El Corte Inglés: Continuar a inovar
O El Corte Inglés tem procurado melhorar e modernizar os espaços e serviços de forma a responder às necessidades e exigências dos clientes. «A empresa tem procedido à renovação de espaços, por exemplo, os Pratos Preparados, que foram reformulados há poucos meses e que apresentam agora cartas mais ricas num espaço mais moderno. Também são exemplos, os restaurantes do El Corte Inglés, como é o caso da Cafetaria Las Nubes em Gaia que reabriu agora renovado ou o International Desk que reúne o serviços personalizados aos clientes internacionais num espaço distinto», afirma Manuel Paula, director de marketing do El Corte Inglés, em entrevista à Executive Digest.
O responsável acrescenta ainda que o El Corte Inglés tem também investido na omnicanalidade e nos serviços de forma a oferecer ao cliente o que quiser, onde e quando lhe for mais conveniente. Por exemplo, a app do El Corte Inglés foi uma aposta no reforço da omnicanalidade ligando o mundo físico ao digital. O cliente pode estar na loja e marcar mesa na Cafetaria ou tirar senha para o Supermercado através da app. Assim, sempre com a promessa de qualidade, garantia, serviço e um vasto sortido, o El Corte Inglés procura também responder ao contexto actual com preços competitivos e promoções que sejam verdadeiras oportunidades.
«Há sempre espaço para crescer e para melhorar. O El Corte Inglés pretende continuar a inovar, a procurar novas oportunidades de negócio, novos canais de comunicação e venda com acompanhamento do cliente e a caminhar para um negócio mais sustentável em todas as áreas de ESG», sublinha.
DIGITAL E FÍSICO
Os consumidores cada vez dão menos destaque ao facto de estarem no mundo físico ou no digital quando procuram algo. O que é relevante, é dar resposta às pessoas no momento em que procuram algum produto ou serviço que satisfaça as suas necessidades. «No nosso caso, procuramos, também nesta perspectiva, oferecer um bom serviço aos clientes, estando perto deles quando nos procuram. Por isso, podem utilizar o nosso site ou a nossa app para se informarem ou comprarem artigos que encontram nas lojas físicas e outros artigos ou marcas de venda exclusiva através da app e do site, onde existe uma maior variedade de serviços que torna a compra mais fácil», refere o director de marketing do El Corte Inglés, em entrevista à Executive Digest.
De facto, os canais online são imprescindíveis para a comunicação e para venda, sobretudo pela sua conveniência e praticidade, mas os espaços físicos continuam a ser os que melhor oferecem a humanização da experiência de compra e os que criam histórias partilhadas entre o cliente e a marca. Nos espaço físicos, o cliente pode comprar o artigo e ter acesso a experiências que de outra forma não teria. «Pode assistir a uma conferência ou ao lançamento de um livro, pode jantar no Gourmet Experience num restaurante de um Chef com estrela Michellin, com uma vista sobre a cidade. Pode assistir a desfiles de moda ou conhecer os últimos gadgets e as suas funcionalidades ou, simplesmente, ter um atendimento personalizado dos nossos especialistas ou, por exemplo, utilizar o nosso serviço de Personal Shopper que irá, junto dos clientes, ver quais os tons e modelos ideais para cada cliente e acompanhar a compra para que encontre o precisa», enúmera Manuel Paula.
GERAÇÕES
As novas gerações são mais informadas e também mais exigentes. Procuram marcas autênticas, com propósito, e querem as últimas novidades e querem-nas nesse mesmo momento. É a pensar neles que o El Corte Inglés tem apostado na omnicanalidade. «A forma de consumo dos jovens é diferente da que tinhamos até há poucos anos. Os consumidores mais jovens podem consultar online e a comprar na loja ou estar na loja e comprar online. São clientes que exijem um serviço muito rápido, atentos às novidades, e que nos têm levado a inovar e a apostar na omnicanalidade e na variedade de oferta», explica o responsável.
Além disso, o formato de Grandes Armazéns permite ao El Corte Inglés ter uma grande variedade de categorias e de sortido, o que se traduz numa oferta sempre diferenciadora, um factor atractivo também para as novas gerações. Actualmente, além das últimas tendências, os clientes mais jovens revelam uma crescente preocupação com os temas da sustentabilidade. Querem saber que os artigos que compram usam materiais sustentáveis e são produzidos em condições dignas. «Neste campo, tem aumentado a oferta de referências com atributos sustentáveis, disponibilizando estas informações aos clientes. Também os fornecedores passam por processos cada vez mais rigorosos de verificação das suas práticas ESG», conta Manuel Paula.
Assim, há permanentemente marcas novas a aparecer no mercado, sejam nacionais ou internacionais e o El Corte Inglés está atento às tendências para poder dar resposta, de forma rápida, às necessidades dos clientes. O El Corte Inglés procura apresentar ao cliente as principais tendências seja de marcas nacionais, internacionais, mais exclusivas ou próprias, oferencendo variedade, qualidade e conveniência. «O facto de o El Corte Inglés ser em formato de Grande Armazém, torna-o um espaço ainda mais conveniente para as marcas exibirem os seus produtos e para os clientes encontrarem facilmente o que pretendem», conclui.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 221) da Executive Digest.