Delta Cafés: Reforçar a presença no Mundo
A Delta Cafés é uma embaixadora de Portugal no mundo e este é o resultado de um trabalho que começou a ser fomentado desde uma fase prematura na vida da empresa. Logo em 1962, apenas no seu segundo ano de actividade, a Delta lançou no mercado o seu primeiro lote de café, o Delta Popular, que era vendido numa lata pintada com as cores da bandeira nacional. Um sinal claro de que a empresa quis, desde o início, posicionar-se como um símbolo de Portugal e da portugalidade no mundo. Aliás, a expansão internacional viria mesmo a revelar-se determinante para a evolução da empresa. De uma forma natural, o crescimento para mercados externos fez-se com a multiplicação de departamentos comerciais em Espanha, abrangendo toda a geografia do país vizinho. A partir daí foi também natural a chegada, com operação própria, a outros pontos do continente europeu e do mundo, com os quais a empresa já tinha relações comerciais. Recorde-se que além de Portugal, a Delta conta com operações directas em diversos países, como Espanha, França, Luxemburgo, Suíça, Angola (Angonabeiro), Brasil e China e, de forma indirecta, através de parcerias com distribuidores, noutros países, num total de 40 países.
Esta ambição de crescimento está no ADN da empresa desde o início e, recentemente, o Grupo Nabeiro-Delta Cafés, através da Novadelta Suíça, adquiriu a totalidade do capital e negócio da empresa AMD Swiss, uma distribuidora suíça de referência de produtos portugueses. «Esta aquisição reforça a nossa estratégia de internacionalização e a nossa ambição em continuar a estar presente de uma forma consolidada em geografias prioritárias ao nosso plano de negócio. Aquando a nossa entrada na Suíça tínhamos a expectativa de manter um ritmo de crescimento consistente e esta transação é um passo fundamental e necessário para a expansão das nossas marcas e alinhada com a nossa ambição de chegar ao top 10 de marcas de café do Mundo», sublinhou Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.
O Grupo Nabeiro está presente no mercado suíço desde 2016, com maior preponderância na região francófona, através da Novadelta Suíça, que é responsável pela comercialização dos produtos das marcas do Grupo neste mercado. Assim, o grupo liderado por Rui Miguel Nabeiro adquiriu a AMD Swiss, fundada em 1998, e que desenvolveu o negócio das principais marcas alimentares e bebidas portuguesas no mercado helvético no retalho e na restauração, através de uma rede de distribuidores locais.
«Esta aquisição permitirá que a Novadelta Suíça se afirme como a empresa de distribuição de referência de produtos portugueses, conquistando quota de mercado no canal off trade, através da presença nos principais retalhistas suíços, e no canal on trade», explica Rui Miguel Nabeiro.
DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
A Delta Cafés durante as várias décadas garantiu sempre o seu desenvolvimento e expansão através da inovação, aposta numa forte rede comercial, acompanhando as necessidades dos seus consumidores, nas diferentes geografias, tendo como objectivo continuar a reforçar a liderança e abertura a novos mercados, pensando globalmente e agindo localmente. Recuperar a história da Delta é recordar também seis décadas de inovação no mercado do café. Um dado que atesta a importância da inovação no seio do Grupo Nabeiro é o facto de a unidade fabril Novadelta ser, nos últimos anos, uma das empresas a nível nacional com maior número de pedidos de registo de patentes. Além da criação do sistema de cápsulas Delta Q, em 2007, destaca-se, mais recentemente, o sistema proprietário RISE, que permite a extracção de um expresso invertido. Estas inovações têm contado com o contributo decisivo da Diverge, unidade de inovação do Grupo Nabeiro.
Aliás, a Diverge, como Centro de Inovação do Grupo Nabeiro, dá corpo à estratégia de protecção de PI da Novadelta garantindo o alinhamento e efectivando a sua estratégia de inovação. Foi esse o caminho que levou a Novadelta a posicionar-se no top das empresas mais inovadoras. Esta aposta em Gestão de Propriedade Industrial é fundamental para proteger o desenvolvimento de soluções inovadoras que antecipem possibilidades futuras e sobretudo que evidenciem a qualidade do café Delta.
A expansão internacional e a inovação são apenas alguns dos eixos que explicam a longevidade e o sucesso da Delta Cafés em Portugal e no mundo. Mas não são os únicos. Ambos os factores são indissociáveis do facto dos produtos terem ido sempre ao encontro dos desejos e necessidades do mercado, revelando igualmente a capacidade para antecipar tendências. Além disso, a manutenção da estrutura familiar como sistema de governança tem sido um dos factores críticos de sucesso para a marca e para o Grupo Nabeiro, que confere autenticidade, verdade e distinção, quer no negócio, quer no discurso da marca.
Líder no mercado nacional, a Delta exporta para mais de duas dezenas de países e selecciona origens provenientes dos quatro cantos do mundo. A política de qualidade da Delta assegura que ao longo das diversas fases, desde as origens, passando pelo transporte e torrefação, o café seja tratado e conservado da melhor forma, de modo a preservar as suas características naturais. A Delta orgulha-se de produzir o melhor café de Portugal e de proporcionar a todos os Portugueses uma saborosa verdade do café.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Internacionalização das Marcas Portuguesas”, publicado na edição de Março (n.º 216) da Executive Digest.