Garland: Parque logístico aumentou 61% em 2022

O Grupo Garland, um dos líderes nas áreas de logística, transportes e navegação, tem vindo nos últimos 10 anos a apostar na expansão do seu parque logístico no país. Aproveitando o boom do e-commerce e o aumento da procura por serviços logísticos de outsourcing, a Garland Logistics – empresa do Grupo, dedicada a esta área – tem vindo a aumentar o seu parque logístico, tendo passado de uma área de armazenagem com 91 500 m2 no início de 2022 para uma com 148 000 m2, distribuídos por centros logísticos em Cascais (7000 m2), Aveiro (35 500 m2), Vila Nova de Gaia (85 500 m2) e Maia (14 000 m2).
A funcionar há um mês está o Centro Logístico de Valadares, o terceiro armazém da empresa em Vila Nova de Gaia. Com 38 000 m2 de área de construção, é o maior, o mais recente e moderno centro da Garland Logistics. O mês de Agosto foi dedicado ao enchimento inicial das instalações, «realizado num ritmo dedicado de elevada intensidade, mobilizando meios relevantes, numa cadência que envolve o recurso a mais de 70 camiões por dia», partilha Ricardo Sousa Costa, membro do Conselho de Administração do Grupo Garland e CEO da Garland Logistics.
«No primeiro mês de actividade, já foram recepcionadas cerca de 50 mil paletes, representando 50% da capacidade do centro», continua o responsável, segundo o qual as operações requereram a contratação directa de 40 pessoas, ou seja, de 40% da necessidade futura prevista. Recorde-se que deverão ser admitidos 100 colaboradores fixos, mas os postos de trabalho indirectos deverão ascender a 200.
Representando um investimento de 30 milhões de euros, o Centro Logístico de Valadares incorpora as mais avançadas tecnologias de segurança, nomeadamente um modelo de sprinklagem FM approved, um sistema completo de detecção e combate de incêndios, desenfumagem, CCTV, controlo de acessos e intrusão, e bacias de retenção, o que garante à Garland uma posição de liderança na oferta logística de qualidade no mercado nacional.
A construção do edifício obedeceu a todas as boas práticas de inovação e sustentabilidade ambiental e energética, fazendo deste um empreendimento logístico de última geração. Com o objectivo de se tornar um dos primeiros centros logísticos em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction, o projecto seguiu um plano extremamente exigente, com validações rigorosas de vários intervenientes, incluindo as mais apertadas exigências de segurança e de sustentabilidade ambiental.
O piso é de alta planimetria, permitindo uma circulação optimizada e segura dos equipamentos de movimentação, há 44 cais desnivelados de vários tipos, incluindo telescópicos de forma a permitir a adaptação a qualquer tipo de veículos; iluminação LED em linhas programáveis com sensores de presença, possibilitando uma optimização total dos consumos de electricidade, acrescida de uma grande preocupação em maximizar a iluminação zenital; painéis fotovoltaicos para autoconsumo e postos de carregamento para viaturas eléctricas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transportadoras e Logísticas”, publicado na edição de Setembro (n.º 198) da Executive Digest.






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