Mudar vidas pela inovação

A Innowave tem como missão mudar as vidas através da inovação. E é isso que promete continuar a fazer, já que está a trabalhar num conjunto de novas tecnologias, como deep learning, blockchain e mixed reality

Apresenta-se como uma tecnológica global, facilitadora da inovação e um hub para soluções diferenciadoras. No fundo, um solucionador de problemas e incubador de ideias.

A InnoWave já desenvolveu soluções de mobilidade, gamificação e engagement e continua activa nas áreas de optimização de produto e de operações de fábrica, destacando como principais parceiros a Microsoft e a PTC. A trabalhar com grandes clientes, nacionais e internacionais, garante que continuará a criar, em conjunto, «soluções que não existem em mais nenhuma parte do mundo, ou pelo menos, com a mesma qualidade que as melhores empresas globais», conforme faz questãode referir Tiago Gonçalves, CEO da InnoWave.

Quais é que identificaria como sendo as principais tendências da Indústria 4.0? Que tecnologias se destacam e que impacto têm/terão na vida das empresas?

As principais tendências são a Inteligência Artificial, a mixed reality e o blockchain. A Inteligência Artificial possibilita adicionar inteligência e capacidade de ver o passado, entender o presente e prever o futuro. A mixed reality coloca o mundo digital como parte do mundo real, ou seja, permite complementar o digital ao real sobrepondo informação contextualizada sobre a interacção normal.

O blockchain garante a confiança e a segurança necessárias a qualquer negócio ou processo industrial, acrescentando um nível de segurança e validade de dados e informação nunca antes atingido, potenciando a qualidade e excelência da entrega ao cliente. O impacto destas tendências passa por simplificar e automatizar processos, aumentando resultados e reduzindo erros.

Em que medida é que a InnoWave se tem afirmado como uma parceira estratégica das empresas portuguesas nesta Era da quarta revolução industrial?

A InnoWave é o agente de inovação, criador de sonhos com um conjunto de premissas que são a base do seu sucesso: não importa a tecnologia, importa o que conseguimos fazer com ela; inovação é a única maneira de se criar um mundo, um negócio melhor para o futuro; a InnoWave quer criar um legado mudando a vida das pessoas através da inovação.

O que distingue a InnoWave da sua concorrência?

Os principais factores que a distinguem são essencialmente a inovação, a agilidade e o acompanhamento que é dado aos clientes na criação de um mundo melhor.

No âmbito da Indústria 4.0, quais os principais clientes da InnoWave? Qual o perfil médio? E quais os principais projectos implementados em conjunto?

Estamos muito activos nas áreas de optimização de produto e de operações de fábrica, destacando como principais parceiros a Microsoft e a PTC . Neste momento, trabalhamos com grandes clientes nacionais e internacionais.

Neste contexto de transformação digital, quais os principais desafios a que as empresas portuguesas devem responder?

As empresas portuguesas e as empresas internacionais devem focar-se cada vez mais nas áreas de maior impacto como o Customer Engagement, Products and company optimization bem como o Employee empowerment. Investir numa área só poderá criar desequilíbrios à empresa e, como consequência, inibir o sucesso. Este é o caminho que as empresas estão a traçar. Tendo em conta a grande maioria das organizações e a sua dimensão, de menor escala quando comparadas com o mercado global, o foco nas áreas primordiais irá permitir alcançar uma agilidade que trará com certeza vantagens competitivas enormes no futuro.

E de que forma é que a InnoWave as tem ajudado a acelerar esse processo de transformação digital? E com que resultados?

Os resultados têm sido impactantes. Estamos a criar, em conjunto com os nossos clientes, soluções que não existem em mais nenhuma parte do mundo, ou pelo menos com a mesma qualidade que as melhores empresas globais. Produtos, plataformas, serviços e, sobretudo, a visão e a capacidade para ser desafiada e desafiar os seus clientes a atingirem mais e melhor, criando o mundo que cada uma delas sonha, para si, e para os outros.

Nesta lógica da Indústria 4.0, quais os principais produtos e serviços oferecidos pela InnoWave? E do total do portefólio, quais são hoje os mais procurados?

Os produtos mais procurados são a Inovação, a Inteligência Artificial, a IoT e a Mixed reality.

Podemos contar com novidades a ser lançadas este ano?

Estamos a trabalhar num conjunto relevante de novas tecnologias que estará disponível ao mercado no segundo semestre do ano primeiro de 2020. Deep learning, blockchain e mixed reality são alguns exemplos destas novidades que vão mudar a maneira como as pessoas experienciam a vida, tal como já fizemos no passado com as soluções de mobilidade, gamificação e engagement.

As empresas e gestores portugueses estão, na sua generalidade, preparados para a Indústria 4.0?

As empresas portuguesas estão preparadas para a Indústria 4.0 porque têm mesmo que seguir este caminho. Diria que as que ainda não estão totalmente preparadas pelo menos sabem, na sua grande maioria, que este será o caminho para o sucesso.

Quais as tecnologias/processos que as empresas portuguesas ainda não integraram nos seus negócios, mas deveriam adoptar? E porquê?

Sobretudo o Blockchain e a Mixed reality. Estas são novidades que mais cedo ou mais tarde vão ter que ser adoptadas pelas empresas,uma vez que vai imprimir um nível de sofisticação e qualidade às interacções do dia a dia de quem trabalha e usufrui dos serviços da indústria nunca antes visto.

Portugal tem das melhores infra- -estruturas de telecomunicações da Europa, mas nalgumas áreas, como o e-commerce ou a penetração de Internet, ainda estamos atrasados. O que falta para darmos o próximo passo nesta Era 4.0?

Falta essencialmente tornar as soluções mais simples, mais intuitivas e, acima de tudo, criar soluções que efectivamente tragam mais valor ao utilizador final e não sejam apenas um show-case de tecnologia.

Qual a importância do mercado internacional para a InnoWave? Em que mercado é que a empresa está presente e quais os principais clientes nesses mercados?

O mercado internacional é primordial para o crescimento e para a vontade de impactar o mundo que é a missão da InnoWave. Estamos por isso a investir largamente nos mercados mais evoluídos do Globo como é o caso do americano e do europeu, mas não deixando contudo de parte outros mercados que têm um potencial enorme de crescimento e que são muitas vezes early adopters da tecnologia como é o caso do asiático e o do Médio Oriente.

A nossa missão é mudar vidas através de inovação, iremos cumpri- -la a cada dia, em qualquer lugar onde uma vida precise de inovação para poder melhorar.

 

Ler Mais