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Delta quer continuar a surpreender os consumidores
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSMarco Nanita, director de Marketing da Delta Cafés, explica em entrevista à Executive Digest como é que uma empresa com origem familiar manteve sempre na sua essência os valores da sua fundação, sabendo inovar e reinventar-se. A prova disso mesmo é que a marca continua a reforçar a relação com os seus consumidores e a acrescentar valor ao seu dia-a-dia.
Como analisa este resultado?
Recebemos este resultado com o orgulho que lhe é devido e com a certeza de que estamos a caminhar na direcção certa. Esta distinção resulta do empenho dos nossos colaboradores, da qualidade dos nossos produtos bem como do nosso contínuo compromisso em servir da melhor forma possível os nossos clientes e consumidores.
A marca Delta Cafés lidera a maioria dos rankings (mais admiradas, wom positivo, imagem positiva, mais familiares e confiança). Como é que interpreta estes factos?
Todos os reconhecimentos são motivo de grande orgulho, mas principalmente para nós, permitem- -nos ter a certeza de que o caminho que estamos a traçar há quase 60 anos corresponde às exigências do consumidor. Com origem familiar, a Delta Cafés manteve sempre na sua essência os valores da sua fundação e soube inovar e reinventar-se levando aos consumidores novos produtos para os diferentes momentos de consumo, através da forte aposta do Grupo na inovação, qualidade e expertise.
Como é que a Delta Cafés consegue manter esta relação duradoura e de confiança com os portugueses ao longo de tantos anos?
Através da proximidade que nos caracteriza e do esforço conjunto de toda a organização. O nosso propósito é servir da melhor forma os nossos consumidores e continuar a merecer a sua confiança. E é para isso mesmo que trabalhamos todos os dias. Este é o nosso maior compromisso: reforçar a relação com os nossos consumidores, assim como acrescentar valor ao seu dia-a-dia. É este foco que nos mantém e nos faz crescer há praticamente 60 anos no mercado.
Quais são os principais valores da marca?
Integridade, qualidade, sustentabilidade e inovação são alguns dos princípios que norteiam o nosso percurso, que indicam a forma como nos tratamos uns aos outros, os nossos clientes, os nossos parceiros e os nossos colaboradores. Procuramos fazer parte do dia-a-dia de todos os portugueses ao mesmo tempo que construimos um modelo de gestão assente na autenticidade das relações que vamos construindo, acreditamos que desta forma contribuimos para a formação de relações simbióticas cuja base é sempre a mutua confiança entre todos os intervenientes.
Consideram que a reputação também se constrói num contacto muito próximo com o cliente?
Como trabalham essa ligação? A relação de proximidade com o consumidor bem como com os clientes e trabalhadores são essenciais para o nosso crescimento. Ouvimos os nossos consumidores e procuramos fazer todos os dias mais e melhor, proporcionando novas e diferenciadoras experiências de consumo garantindo sempre a máxima qualidade do nosso café.
Na sua opinião, como se constrói a reputação de uma marca?
E o que deve ser feito para a manter? As marcas constroem-se por pessoas e para pessoas e o sucesso apenas é possível se todos estiverem empenhados e focados em garantir o melhor serviço. É imprescindível ouvir e conhecer os trabalhadores, clientes e consumidores para que seja possível serví-los bem e garantir que todos os dias a empresa está a fazer mais e melhor.
Os canais digitais têm hoje muita influência junto da percepção que os consumidores têm de uma marca. De que forma é que a Delta Cafés trabalha esta área?
A Delta Cafés está sempre atenta a novas tendências e a novas formas de garantir as necessidades dos consumidores. Temos uma equipa dedicada a estes canais que, de forma inovadora, apresenta novas soluções de acordo com cada produto e target a que se destina garantindo que a Delta Cafés está próxima dos consumidores. Mais recentemente, devido ao contexto pandémico que estamos a viver, a Delta Cafés reforçou a sua presença online adaptando-se à nova realidade com foco em plataformas que apoiassem o canal Horeca e que, simultaneamente, fossem ao encontro dos consumidores que, durante a pandemia, se encontravam em casa e impedidos das suas habituais rotinas.
A relação com os colaboradores, parceiros e com a comunidade em que está inserida são outros pilares para este reconhecimento por parte dos portugueses?
Regemo-nos por valores sólidos e princípios humanos e mantemos, desde sempre, uma grande proximidade à comunidade. A Delta Cafés é uma família. Temos uma profunda gratidão e respeito por todos os trabalhadores que asseguram diariamente as necessidades dos nossos clientes e consumidores. A palavra-chave para nós é proximidade. A proximidade para com os clientes, para com os consumidores, para com os colaboradores e uma grande proximidade com a comunidade que nos viu crescer e com a qual estaremos sempre envolvidos.
Quais os principais desafios da Delta Cafés para manter sempre este elevado índice de reputação junto dos consumidores portugueses, ao longo de tantos anos?
Continuar a surpreender o consumidor, criar tendências e acrescentar sempre valor aos vários momentos de consumo e de partilha proporcionados pelo café.