Delta Cafés: Reforçar a presença no Mundo

A Delta Cafés é uma embaixadora de Portugal no mundo e este é o resultado de um trabalho que começou a ser fomentado desde uma fase prematura na vida da empresa. Logo em 1962, apenas no seu segundo ano de actividade, a Delta lançou no mercado o seu primeiro lote de café, o Delta Popular, que era vendido numa lata pintada com as cores da bandeira nacional. Um sinal claro de que a empresa quis, desde o início, posicionar-se como um símbolo de Portugal e da portugalidade no mundo. Aliás, a expansão internacional viria mesmo a revelar-se determinante para a evolução da empresa. De uma forma natural, o crescimento para mercados externos fez-se com a multiplicação de departamentos comerciais em Espanha, abrangendo toda a geografia do país vizinho. A partir daí foi também natural a chegada, com operação própria, a outros pontos do continente europeu e do mundo, com os quais a empresa já tinha relações comerciais. Recorde-se que além de Portugal, a Delta conta com operações directas em diversos países, como Espanha, França, Luxemburgo, Suíça, Angola (Angonabeiro), Brasil e China e, de forma indirecta, através de parcerias com distribuidores, noutros países, num total de 40 países.

Esta ambição de crescimento está no ADN da empresa desde o início e, recentemente, o Grupo Nabeiro-Delta Cafés, através da Novadelta Suíça, adquiriu a totalidade do capital e negócio da empresa AMD Swiss, uma distribuidora suíça de referência de produtos portugueses. «Esta aquisição reforça a nossa estratégia de internacionalização e a nossa ambição em continuar a estar presente de uma forma consolidada em geografias prioritárias ao nosso plano de negócio. Aquando a nossa entrada na Suíça tínhamos a expectativa de manter um ritmo de crescimento consistente e esta transação é um passo fundamental e necessário para a expansão das nossas marcas e alinhada com a nossa ambição de chegar ao top 10 de marcas de café do Mundo», sublinhou Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

O Grupo Nabeiro está presente no mercado suíço desde 2016, com maior preponderância na região francófona, através da Novadelta Suíça, que é responsável pela comercialização dos produtos das marcas do Grupo neste mercado. Assim, o grupo liderado por Rui Miguel Nabeiro adquiriu a AMD Swiss, fundada em 1998, e que desenvolveu o negócio das principais marcas alimentares e bebidas portuguesas no mercado helvético no retalho e na restauração, através de uma rede de distribuidores locais.

«Esta aquisição permitirá que a Novadelta Suíça se afirme como a empresa de distribuição de referência de produtos portugueses, conquistando quota de mercado no canal off trade, através da presença nos principais retalhistas suíços, e no canal on trade», explica Rui Miguel Nabeiro.

DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

A Delta Cafés durante as várias décadas garantiu sempre o seu desenvolvimento e expansão através da inovação, aposta numa forte rede comercial, acompanhando as necessidades dos seus consumidores, nas diferentes geografias, tendo como objectivo continuar a reforçar a liderança e abertura a novos mercados, pensando globalmente e agindo localmente. Recuperar a história da Delta é recordar também seis décadas de inovação no mercado do café. Um dado que atesta a importância da inovação no seio do Grupo Nabeiro é o facto de a unidade fabril Novadelta ser, nos últimos anos, uma das empresas a nível nacional com maior número de pedidos de registo de patentes. Além da criação do sistema de cápsulas Delta Q, em 2007, destaca-se, mais recentemente, o sistema proprietário RISE, que permite a extracção de um expresso invertido. Estas inovações têm contado com o contributo decisivo da Diverge, unidade de inovação do Grupo Nabeiro.

Aliás, a Diverge, como Centro de Inovação do Grupo Nabeiro, dá corpo à estratégia de protecção de PI da Novadelta garantindo o alinhamento e efectivando a sua estratégia de inovação. Foi esse o caminho que levou a Novadelta a posicionar-se no top das empresas mais inovadoras. Esta aposta em Gestão de Propriedade Industrial é fundamental para proteger o desenvolvimento de soluções inovadoras que antecipem possibilidades futuras e sobretudo que evidenciem a qualidade do café Delta.

A expansão internacional e a inovação são apenas alguns dos eixos que explicam a longevidade e o sucesso da Delta Cafés em Portugal e no mundo. Mas não são os únicos. Ambos os factores são indissociáveis do facto dos produtos terem ido sempre ao encontro dos desejos e necessidades do mercado, revelando igualmente a capacidade para antecipar tendências. Além disso, a manutenção da estrutura familiar como sistema de governança tem sido um dos factores críticos de sucesso para a marca e para o Grupo Nabeiro, que confere autenticidade, verdade e distinção, quer no negócio, quer no discurso da marca.

Líder no mercado nacional, a Delta exporta para mais de duas dezenas de países e selecciona origens provenientes dos quatro cantos do mundo. A política de qualidade da Delta assegura que ao longo das diversas fases, desde as origens, passando pelo transporte e torrefação, o café seja tratado e conservado da melhor forma, de modo a preservar as suas características naturais. A Delta orgulha-se de produzir o melhor café de Portugal e de proporcionar a todos os Portugueses uma saborosa verdade do café.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Internacionalização das Marcas Portuguesas”, publicado na edição de Março (n.º 216) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...