Mercedes-Benz: Uma nova era automóvel

Ao longo de grande parte dessa história, a Mercedes manteve o seu lugar como um fabricante dominante de grandes carros de luxo e agora, apesar da concorrência feroz, a empresa deu um grande passo ao criar uma versão eléctrica do seu modelo principal: o EQS, a primeira limousine de luxo totalmente eléctrica da Mercedes-EQ, que combina tecnologia, design, funcionalidade e conectividade. As primeiras versões do modelo lançadas no mercado são o EQS 450+ com 333 cv de potência, e o EQS 580 4MATIC com 523 cv.

Em função do tamanho da bateria, do equipamento e da configuração do veículo, é possível atingir uma autonomia (WLTP) de até 770 quilómetros. Para atingir o recorde mundial de aerodinâmica do EQS, foram necessários cerca de 1000 cálculos no túnel de vento virtual com a utilização de aproximadamente 700 CPU por cálculo. Com um coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0,20, o EQS é um dos modelos produzidos em série mais aerodinâmicos do mundo. A área frontal do EQS é de 2,51 m2. Isto resulta numa resistência ao ar efectiva de 0,5 m².

A força de tracção fornecida às rodas directamente pelos motores eléctricos e é verificada 10 mil vezes por minuto e regulada se necessário. Isto permite uma resposta muito mais rápida nas versões equipadas com 4MATIC do que nas versões com tracção integral mecânica. O conceito modular da cadeia cinemática permite uma ampla gama de níveis de potência total, desde 333 a 523 cv. Está prevista uma versão desportiva com até 689 cv.

Da máxima desaceleração de 5 m/s² do programa de recuperação DAuto, até 3 m/s² são obtidos através da recuperação de energia (2 m/s² por acção dos travões das rodas). Isto permite desacelerar até à imobilização do veículo sem utilizar o pedal dos travões e ao mesmo tempo a autonomia beneficia desta estratégia de recuperação e da elevada potência de recuperação (até 290 kW).

Mediante pedido, o EQS está disponível com quatro portas automáticas de conforto. Através do MBUX, o condutor tem a opção de abrir as portas traseiras remotamente e permitir a entrada de crianças, por exemplo, na escola.

A direcção do eixo traseiro de série com um ângulo da direcção de até 4,5° contribui para as características práticas e dinâmicas do EQS. Em alternativa, a direcção do eixo traseiro com um ângulo da direcção de até 10° pode ser encomendada ou subsequentemente activada através de uma actualização remota de software. Isto permite um diâmetro de viragem de 10,9 metros para o EQS, que mede mais de cinco metros de comprimento.

Em cada farol, o sistema Digital Light integra um módulo de iluminação com três LED de elevada potência, cuja luz é refractada e direccionada por 1,3 milhões de microespelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2,6 milhões de pixéis. Por outro lado, com a função Energizing Air Control Plus, a Mercedes-Benz adopta uma abordagem completa no controlo da qualidade do ar no EQS. O sistema é constituído por meio de filtragem, sensores, um conceito de indicação e pelo ar condicionado. O filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) tem uma capacidade de filtragem extremamente elevada que permite reter partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias contidas no ar exterior.

E graças aos poderosos sensores que monitorizam a zona circundante ao veículo, os sistemas de estacionamento podem ajudar o condutor a manobrar o veículo em diversas áreas. O condutor pode estacionar e remover o veículo do lugar de estacionamento através do smartphone com o Assistente Remoto de Estacionamento.

FUTURO

A nova geração de veículos eléctricos no segmento de luxo e executivo é baseada numa arquitectura desenvolvida sob medida, que é escalonável em todos os aspectos e pode ser usada em várias séries de modelos. A distância entre eixos, bem como todos os outros componentes do sistema, especialmente as baterias, são variáveis graças ao design modular. O conceito do veículo é, portanto, optimizado para atender a todos os requisitos de uma família de modelos eléctricos a bateria voltada para o futuro.

No âmbito da sua iniciativa “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portefólio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, a empresa pretende que mais de 50% dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas eléctricas. Em vários domínios, a Mercedes-Benz já pensa hoje no futuro: o novo EQS foi projectado para ser correspondentemente sustentável. A produção dos veículos é neutra em emissões de CO2, enquanto os materiais utilizados, como os tapetes do piso fabricados em fio reciclado, permitem poupar os recursos naturais do planeta. Isto deve-se ao facto de a Mercedes-Benz considerar toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e a rede de fornecedores até à sua própria produção. A Mercedes-Benz AG obteve a confirmação das suas próprias metas de protecção do clima pela Science Based Targets Initiative (SBTI).

O EQS pode ser carregado em postos de carregamento rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW. A energia eléctrica para percorrer 300 quilómetros (WLTP) é recarregada em apenas 15 minutos. Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQS pode ser carregado comodamente com uma potência AC de até 22 kW utilizando o carregador de bordo. Através de certificados de origem de elevada qualidade, a Mercedes-Benz garante que a corrente de carregamento fornecida pelo Mercedes me Charge é obtida através de energia de fontes renováveis. Este designado carregamento verde tem sido uma parte integrante do Mercedes me Charge desde o início de 2021. Mas o Mercedes me Charge pode fazer ainda mais: conduza até ao posto de carregamento apropriado, abra a tampa da tomada de carregamento, ligue a ficha do cabo de carregamento e a corrente eléctrica começa a ser fornecida ao veículo, com o EQS, o processo de carregamento é desta forma extremamente simples, graças ao serviço Plug & Charge. Outros destaques incluem a maior rede de pontos de carregamento, com mais de 500 mil postos em 31 países, incluindo mais de 200 mil na Europa. Com a IONITY Unlimited, todos os clientes europeus do Mercedes me Charge podem utilizar a rede de postos de carregamento rápido gratuitamente durante um ano.

MBUX HYPERSCREEN

Visualmente impressionante, decisivamente fácil de operar e extremamente interessado em aprender: o MBUX Hyperscreen é um dos destaques no EQS, que representa a inteligência emocional do modelo do segmento superior totalmente eléctrico. O ecrã largo e curvilíneo estende-se praticamente por toda a largura desde o pilar A esquerdo ao pilar A direito. Além do seu grande tamanho, a elevada qualidade, o atraente design ao mais pequeno detalhe também desperta sensações. Este visual estético de tecnologia moderna é a dimensão emocional do MBUX Hyperscreen. A isso acresce a inteligência artificial: com software com capacidade de aprendizagem, o conceito de imagem e controlo adapta-se completamente ao utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e entretenimento, conforto e condução do veículo. Graças à designada camada zero, o utilizador não necessita de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz. As aplicações mais importantes são sempre fornecidas no nível superior e numa vista descritiva em função da situação e contexto. Desta forma, o condutor do EQS não necessita de realizar inúmeras etapas de operação.

CARREGAMENTO HOLÍSTICO

A nova função Plug & Charge do Mercedes me Charge torna ainda mais fácil carregar o EQS em estações de carregamento públicas. O carregamento começa assim que o cabo é conectado, nenhuma autenticação do cliente é necessária. O veículo e a estação de carregamento comunicam-se directamente através do cabo. Em combinação com o Mercedes me Charge, o novo modelo eléctrico EQS oferece importantes inovações e serviços de gestão de carga:

  • Processo de cobrança simples com Plug & Charge: autenticação não necessária, pagamento automático via Mercedes me Charge;
  • Carregamento Verde: garante o uso subsequente de energias renováveis em pontos de carregamento públicos;
  • Mais pontos de carregamento: a rede Mercedes me Charge inclui mais de 500 mil pontos de carregamento em todo o mundo (mais de 200 mil são na Europa).

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para Executivos”, publicado na edição de Novembro (n.º 188) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...