EDP: Visão clara para o futuro

A EDP e a EDP Renováveis voltam a ocupar os primeiros lugares do ranking de melhor índice de reputação no sector Energy & Utilities, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «Esta é uma distinção particularmente importante para nós porque são os consumidores que nos colocam neste lugar, e à frente de mais de 2000 marcas auditadas neste estudo. A EDP tem uma notoriedade de 100%, enquanto a EDP Renováveis tem vindo sistemicamente a aumentar o seu reconhecimento em Portugal, o que é para nós um motivo de orgulho», diz fonte oficial da empresa em entrevista à Executive Digest.

Os resultados confirmam ainda um maior reconhecimento dos consumidores enquanto ‘empresa socialmente responsável’ e empresa com uma liderança e visão clara sobre o futuro, sinais de que os objectivos de transição energética, responsabilidade social para com as comunidades e compromisso da EDP com o país são reconhecidos por quem participou no estudo. Acrescente-se que a EDP e a EDP Renováveis estão ainda entre as marcas com melhor índice de reputação no sector PSI 20. «É um reconhecimento do qual temos muito orgulho», acrescenta a mesma fonte.

A EDP é hoje uma marca global, presente em quatro regiões – Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia- e em todas as fases da cadeia de valor do sector energético. Este reconhecimento é mais uma prova de que os compromissos de negócio anunciados em 2021 e reforçados em 2023 estão a ser percepcionados pelo público, à medida que os vão alcançando – com a antecipação de metas, como o fecho das centrais a carvão, o compromisso de ser 100% verde em 2030 (isto é, só produzir energia renovável) e de ser neutro em carbono até 2040. Tudo isto através de um investimento de 25 mil milhões de euros na transição energética, em particular na produção de energia renovável, que já representa 85% da energia da EDP. «O facto de estarmos a contribuir de forma decisiva para a transição energética, de estarmos a envolver comunidades, clientes e outros parceiros neste processo e, finalmente, de termos um portfólio robusto e diversificado a nível global, terão contribuído para esta distinção».

Na EDP, existe um propósito único: “Our energy and heart drive a better tomorrow”. Esta narrativa, alinhada com a visão de negócio, remete para um ADN comum a todos aqueles que fazem parte da EDP e que traduz de forma clara quem são, como operam e que impacto querem ter no mundo. «Na EDP, o nosso “Porquê” está bem presente no propósito: trabalhar para um amanhã melhor. Quando dizemos na nossa assinatura de marca que “Escolhemos a Terra”, é uma escolha dos nossos 13 mil colaboradores. Está no centro do negócio e da forma como o entregamos e acreditamos que somos reconhecidos por isso», afirma fonte oficial da empresa.

Sobre a visão do grupo EDP para o futuro em termos de reputação e posicionamento de mercado, consideram que é necessário ter uma visão única da empresa, assente em três pilares: o negócio, as pessoas e a marca. «Com uma estratégia de negócio clara, sabemos onde queremos chegar. Com um propósito único, sabemos por que estamos a trabalhar e as competências necessárias. E com uma marca e uma imagem coerente e consistente, reflectimos o que somos, o que nos distingue e a nossa narrativa de negócio». A estratégia da EDP reflecte a estratégia de negócio do grupo e os compromissos assumidos com o planeta, com uma transição energética justa para as comunidades mais vulneráveis e com o desenvolvimento das próximas gerações.

«Temos como lema não deixar ninguém para trás. A EDP investe mais de 30 milhões de euros por ano (num total de 300 milhões de euros até 2030) em projectos de impacto social, tendo actualmente mais de 500 projectos em diferentes países onde opera. A área de impacto social da EDP funciona sob a identidade EDP Y.E.S. – You Empower Society, que tem como estratégia actuar em cinco eixos prioritários: energia, cultura, competências, comunidade e planeta. Tudo por um futuro mais justo, inclusivo e sustentável», explica fonte oficial da empresa.

A EDP aposta em iniciativas que promovam a sustentabilidade e a inovação, e que tenham impacto social. Estas iniciativas enquadram-se nos territórios do desporto – com o apoio às corridas e ao surf; da cultura – com o apoio ao desenvolvimento de artistas e espaços culturais; e da promoção do conhecimento e do debate no âmbito da transição energética. «Temos uma identidade clara e um propósito bem definido e verdadeiro. Somos uma marca que escolhe a Terra nas nossas palavras, decisões e acções, e temos de agir em conformidade. Por outras palavras, comunicamos aquilo que fazemos, depois de estar feito; contamos as nossas histórias; alavancamos sobre os nossos próprios protagonistas», conclui fonte oficial da empresa em entrevista à Executive Digest.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.

Ler Mais