Mundicenter: Integrar modernidade e bem-estar nos espaços comerciais

As empresas gestoras de espaços comerciais desempenham um papel fundamental na dinâmica económica e social das cidades, sendo responsáveis por administrar, desenvolver e optimizar centros comerciais, parques empresariais e outros tipos de propriedades comerciais, proporcionando um ambiente atractivo tanto para lojistas e consumidores.

Como explica Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter, o objectivo passa por «desenvolver e gerir espaços de comércio e lazer que integrem modernidade, inovação e bem-estar para os nossos visitantes. Estamos comprometidos em satisfazer as necessidades dos nossos clientes, tendo uma oferta cada vez mais abrangente de serviços, produtos e lazer».

Neste âmbito da gestão de centros comerciais, a Mundicenter sublinha a importância de um equilíbrio permanente entre atender às expectativas dos clientes e adaptar-se às evoluções contínuas do mercado, quer do lado da oferta, quer do lado da procura. Assim, considera que o sucesso depende de uma abordagem proactiva, focada em oferecer experiências excepcionais e em manter uma operação eficiente e sustentável.

Comprometem-se a aprimorar a experiência dos clientes nos seus centros comerciais através de diversas iniciativas. Investem continuamente na modernização dos espaços, incluindo áreas internas e externas, como são exemplo as obras de ampliação e restyling no Oeiras Parque, a área de restauração do Amoreiras Shopping Center e do Strada, a sinalética, o parque de estacionamento e casas de banho em vários shoppings, sempre com o objectivo de tornar a visita mais agradável e facilitada.

Para além disso, adaptam regularmente a sua oferta, introduzindo novos conceitos que respondem à evolução das necessidades dos clientes. A diversificação dos serviços é uma prioridade, proporcionando aos visitantes a conveniência de encontrar o que procuram num único local. Promovem ainda uma variedade de actividades de lazer, como exposições, acções e eventos, destinados a diferentes públicos, enriquecendo assim a experiência global de quem os visita.

APOIAR E MODERNIZAR

Fernando Oliveira destaca a importância de oferecer um suporte abrangente e regular aos lojistas. «Este apoio inclui uma forte divulgação na comunicação no shopping, através de ecrãs digitais, e também comunicamos através do website e das redes sociais. Utilizamos influenciadores para promover as diversas marcas e ofertas disponíveis nos shoppings, ampliando assim a visibilidade e o alcance das marcas.»

Para além disso, sublinha que estão continuamente a dinamizar os shoppings através de um programa contínuo de acções ao longo do ano, projectado para gerar mais tráfego e aumentar as vendas nas lojas, proporcionando um ambiente atractivo para os clientes.

Paralelamente, a adopção de tecnologias permite agilizar a interacção com os clientes nos espaços geridos pela Mundicenter, como, por exemplo, o desenvolvimento de aplicações que oferecem serviços, descontos e ofertas exclusivas para os utilizadores, proporcionando uma experiência personalizada e permitindo que conheçamos melhor o perfil e as preferências do público de cada centro comercial.

Acresce a introdução de painéis digitais, que possibilita uma comunicação visual dinâmica e informativa, que mantém os clientes informados sobre eventos, promoções e outras informações relevantes de forma visualmente apelativa. A Mundicenter recorre também a chatbots com inteligência artificial generativa para melhorar a interacção com os clientes, oferecendo suporte instantâneo, respondendo a perguntas frequentes e auxiliando nas necessidades dos visitantes de forma eficiente e acessível.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL

A Mundicenter empenha-se em promover práticas sustentáveis nos centros comerciais sob a sua gestão, tendo diversas iniciativas em vigor, tais como: a instalação de painéis fotovoltaicos para aproveitamento da energia solar, a adopção generalizada de iluminação LED para maior eficiência energética, e a utilização de tecnologias como torneiras de descarga controlada e robots de limpeza, que contribuem para a economia de água e para a eficiência na manutenção.

Promovem também activamente a recolha de lâmpadas usadas e disponibilizam pontos de reciclagem, apoiando a gestão responsável de resíduos. Adicionalmente, impulsionam ainda a mobilidade sustentável ao oferecer pontos de carregamento para carros eléctricos nos shoppings.

Durante o ano, os shoppings têm várias iniciativas culturais/lúdicas, integradas no seu plano de actividades, com uma forte mensagem sustentável. Neste momento, por exemplo, até 13 de Outubro, o Oeiras Parque tem exposta uma instalação artística de grande dimensão, na sua fachada, desenvolvida pelo artista Filippo Fiumani. Este projecto visa impactar a comunidade, transmitindo uma mensagem subliminar de alerta para a protecção dos ecossistemas marinhos e costeiros. Para este projecto, o artista reciclou redes de pesca, resgatadas do oceano, bem como outros materiais outrora descartados – peças de automóveis, peluches, pranchas de surf, brinquedos de criança, entre outros. Transformou estes objectos numa peça de arte que pretende consciencializar e promover comportamentos mais ecológicos e sustentáveis.

«Assim, o nosso compromisso vai além das práticas operacionais e está integrado na nossa estratégia de sustentabilidade e responsabilidade social. Somos um dos principais grupos de centros comerciais do País, reconhecemos a importância de liderar pelo exemplo, desenvolvendo e implementando acções e programas que promovam práticas ambientalmente responsáveis», sublinha o administrador da Mundicenter.

FUTURO

Olhando para o futuro, Fernando Oliveira admite que estão comprometidos com a modernização contínua dos activos existentes, garantindo que os centros comerciais geridos pela Mundicenter oferecem sempre uma experiência actual e que atraia os visitantes. Assim, avaliam, sempre que possível e desde que faça sentido, oportunidades para expandir estrategicamente alguns dos seus shoppings.

«A nossa visão para o futuro inclui não apenas expandir a nossa presença, mas também inovar continuamente, incorporando as mais recentes tendências e tecnologias para garantir que os nossos centros comerciais se mantêm relevantes e dinâmicos, e atingem as expectativas dos nossos visitantes.»

No que respeita à ascensão do comércio electrónico, acreditam que os consumidores transitam fluidamente entre ambas as plataformas, desde a pesquisa até à compra e ao levantamento dos produtos. «Esta integração reflecte uma tendência que prevemos que se mantenha a curto/médio prazo.»

Neste âmbito, os investimentos contínuos nos activos sob gestão e as acções estratégicas implementadas permitem que proporcionem uma excelente experiência de compra nos seus espaços, o que faz com que continuem a atrair e a motivar os consumidores a deslocarem-se até aos centros que gerem.

«Acreditamos que o centro comercial do futuro continuará a evoluir como um espaço de conveniência multifacetado, havendo uma oferta cada vez mais abrangente de serviços. Esta tendência já se verifica, em alguns centros, com o reforço dos serviços de saúde, por exemplo, com a inclusão de clínicas e pequenos/médios hospitais », destaca o administrador da Mundicenter.

Com o crescimento do turismo, também acreditam que a integração de unidades hoteleiras possa vir a ser uma realidade. «Prevemos ainda que os centros comerciais do futuro terão espaços ao ar livre dedicados ao lazer, possibilitando a criação de experiências que incentivarão visitas cada vez mais frequentes e prolongadas aos espaços.»

>> Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 221) da Executive Digest.

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