “desembrulharem-se de preconceitos e a mudarem o presente”, numa campanha que pretendeu apelar a uma mudança de mindset e a pensar mais no outro, no momento da compra.

E, claro, a oferta comercial, composta por cerca de 250 lojas, também lhes permite reforçar estes relacionamentos — os visitantes sabem que, aqui, vão encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.

INOVAÇÃO

O Norteshopping é reconhecido, desde a sua génese, pela dimensão e oferta ímpares, mas também pelo seu carácter inovador. «Gostamos de pensar mais à frente – costumamos dizer, até, que somos um centro comercial do futuro. Estamos atentos às tendências e às necessidades dos consumidores e apostamos numa experiência cada vez mais integrada, com espaços mais polivalentes e um atendimento mais personalizado, onde a digitalização e a tecnologia têm espaço próprio», refere.

Foi, por exemplo, o primeiro centro comercial do país com um robô a servir às mesas — actualmente, quem passar pelo The CookBook, pode pedir à Bella, a robô de inteligência artificial, que entregue o seu pedido e disfrutar de uma experiência diferente. «Tornamo-nos mais digitais no parque de estacionamento, com o serviço My Place to Park, que permite reservar um lugar através de uma app, mas também mais multifacetados com serviço Mr. Parking, que disponibiliza um estacionamento personalizado e limpeza dos carros», diz Paulo Valentim.

Ainda na vertente tecnológica, contam com uma assistente virtual de visita, via Whatsapp, que está disponível todos os dias, durante 24 horas, e proporcionam um acompanhamento directo e em tempo real e esclarecer todas as questões que possam surgir, antes ou durante a passagem pelo Centro. «A área da inovação é extremamente importante nós e sem dúvida que continuaremos a surpreender».

Sobre a visão do NorteShopping para o futuro em termos de reputação e posicionamento de mercado, assenta num conceito fundamental: a consistência. «Vamos manter o nosso foco nas pessoas e em proporcionar-lhes a melhor experiência durante a visita, seja através de uma abertura de loja, um concerto, um evento de moda, ou de uma exposição que procura democratizar a Cultura. E esta consistência está intrinsecamente ligada à nossa ambição de fazermos sempre mais e melhor, de estarmos atentos às necessidades, de inovarmos e surpreendermos. Estamos empenhados e motivados em continuar a fazer do NorteShopping o espaço ímpar que é hoje», conclui Paulo Valentim em entrevista à Executive Digest.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.

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