MEO: Inovação e irreverência
A distinção do MEO na categoria de Media & Telecomunicações do estudo RepScore 2022, desenvolvido pela consultora OnStrategy, é o reconhecimento do mercado e do sector do trabalho que tem vindo a fazer. É o resultado do que a empresa definiu, quer do ponto de vista da marca e do seu rebranding, quer do ponto de vista de endereçamento de mercado, que produziu resultados positivos para todas as marcas do grupo. «Este reconhecimento é também o reflexo da capacidade de resposta e entrega dos nossos serviços, do sentido de responsabilidade social, do nosso sólido investimento em infraestruturas de rede (móvel e fibra ótica) mas, acima de tudo, do trabalho dos lojistas e técnicos que, durante a pandemia, estiveram disponíveis para resolver os problemas dos clientes 365 dias por ano. É por isso algo de que todos nos devemos orgulhar: desde clientes, fornecedores e parceiros, aos colaboradores e Comissão Executiva da Altice Portugal, porque todos, de alguma forma, somos embaixadores desta Empresa», diz João Epifânio, Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal à Executive Digest.
Desde o seu lançamento que o MEO tem habituado os seus clientes a novas formas e novos conceitos que, através da inovação, melhorem as suas vidas. Mesmo num contexto económico e social muito desafiante, como o vivido nos últimos dois anos, a marca/empresa nunca desistiu, procurando sempre novas formas de se reinventar e de introduzir novos conceitos no mercado. O lançamento contínuo de novidades no mercado, de diferenciação e ampliação do portefólio de produtos e serviços, reforça a força, a irreverência e o ADN de inovação do MEO.
«De forma constante, procuramos discutir e avaliar qual deve ser o posicionamento das nossas marcas face ao contexto em que se inserem, e de que forma o MEO pode continuar a ser útil e a fazer a diferença na vida dos portugueses. Uma forma de actuação que vai ao encontro da assinatura da marca – “Humaniza-te” – e do seu próprio propósito, o de ligar as pessoas à vida. Enquanto empresa, pretendemos simplificar o quotidiano dos portugueses, através de produtos e serviços pensados especificamente para as necessidades do dia-a-dia e para a forma natural de interacção humana», acrescenta João Epifânio.
VALORES
O MEO está constantemente a procurar inovar, a surpreender, a ir mais além, investindo e inovando, com o mercado a recompensá-los com a liderança absoluta do sector. Desde 2018 que o MEO assina sob o mote “Humaniza-te” acreditando que enquanto marca, nas suas diversas dimensões e através das suas competências tecnológicas, tem o impacto e a responsabilidade de se assumir como um catalisador de melhores e mais profundas relações humanas.
Irreverência e inovação são dois dos conceitos que têm orientado a actuação do MEO e que o têm acompanhado desde o primeiro momento. É por isso que está permanentemente a reinventar, para estar mais próximo dos clientes, procurando, através da inovação, melhorar a vida de todos. «Todas as conquistas atingidas se devem ao trabalho, empenho e dedicação das equipas do MEO. Factores fundamentais para que estejamos na pole position do sector nacional das telecomunicações. Os colaboradores são os principais embaixadores da marca e os principais motores do seu sucesso, envolvê-los e reconhecê-los é fundamental. Cabe à equipa de gestão manter uma comunicação fluida, directa e constante com os mesmos, dando primazia à partilha de experiências, de informação e, fundamentalmente, de confiança. Trabalharmos para algo que nos faz feliz, nos inspira e nos orgulha é o primeiro passo para sermos mobilizados em prol de um bem maior e comum», sublinha o Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal.
A reputação, aliada a uma forte comunicação interna, assume uma importância estratégica na Altice. «Queremos colaboradores informados sobre a nossa estratégia, alinhados com os nossos objectivos, unidos à volta da nossa missão e que partilhem os mesmos valores. Queremos, acima de tudo, colaboradores que sintam que são fundamentais para alcançar os nossos desígnios, e que a comunicação reforce a reputação e o sentido de pertença no seio da empresa. Com esta estratégia e com o caminho que diariamente traçamos, pretendemos construir um sentimento positivo de envolvimento dos colaboradores, tornando-os verdadeiros embaixadores das marcas Altice», explica João Epifânio.
RECONHECIMENTO
O sucesso do desempenho operacional e estratégico da Altice Portugal e das suas marcas é também fruto das fortes relações que mantém com os seus múltiplos stakeholders. Os reconhecimentos e distinções, nacionais e internacionais, que o MEO tem recebido ao longo dos anos são também prova do trabalho, dedicação e papel na sociedade, facto que fortalece relações e ligações. Como a distinção de “Melhor do Teste – Internet Móvel” da DECO PROTESTE, as atribuições nas categorias de Experiência de TV e de Pacotes de Telecomunicações, no âmbito dos Prémios Escolha do Consumidor, ou muito recentemente, o “ouro” nos prémios Cannes Lions International Festival of Creativity, pela campanha da Amnistia Internacional que contou com o apoio da BAR Ogilvy e do MEO.
«Importa, no entanto, realçar que o papel de uma grande empresa, como a nossa, não se esgota na vertente pura de negócio. A nossa presença na sociedade portuguesa faz-se de continuidade, relevância, impacto e evolução. Seja ao nível de reconhecimentos e distinções, seja ao nível da confiança dos stakeholders da empresa e comunhão com os seus objectivos, preocupações e desígnios, todos estes são factores fundamentais para a construção de relações sólidas e duradoras que sustentam o crescimento e ambição do MEO», sublinha João Epifânio.
Os canais digitais, enquanto canais de comunicação com o cliente, têm um papel muito importante no marketing e comunicação institucional da empresa. Neste sentido, e com base na crescente utilização dos meios digitais pelo público em geral, o MEO tem vindo a privilegiar e utilizar este meio de forma muito activa. «Inicialmente cabe perceber: sempre que comunicamos estamos a fazê-lo para alguém, seja quem for o interlocutor é fundamental utilizar os meios mais adequados para conseguirmos estabelecer a melhor comunicação. A nossa presença nos meios digitais é por isso mesmo natural e incontornável.»
Adicionalmente, tanto nos canais digitais, como nos restantes canais do MEO, são disponibilizados os mesmos serviços e ofertas. É por isso interessante promover a adopção destes canais mais directos e de selfcare, seja para a venda de produtos e serviços através do e-commerce da loja online MEO, seja para questões de gestão de conta, através do portal ou da app MyMEO.
DESAFIOS
Sobre os principais desafios do MEO para manter este elevado índice de reputação junto dos portugueses, inovar e responder às necessidades dos clientes são factores que estão directamente relacionados. Se por um lado, se torna necessário saber ouvir o consumidor e perceber as suas preocupações, sabendo guiar a actuação ao encontro das necessidades e antecipando tendências, por outro, acompanhar a evolução do mercado ou estar, até, à sua frente, pressupõe reunir as condições, os recursos e o know-how para fazer, recorrente e consistentemente, de forma diferente e inovadora. «Implica por isso ter a visão e a ambição para capitalizar o melhor momento para inovar, os serviços e produtos mais permeáveis à inovação e, sobretudo, a capacidade para gerar soluções de valor para o utilizador, cujas expectativas e necessidades constituem factores determinantes para a definição e o desenvolvimento da oferta», conclui João Epifânio.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Julho (n.º 196) da Executive Digest.