Fly London: Disruptiva e progressista

Depois de se ter estreado no metaverso em 2022, a marca portuguesa de calçado Fly London volta a inovar e recorre à IA para criar a campanha da sua colecção outono-inverno 2023.

Numa mistura de imaginação, criação, realidade e evolução, a Fly London voltou a surpreender depois de ter sido uma das primeiras marcas nacionais a entrar no metaverso. Numa mistura de imaginação, criação, realidade e evolução, a marca de calçado portuguesa, fundada originalmente no Reino Unido em 1994, dá novamente um passo em frente, prosseguindo o caminho com uma estratégia promocional diferenciadora – aproveitou o lançamento da coleção outono/ inverno para surpreender ao recorrer à IA para criar as imagens que podemos ver nesta campanha.
Nestas imagens só os produtos são reais. Parece mentira, mas a verdade é que as imagens foram feitas em Inteligência Artificial, e os produtos posteriormente aplicados. Uma evolução visual onde o objetivo foi também ligar a Fly London às ruas e ao estilo urbano, conseguindo assim variedade de pessoas e paisagens.
Neste processo, focado em reposicionar a Fly London como uma marca de moda jovem, autêntica, cool e disruptiva, a empresa alinhou a sua criatividade e personalidade à evolução da tecnologia actual para oferecer a melhor experiência. Em Outubro do ano passado, após ter entrado no Roblox com a Fly London Experience e uma coleção virtual desenhada pela designer Alexandra Moura, a marca portuguesa fez um restyling da loja virtual, assim como o lançamento de um novo modelo, em duas cores, inspirado num clássico Fly London dos anos 90.
Este novo modelo é inspirado numa bota lançada pela marca na década de 1990 e surge agora, 30 anos depois, no Roblox da Fly London Experience. As botas foram um sucesso entre os clubbers daquela década e vão também ressurgir em lojas físicas ainda este ano, explica o comunicado de imprensa. O restyling da loja pouco tempo depois da entrada da Fly London no metaverso surge pela recomendação da Roblox de que os conteúdos disponibilizados devem ser atualizados regularmente para continuar a despertar o interesse dos utilizadores e atrai-los para descobrir as novidades.
A Fly London, que terá em breve novidades no Roblox, tem procurado um reposicionamento no mercado que a aproxime de um público mais jovem. “Se antes sabíamos muito bem como comunicar com os nossos consumidores, hoje entendemos que não podemos oferecer o mesmo serviço ou produto, com a mesma abordagem para a geração X e Z”, explica a equipa de Marketing da Fly London.
Para Duarte Duque, responsável pela equipa de desenvolvimento do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave (IPCA), este projecto destaca “a importância do contributo que as instituições de ensino superior podem dar à indústria, sobretudo nas áreas em que, por se encontrarem numa fase embrionária, o mercado não consegue dar resposta, como é o caso do metaverso”.
A modernizar a sua identidade e reforçando o posicionamento como pioneira na indústria, a Fly London dá assim mais um passo no seu percurso disruptivo e progressista.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Robótica e Inteligência Artificial”, publicado na edição de Setembro (n.º 210) da Executive Digest.