Mercedes-Benz: Uma nova era automóvel
Ao longo de grande parte dessa história, a Mercedes manteve o seu lugar como um fabricante dominante de grandes carros de luxo e agora, apesar da concorrência feroz, a empresa deu um grande passo ao criar uma versão eléctrica do seu modelo principal: o EQS, a primeira limousine de luxo totalmente eléctrica da Mercedes-EQ, que combina tecnologia, design, funcionalidade e conectividade. As primeiras versões do modelo lançadas no mercado são o EQS 450+ com 333 cv de potência, e o EQS 580 4MATIC com 523 cv.
Em função do tamanho da bateria, do equipamento e da configuração do veículo, é possível atingir uma autonomia (WLTP) de até 770 quilómetros. Para atingir o recorde mundial de aerodinâmica do EQS, foram necessários cerca de 1000 cálculos no túnel de vento virtual com a utilização de aproximadamente 700 CPU por cálculo. Com um coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0,20, o EQS é um dos modelos produzidos em série mais aerodinâmicos do mundo. A área frontal do EQS é de 2,51 m2. Isto resulta numa resistência ao ar efectiva de 0,5 m².
A força de tracção fornecida às rodas directamente pelos motores eléctricos e é verificada 10 mil vezes por minuto e regulada se necessário. Isto permite uma resposta muito mais rápida nas versões equipadas com 4MATIC do que nas versões com tracção integral mecânica. O conceito modular da cadeia cinemática permite uma ampla gama de níveis de potência total, desde 333 a 523 cv. Está prevista uma versão desportiva com até 689 cv.
Da máxima desaceleração de 5 m/s² do programa de recuperação DAuto, até 3 m/s² são obtidos através da recuperação de energia (2 m/s² por acção dos travões das rodas). Isto permite desacelerar até à imobilização do veículo sem utilizar o pedal dos travões e ao mesmo tempo a autonomia beneficia desta estratégia de recuperação e da elevada potência de recuperação (até 290 kW).
Mediante pedido, o EQS está disponível com quatro portas automáticas de conforto. Através do MBUX, o condutor tem a opção de abrir as portas traseiras remotamente e permitir a entrada de crianças, por exemplo, na escola.
A direcção do eixo traseiro de série com um ângulo da direcção de até 4,5° contribui para as características práticas e dinâmicas do EQS. Em alternativa, a direcção do eixo traseiro com um ângulo da direcção de até 10° pode ser encomendada ou subsequentemente activada através de uma actualização remota de software. Isto permite um diâmetro de viragem de 10,9 metros para o EQS, que mede mais de cinco metros de comprimento.
Em cada farol, o sistema Digital Light integra um módulo de iluminação com três LED de elevada potência, cuja luz é refractada e direccionada por 1,3 milhões de microespelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2,6 milhões de pixéis. Por outro lado, com a função Energizing Air Control Plus, a Mercedes-Benz adopta uma abordagem completa no controlo da qualidade do ar no EQS. O sistema é constituído por meio de filtragem, sensores, um conceito de indicação e pelo ar condicionado. O filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) tem uma capacidade de filtragem extremamente elevada que permite reter partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias contidas no ar exterior.
E graças aos poderosos sensores que monitorizam a zona circundante ao veículo, os sistemas de estacionamento podem ajudar o condutor a manobrar o veículo em diversas áreas. O condutor pode estacionar e remover o veículo do lugar de estacionamento através do smartphone com o Assistente Remoto de Estacionamento.
FUTURO
A nova geração de veículos eléctricos no segmento de luxo e executivo é baseada numa arquitectura desenvolvida sob medida, que é escalonável em todos os aspectos e pode ser usada em várias séries de modelos. A distância entre eixos, bem como todos os outros componentes do sistema, especialmente as baterias, são variáveis graças ao design modular. O conceito do veículo é, portanto, optimizado para atender a todos os requisitos de uma família de modelos eléctricos a bateria voltada para o futuro.
No âmbito da sua iniciativa “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portefólio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, a empresa pretende que mais de 50% dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas eléctricas. Em vários domínios, a Mercedes-Benz já pensa hoje no futuro: o novo EQS foi projectado para ser correspondentemente sustentável. A produção dos veículos é neutra em emissões de CO2, enquanto os materiais utilizados, como os tapetes do piso fabricados em fio reciclado, permitem poupar os recursos naturais do planeta. Isto deve-se ao facto de a Mercedes-Benz considerar toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e a rede de fornecedores até à sua própria produção. A Mercedes-Benz AG obteve a confirmação das suas próprias metas de protecção do clima pela Science Based Targets Initiative (SBTI).
O EQS pode ser carregado em postos de carregamento rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW. A energia eléctrica para percorrer 300 quilómetros (WLTP) é recarregada em apenas 15 minutos. Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQS pode ser carregado comodamente com uma potência AC de até 22 kW utilizando o carregador de bordo. Através de certificados de origem de elevada qualidade, a Mercedes-Benz garante que a corrente de carregamento fornecida pelo Mercedes me Charge é obtida através de energia de fontes renováveis. Este designado carregamento verde tem sido uma parte integrante do Mercedes me Charge desde o início de 2021. Mas o Mercedes me Charge pode fazer ainda mais: conduza até ao posto de carregamento apropriado, abra a tampa da tomada de carregamento, ligue a ficha do cabo de carregamento e a corrente eléctrica começa a ser fornecida ao veículo, com o EQS, o processo de carregamento é desta forma extremamente simples, graças ao serviço Plug & Charge. Outros destaques incluem a maior rede de pontos de carregamento, com mais de 500 mil postos em 31 países, incluindo mais de 200 mil na Europa. Com a IONITY Unlimited, todos os clientes europeus do Mercedes me Charge podem utilizar a rede de postos de carregamento rápido gratuitamente durante um ano.
MBUX HYPERSCREEN
Visualmente impressionante, decisivamente fácil de operar e extremamente interessado em aprender: o MBUX Hyperscreen é um dos destaques no EQS, que representa a inteligência emocional do modelo do segmento superior totalmente eléctrico. O ecrã largo e curvilíneo estende-se praticamente por toda a largura desde o pilar A esquerdo ao pilar A direito. Além do seu grande tamanho, a elevada qualidade, o atraente design ao mais pequeno detalhe também desperta sensações. Este visual estético de tecnologia moderna é a dimensão emocional do MBUX Hyperscreen. A isso acresce a inteligência artificial: com software com capacidade de aprendizagem, o conceito de imagem e controlo adapta-se completamente ao utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e entretenimento, conforto e condução do veículo. Graças à designada camada zero, o utilizador não necessita de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz. As aplicações mais importantes são sempre fornecidas no nível superior e numa vista descritiva em função da situação e contexto. Desta forma, o condutor do EQS não necessita de realizar inúmeras etapas de operação.
CARREGAMENTO HOLÍSTICO
A nova função Plug & Charge do Mercedes me Charge torna ainda mais fácil carregar o EQS em estações de carregamento públicas. O carregamento começa assim que o cabo é conectado, nenhuma autenticação do cliente é necessária. O veículo e a estação de carregamento comunicam-se directamente através do cabo. Em combinação com o Mercedes me Charge, o novo modelo eléctrico EQS oferece importantes inovações e serviços de gestão de carga:
- Processo de cobrança simples com Plug & Charge: autenticação não necessária, pagamento automático via Mercedes me Charge;
- Carregamento Verde: garante o uso subsequente de energias renováveis em pontos de carregamento públicos;
- Mais pontos de carregamento: a rede Mercedes me Charge inclui mais de 500 mil pontos de carregamento em todo o mundo (mais de 200 mil são na Europa).
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para Executivos”, publicado na edição de Novembro (n.º 188) da Executive Digest.