Kia: Impacto na sociedade
A Kia assumiu claramente o objectivo de se tornar um fornecedor global de soluções de mobilidade sustentável, com uma abordagem holística que vai além do produto, ou seja, criando todo um ecossistema de inovação com o foco absoluto na resposta aos anseios das pessoas.
Do investimento total de cerca de 26 mil milhões de euros que a marca tem previsto realizar até 2028, focado na renovação da sua oferta de modelos e no processo de electrificação, mais de um terço é destinado a negócios futuros e ao desenvolvimento de serviços e soluções tecnológicas inovadoras e disruptivas, que darão certamente um significativo contributo para consolidar a transição para uma mobilidade sustentável e reforçar o papel activo da marca nesta mudança de paradigma. «Este é um reflexo claro da nossa consciência de que, enquanto importante player global na indústria automóvel, com mais de três milhões de veículos vendidos anualmente, temos responsabilidades acrescidas na criação de impacto positivo na sociedade e no contributo para as grandes metas de sustentabilidade à escala global», afirma Miguel Santos, Marketing Director da Astara Portugal.
Nesse sentido, a Kia definiu em 2020 um compromisso de longo prazo para com a mobilidade sustentável, materializado no designado “Plan S”. Esta estratégia global contempla uma robusta ofensiva de produto, com um reforço da gama para 15 modelos EV até 2027, destinados a diferentes segmentos, impulsionando a transição para os veículos eléctricos e a expansão dos serviços de mobilidade do futuro.
Do ponto de vista das vendas, a ambição é clara: a marca estabeleceu uma meta anual de 4,3 milhões de unidades em 2030, incluindo 1,6 milhões de veículos 100% eléctricos, o que significa um aumento de mais de 30% nas vendas totais face ao previsto para o corrente ano. Ao colocar em prática este plano de desenvolvimento, a Kia demonstra hoje uma dinâmica incontornável no domínio da electrificação.
O renovado portefólio de modelos, assente numa plataforma dedicadas para veículos eléctricos, em conjugação com tecnologia revolucionária de baterias e de velocidade de carregamento, pretende cobrir um amplo leque de necessidades, desde os modelos mais compactos de passageiros até grandes SUV familiares de sete lugares, como o recém-lançado e já multipremiado EV9, expoente máximo tecnológico da marca. Todos estes modelos estão em linha com os quatro eixos centrais de desenvolvimento definidos pela marca, que são a conectividade, condução autónoma, desempenho e design.
«A aceleração desta estratégia de electrificação passa, por modelos de extrema importância, dos quais destaco o EV3 que iremos introduzir até ao final do ano e será um dos modelos mais importantes da marca. Trata-se de um SUV compacto com um design absolutamente extraordinário e tecnologicamente avançado, que vai apresentar a maior autonomia do segmento, através de uma bateria de 81,4kWh que permitirá distâncias até 605kms e carregamentos a 400V. Para 2025, o calendário de novos lançamentos será exaustivo, com a introdução do facelifet do EV6 e do Sportage PHEV e ainda o lançamento dos novos EV4 e EV5», acrescenta o responsável. Além disso, a Kia volta também ao segmento dos comerciais, com um conceito absolutamente disruptivo no segmento de veículos de comerciais ligeiros, 100% elécticos, com a introdução do PV5, o primeiro modelo de uma gama que será depois completada em 2026 e 2027.
DESAFIOS
O grande desafio consiste em continuar a ter a capacidade de criar soluções que respondam às verdadeiras necessidades de pessoas e empresas, seja qual for o tipo de utilização pretendido. «No quadro global de emergência climática que atravessamos e perante metas concretas de descarbonização, a Kia tem feito a sua parte, percorrendo um caminho consistente de adequação a uma nova realidade, e muitas vezes liderando esta transformação. Um exemplo de pioneirismo é a forma disruptiva como está a iniciar o seu percurso no segmento de veículos comerciais ligeiros e que é revelador do pioneirismo da marca. Para este segmento, iremos introduzir, já em 2025, a nossa nova gama PBV, que significa “Platform Beyond Vehicle”, constituída por veículos totalmente eléctricos e customizáveis em função da solução pretendida pelos clientes.
Assente numa plataforma eléctrica dedicada, trata-se de um passo decisivo na inauguração de uma nova era em termos de versatilidade, mas vai mais longe na forma como endereça as grandes metas: estes veículos vêm contribuir para resolver o “quebra-cabeças” ambiental nas grandes cidades, onde as actividades de delivery – ou last mile delivery – colocam desafios complexos em termos de emissões associadas ao sector transportador», sublinha Miguel Santos, Marketing Director da Astara Portugal.
SUSTENTABILIDADE
A utilização de materiais sustentáveis na produção dos diferentes modelos é uma forte componente neste dominio e porventura aquela que será mais visível para os clientes que todos os dias se sentam ao volante de um Kia. O plano definido implica a eliminação da utilização de couro de origem animal, a aplicação de dez itens sustentáveis obrigatórios e o investimento em inovação com vista ao desenvolvimento de novos materiais de base biológica.
Por exemplo, no novo EV3 estão incorporados 28 kg materiais obtidos através do programa The Ocean Cleanup, uma iniciativa que desenvolve e promove tecnologias capazes de recolher o plástico que existe nos oceanos e com a qual a Kia mantém uma parceria global de longo prazo, num excelente exemplo de circularidade de recursos.
Também nos novos PBV da Kia está prevista uma ampla utilização de materiais como o bioplástico, o plástico PCM (“Post Consumer Material”) e a tinta biológica, assim como os tecidos, feltros e fios em PET reciclado e a espuma bio-PU. A aplicação destes materiais não só limita o impacto ambiental actual e futuro destes veículos, como proporciona um apelo visual e táctil único, que leva à criação de novos valores estéticos.
Esta estratégia de redução do impacto ambiental estende-se igualmente à rede de postos de carregamento, espalhada por toda a Europa. Ao utilizarem o sistema “Kia Charge”, os clientes Kia estão a aumentar a utilização de energia com origem em fontes renováveis cada vez que efectuam carregamentos nas estações públicas. Toda a energia consumida será reposta pela marca na rede de abastecimento com recurso a energia verde certificada, proveniente de centrais eólicas.
A Kia não se preocupa apenas com o que faz – o produto – mas também como o faz. Por isso, estabeleceu a meta de neutralidade carbónica das suas operações até 2045, antecipando em cinco anos as grandes metas internacionais. «No plano industrial, destaco a adesão da Kia à iniciativa global RE 100, que junta grandes empresas de todo o mundo no compromisso de utilização de 100% de fontes sustentáveis de energia na produção. A marca estabeleceu a meta de atingir este nível total de incorporação em 2040, cumprindo uma primeira etapa de 100% de fontes renováveis em todas as suas fábricas fora da Coreia até 2030 e no seu país de origem na década seguinte. Este processo contempla, por exemplo, uma forte componente de energia solar para abastecimento energético das fábricas, a utilização exclusiva de veículos eléctricos nos centros administrativos bem como a utilização de pilhas de combustível a hidrogénio como fonte energética dos complexos industriais, dando também aqui um contributo para o desenvolvimento da cadeia de valor do hidrogénio.
Este plano de ação da Kia passa também por ajudar os principais parceiros nos seus processos de descarbonização, tendo sido estabelecidas linhas orientadoras e um programa de suporte à redução de GEE e ao cumprimento das metas de neutralidade carbónica. A título de exemplo, a Kia está a trabalhar de perto com os fornecedores de aço para que estes possam passar a fornecer “aço verde” e reduzir as suas emissões para cerca de um terço face ao patamar actual», conclui Miguel Santos, Marketing Director da Astara Portugal.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Outubro (n.º 223) da Executive Digest.