CBRE: Conhece a líder a gerir centros comerciais?

53 activos comerciais entre centros comerciais e retail parks, num total de mais de 2,2 milhões de metros quadrados, cerca de 3600 lojas e mais de 300 milhões de visitantes anuais. Esta é a actual carteira da CBRE, composta, segundo Luís Arrais, Retail Property Management Iberian director, por «fundos de investimento internacionais que investem em activos de retalho em Portugal» e que recorrem à CBRE quando pretendem que os seus activos sejam geridos «através de uma plataforma de gestão, com profissionais experientes e focados nas necessidades dos clientes».

A CBRE é líder de mercado na gestão de centros comerciais e retail parks para terceiros. O que é que tem ajudado a ditar esta posição?

A estrutura de gestão de activos para terceiros da CBRE está organizada a nível ibérico, tendo sido criada uma plataforma que liga as equipas dos dois países. Responsável pela gestão de 53 activos comerciais entre centros comerciais e retail parks que totalizam mais de 2,2 milhões de m2, estes activos representam cerca de 3600 lojas e recebem mais de 300 milhões de visitantes anuais.
A dimensão do nosso portefólio é única no sector e permite-nos ter acesso a dados de mercado consolidados que se revelam úteis para os nossos clientes na sua tomada de decisão e na análise da performance dos seus activos.
Não há nenhum segredo, há muito trabalho e experiência de toda a equipa de gestão da CBRE, que em determinado momento soube identificar as necessidades do mercado e montar um modelo de gestão que tem sabido evoluir e responder às necessidades dos clientes, acompanhando os ciclos de investimento com uma visão 360º. À data de hoje, é a consultora que detém a informação mais representativa, actualizada e tratada da performance dos centros comerciais no mercado ibérico.

Aplicam uma estratégia homogénea ou adaptada a cada activo?

Sendo a CBRE una gestora de activos para terceiros, acabamos por operar num modelo híbrido, no qual conseguimos conciliar uma plataforma de recursos e sistemas, cuja base é bastante homogénea, para permitir a consolidação de informação, inovação, digitalização, standards de serviço e projectos mas, ao mesmo tempo, temos a capacidade de olhar para cada um dos activos e identificar as suas necessidades, definindo objectivos e criando uma estratégia local suportada pela estratégia global.

Quem são os vossos principais clientes e porque recorrem à CBRE?

São fundos de investimento internacionais que investem em activos de retalho em Portugal, mais concretamente em centros comerciais e retail parks. Recorrem à CBRE pois pretendem que os seus activos sejam geridos através de uma plataforma com profissionais experientes e focados nas necessidades dos clientes, garantindo o acesso às mais recentes práticas de mercado, com um modelo de gestão global adaptado às necessidades locais e garantia de inovação.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Julho (n.º 197) da Executive Digest.

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