Nestlé – Nestum: O poderoso aliado das famílias

A Nestlé e NESTUM foram destacadas entre as marcas com melhor índice de reputação (Excellent Brands) de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «É um excelente e importante resultado da forma como estamos integrados na sociedade portuguesa e na vida dos consumidores portugueses. NESTUM é uma grande e icónica marca produzida localmente e desde há muitas décadas faz parte do quotidiano local», afirma Joana Bandeira, Brand Manager de NESTUM, em entrevista à Executive Digest. De facto, ao longo de seis décadas, a marca tem vindo a desenvolver produtos adaptados aos gostos e necessidades nutricionais dos portugueses, a acompanhar os ritmos de vida, a evoluir com diferentes gerações e a criar e partilhar valor com a sociedade portuguesa, a contribuir para a economia nacional.

Desde 1958 que NESTUM se posicionou como o primeiro produto indicado para o pequeno-almoço e apresentou um produto sob a forma de flocos de cereais que, até então, a oferta que existia no mercado era em pó. A passar de geração em geração há 66 anos, estabeleceu um forte laço emocional com as famílias portuguesas com o seu clássico Nestum Mel, mas também com as diferentes variedades que foi disponibilizando, agradando assim aos mais variados paladares de miúdos e graúdos. Com o carimbo de produção nacional, é o seu sabor, textura e receitas únicas (cereais 100% naturais, ricos em oito vitaminas, ferro e cálcio) que explicam o sucesso da marca em Portugal. A marca é produzida em grande parte com matérias-primas nacionais, produzidas nos campos do Alto Alentejo e é embalada com materiais 100% de origem nacional e cuidado ambiental.

«NESTUM sempre se posicionou como o primeiro produto indicado para o pequeno-almoço de crianças em idade pré-escolar, mas consumido por toda a família. Hoje, tendo uma gama alargada com produtos diferenciadores responde às necessidades de toda a família. Já foi “O alimento que nós gostamos”, “A energia para vencer”, “O próximo passo” e actualmente NESTUM “Dá mais Vida à sua Vida”, mas o denominador comum na sua história é ser um poderoso aliado das famílias portuguesas na promoção da sua qualidade de vida, o que faz com que, desde a sua origem, esteja perfeitamente alinhado com o propósito da Nestlé: melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável», acrescenta Joana Bandeira.

VALORES E SUSTENTABILIDADE

A marca NESTUM tem como propósito inspirar e nutrir as famílias para que possam transformar a sua energia em pequenos gestos que transformam o mundo. Porque acredita que cada um de nós pode fazer a sua parte para tornar o planeta num lugar mais sustentável. «Com pequenas acções significativas, repetidas vezes sem fim, as gerações vindouras poderão desfrutar do planeta tanto quanto nós. Os gestos que inspiramos as pessoas a incorporar nas suas vidas são também o que nos guia em tudo o que fazemos. É por isso que estamos a promover e a educar as novas gerações sobre a importância de plantar flores e de proteger as abelhas para preservar a biodiversidade. NESTUM quer continuar a estar ao lado dos portugueses, oferecendo ainda mais energia ao dia-a-dia de todos os membros da família e incentivando as famílias a fazerem algo extraordinário. NESTUM dá mais vida à sua vida», sublinha a Brand Manager de NESTUM.

Alinhado com a Nestlé no seu caminho rumo à regeneração, para ajudar a proteger, renovar e restaurar o meio ambiente e alinhado com o propósito de NESTUM de inspirar e nutrir as famílias para que coloquem a sua energia nos pequenos gestos que transformam o mundo, surgiu o projecto do “Juntos pelas abelhas”. Grandes problemas exigem soluções complexas, que podem ser desencorajadoras. Mas todos nós podemos fazer a nossa parte com pequenos gestos significativos. «NESTUM acredita que os pequenos gestos têm o poder de transformar o mundo e que cada um de nós pode fazer a sua parte para tornar o planeta num lugar mais sustentável. O nosso gesto é a promoção da biodiversidade e por isso, pelo 4.º ano consecutivo estamos a apoiar o repovoamento nacional de abelhas. Apesar de serem pequenas aos nossos olhos, as abelhas têm um impacto gigante para o planeta porque são uma espécie fundamental na manutenção da biodiversidade do planeta e esta espécie está exposta a diversas ameaças, como por exemplo, os incêndios florestais que infelizmente assolam o nosso território nos meses de Verão e têm sido particularmente devastadores para muitas colmeias em determinadas regiões do país, destruindo algumas centenas e deixando ainda as abelhas sobreviventes sem alimento», destaca Joana Bandeira.

Este é um projecto de apoio ao sector apícola nacional e que conta com um protocolo de colaboração com as duas principais federações apícolas do país – a FNAP e a FENAPÍCOLA – tendo o apoio técnico da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e cujo objectivo é o de contribuir para o repovoamento do território nacional com novas colmeias, procurando repor os efectivos perdidos em consequência dos incêndios florestais que têm assolado o território nacional nos últimos anos. Sendo uma marca que utiliza mel como matéria-prima no fabrico de uma das variedades mais apreciadas pelos portugueses – o NESTUM Mel – esta foi a forma encontrada em 2021 para ajudar este sector a recuperar.

Este projecto vai arrancar este ano para a quarta edição e no total já ajudou à reposição de 1000 novas colmeias, que uma vez colocadas no terreno rapidamente se reproduzem, e estima-se que possam representar mais de 50 milhões de novas abelhas em território nacional. O projecto do Juntos pelas Abelhas visa, também, a criação de um movimento de sensibilização para a importância desta espécie, porque todos podemos contribuir positivamente para esta causa. O objectivo de NESTUM é alertar os consumidores, sobretudo as novas gerações, para a importância das abelhas, de plantar flores e salvar abelhas, cuidando delas e dos seus habitats.

«Por isso através da notoriedade da marca e do investimento em rádio, digital e ponto de venda, temos levado aos consumidores a mensagem sobre a importância das abelhas e a necessidade de cuidar delas através de algo tão simples como plantar flores. Com esse objectivo criámos também, um livro infantil – “Amália, a Abelha-Rainha que salvou a primavera” – no qual os consumidores encontram na última página uma folha com sementes de plantas melíferas para poderem plantar. Acreditamos que a divulgação que fazemos sobre a relevância desta actividade através do nosso projecto é um importante aliado da acção directa que temos no terreno com a colocação de novas colmeias », conclui a Brand Manager de NESTUM.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.

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