Audi: Mobilidade Premium
A Audi posiciona-se no mercado como uma marca focada na mobilidade premium disponibilizando aos seus clientes produtos de alta qualidade, sustentáveis e com um design apaixonante. «Em relação especificamente ao segmento de automóveis executivos, os modelos Audi diferenciam-se, ainda mais do que na restante gama, pelo rigor de construção e pela conciliação de elevadas prestações e eficiência, aspecto fundamental para o segmento empresarial», refere Nuno Mendonça, Director Geral da Audi em Portugal, em entrevista à Executive Digest.
A ampla oferta de produto da Audi, que está presente desde o segmento dos pequenos citadinos com o A1 até ao segmento de luxo com o A8, permite que a marca tenha um conjunto alargado de produtos que melhor respondem às necessidades específicas dos executivos, sendo de destacar nesta categoria o Audi A6 PHEV, o Audi Q8 e-tron e o Audi A8 PHEV. «Os Clientes do segmento de executivos valorizam um conjuto de características muito próprias: design elegante mas sóbrio; um nível de construção e qualidade de produto irrepreensível mas sem luxos supérfulos; elevadas prestações mas com consumos moderados; e ainda um elevado nível de conforto, aspecto tão importante para quem percorrer centenas de quilómetros num mesmo dia», sublinha o responsável.
A procura do mercado em geral por viaturas eléctricas e híbridas é cada vez maior e no mercado português mais de 16% das vendas são já de viaturas 100% eléctricas, enquanto os híbridos assumem um peso de cerca de 13%. Quando falamos de segmento premium e de viaturas executivas, o peso dos eléctricos e híbridos é ainda superior. No caso da Audi, as vendas de eléctricos no mercado específico de executivos já é bem superior a 50%.
O design e o conforto são, na visão da Audi, dois dos quatro factores distintivos no segmento executivo. Além disso, não existe uma tecnologia específica preferida neste segmento de mercado dado que as necessidades variam muito consoante o tipo de utilização que é feito pelo cliente executivo. «Temos clientes que fazem longas distâncias diariamente e outros que usam mais a viatura em percursos urbanos e, naturalmente, este factor é decisivo no tipo de tecnologia que preferem. Existe, contudo, uma clara tendência de mercado para a tecnologia híbrida e, cada vez mais, também para soluções 100% eléctricas», explica Nuno Mendonça, Director Geral da Audi em Portugal, em entrevista à Executive Digest.
PERFIL E DESAFIOS
O perfil deste segmento de clientes é bastante amplo: dos executivos de grandes empresas nacionais e multinacionais, passando por empresários já com o seu próprio negócio que ganhou dimensão relevante, até quadros de topo de Instituições públicas ou privadas. Em comum, este segmento de clientes necessita de um automóvel para as suas necessidades regulares de mobilidade, valorizando assim viaturas muito confortáveis, com uma imagem diferenciada e com um nível de qualidade acima da média.
«A nossa visão sobre a mobilidade de futuro, numa perspectiva de médio e longo prazo, é claramente a combinação entre viaturas híbridas e eléctricas. Com o passar dos próximos anos e o crescimento das infraestruturas de carregamento, por um lado, e das autonomias nos modelos eléctricos por outro, a nossa visão é que no final desta década o peso dos eléctricos no segmento dos executivos será extremamente elevado, até pela importância crescente de se comunicar uma imagem de sustentabilidade», destaca o responsável.
O actual contecto económico traz, naturalmente, desafios adicionais não só ao segmento de executivos, mas a toda a indústria. «Naturalmente que os clientes executivos estão ainda mais atentos à componente racional das suas escolhas neste período, pelo que as marcas devem estar ainda atentas à mais valia da sua oferta, nomedamente para a competitivade do custo total de utilização dos seus produtos», conclui Nuno Mendonça, Director Geral da Audi em Portugal.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para Executivos ”, publicado na edição de Novembro (n.º 212) da Executive Digest.